Buscar

MP Fóruns AB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Vou começar discutindo como é realizada uma pesquisa científica. Uma pesquisa nasce em primeiro lugar com um tema, após vem o título, o objeto a ser pesquisado, objetivos propostos e a metodologia. Após, segue a análise ou discussão dos resultados, a conclusão e suas devidas referências. Uma pesquisa pode ser de revisão de literatura, pesquisa de campo, documental, histórica, comparada ou um estudo de caso. Tem como característica ser exploratória, descritiva ou explicativa com abordagem quantitativa ou qualitativa.
Recentemente reli o livro A Arte da Guerra por André Bueno e lendo sobre como ele escreveu o livro, pude identificar muito com a pesquisa científica.
Neste caso o tema já estava definido e seria Sun Tzu, foi feita toda uma revisão literária em seus pergaminhos originais para que o escritor pudesse ter conhecimento profundo em seus conceitos, para isto ele buscou na história antiga o significado de alguns termos utilizados que não se empregavam mais chegando até mesmo a perceber que a tradução do titulo do pergaminho esteve errado por muitos anos. Depois de alguns anos de pesquisa e se sentindo apto a falar sobre o tema ele então escreve o livro com base nos treze capítulos originais de Sun Tzu.
Vi neste exemplo o como temos que ter em comum com o tema abordado, o autor se identificava com o tema, tinha facilidade no chinês e demandou tempo em suas pesquisas para fazer algo realmente novo, assim sendo podemos ver que pesquisar não significa somente ler sobre um assunto.
É o momento onde se constrói o arcabouço teórico que explicará o significado dos fatos que se pretende investigar, é o aprofundamento do que se propõe a estudar.Deve ser consistente e atualizada, devendo dar suporte a um conjunto de conceitos e pressupostos teóricos que sustente a pesquisada. Salienta-se a necessidade de indicação no texto das fontes utilizadas tanto as diretas quanto as indiretas.
O desenvolvimento da investigação abrange diferentes níveis e tipos de produção do conhecimento nos trabalhos de conclusão de curso, participação em projetos de pesquisa, comunicação em eventos e publicação de artigos.
As pesquisas científicas têm um objetivo maior: o benefício do homem. Esse objetivo filosófico da pesquisa norteia eticamente o trabalho do pesquisador. Entretanto a pesquisa visa sempre que alguém aprenda alguma coisa, ou seja, a pesquisa visa gerar conhecimento sobre algo para que alguém possa conhecer tal coisa. Não se faz pesquisa sobre o já comprovado, exceto para refutar. A pesquisa científica visa à produção de conhecimento novo, relevante teoricamente, fidedigno e útil socialmente.
O estudo da Metodologia estimula a reflexão do problema, que propicia a descoberta. Os fundamentos dessa disciplina fornecem instrumentos para a comprovação de hipóteses que fazemos sobre a realidade, e os procedimentos estabelecidos por meio da Metodologia orientam-nos na organização dos dados, na análise e na apresentação dos resultados da investigação científica.
 
Pesquisar como produtor de ciência é formar-se em mais uma das diversas formas de conhecimento a que o homem tem acesso para interpretar o mundo em que vive. Fica aqui o convite para acrescentar este desafio ao processo de formação realizado em seu curso!
Boa tarde. Seguem algumas considerações acerca do conteúdo em questão.
A Metodologia é o estudo dos métodos. As etapas a seguir num determinado processo.
Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
A Metodologia de Pesquisa é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
Para alcançar este objetivo é necessário fazer um planejamento utilizando-se o projeto de pesquisa que se constitui nos procedimentos e planos de ação do Trabalho Final de Conclusão de Curso (TCC) ou da Monografia.
Gostaria de refletir sobre o quinto slide da primeira aula que traz:
- Em que mundo vivemos... 
- Qual o seu papel...
Vivemos num mundo de constante busca de saciar nossas necessidades. Exemplo simples:
- Eu preciso colocar gasolina no meu carro. Há pessoas cujas necessidades são preenchidas também pelo fato de ela se dispor a colocar gasolina em carros (trabalho). Com meu tanque cheio eu vou para o meu serviço preencher pendências de clientes e patrões. E assim por diante, a grosso modo. 
Nosso mundo só anda porque sempre há os necessitados e os que se dispõem a supri-los
Uma das necessidades mais importantes é a aprendizagem, não a de diploma simplesmente. É com preenchimento dela que vamos suprir outras, nossas e de outrem. É por isso que temos que estudar para saber fazer acontecer, não somente para ter uma graduação ou uma folha de papel plastificada perdida no meio das tralhas.
Se vale a pena estudar, como disse o pensador, vale a pena estudar bem. 
Nosso papel também é estudar. Estudar para saber. Saber para mudar. Mudar para influenciar. Influenciar para conscientizar. Conscientizar para melhorar. Pois só os conscientes das reais necessidades é que as preenchem bem.
 
Pode ocorrer por meio de análise estatística e/ou análise de conteúdo. Cabe ao pesquisador indicar quais procedimentos serão adotados e organizá-los para posteriormente analisá-los e interpretá-los.
 
Fórum B
Caros colegas e professora,
A aula 04 veio para problematizar a problematização científica. Isso mesmo! A aula nos trás uma noção muito mais ampla da dificuldade que se tem para podermos encontrar um tema que possa ser aceito como uma problematização científica.
Se um tema, como por exemplo: Como melhorar a sustentabilidade dentro das empresas, não é considerado um problema científico, óbvio, como poderíamos então transformá-lo, adicionando variáveis, possibilitando mencioná-lo na nossa pesquisa científica, visto que há grande interesse em discutir o assunto sustentabilidade?
Os gestores do País já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios.
Desenvolvimento sustentável é o 
desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, de modo que 
não comprometa a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras, 
ou seja, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
 Realmente os gestores já perceberam a importancia de doações sustentaveis em suas empresas pois o desenvolvimento sustentável é  
 capaz de suprir as necessidades da organiza, de modo que 
não comprometa a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras, 
pois é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro aumentando assim a rentabilidade da empresa.
A aula 04 explicou claramente que o problema científico, deve ser a questão norteadora do trabalho, ou seja, um assunto que mesmo controverso, ainda não tenha sido respondido claramente em qualquer campo de conhecimento e que poderá ser utilizado como objeto de pesquisa no campo cientifico. Problematizar questões não é fácil, envolve a escolha de um tema e levantamento de questões de acordo com a revisão bibliográfica realizada previamente. A problematização científica não pode envolver questões de valor e de percepções pessoais, mas fatos empíricos. Deve indagar como fazer as coisas sempre com caráter investigativo com a finalidade de trazer novos conhecimentos que permitam chegara conclusões válidas. Deve ser ainda passível de medição, viável e relevante no sentido de trazer benefícios para a sociedade.
Aulas 4 e 5
 Variável e Hipótese
O termo variável é o dos mais utilizados na linguagem acadêmica. Seu objetivo é o de conferir maior precisão aos enunciados científicos, sejam hipóteses, teorias, leis, princípios ou generalizações. O conceito de variável refere-se a tudo aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos, segundo os casos particulares ou as circunstâncias (GIL, 2002, p.36).
A pesquisa científica se inicia com a colocação de um problema solucionável.
O Passo seguinte é oferecer uma solução possível ao problema, por meio de uma proposição que possa ser declarada verdadeira ou falsa.
Portanto, a hipótese é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.
Fórum de discussão - aula 4 e 5
 
         O PROJETO DA PESQUISA 
        - Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. 
        * Fatores internos
        * Fatores externos
         OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS
         - Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho cientifico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.
         - São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. sua definição clara ajuda em muito na tomada de decisões quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, final, temos que saber o que queremos fazer, para depois resolvemos como proceder para chegar aos resultados pretendidos. 
Na aula 05 ficou claro a importância da definição clara dos objetivos da pesquisa. Como exposto na aula, os objetivos são ações propostas para responderem a questões que representam determinados problemas. Normalmente são apresentados por tópicos listados de maneira a indicar a dimensão da pesquisa. Objetivos dividem-se em GERAIS e ESPECÍFICOS. Os Objetivos Gerais são mais abrangentes definindo até onde podemos chegar com a pesquisa, normalmente investiga as ações de acordo com os limites propostos. Já os objetivos específicos descrevem as ações de maneira com a finalidade apoiar as verificações científicas. De qualquer forma toda pesquisa precisa ser justificada apontando a sua relevância social e científica, viabilidade e originalidade, pois entendemos que a pesquisa precisa ser desenvolvida como o objetivo trazer ao conhecimento revelações que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
 O trabalho de pesquisa para ser apresentado no formato de monografia de fim de curso ou tese de mestrado realmente tem que ser objetivo. Durante muito tempo eu discordei disto, pois isso, como aliás é uma crítica que Nietzche faz, é por demais focado o que impede uma discução mais ampa. Mas depois de ter isistido em fazer trabalhos amplos eu hoe compreendo que o formato da banca de avaliação e o formato da monografia não comportam uma discução mais ampla. Portanto, a objetividade do tema, a questão de sentra o raciocínio no entorno dos verbos,como foi explicado na aula 5, a busca de uma relação direta mas aparente entre os objetos estudados, estas coisas realmente fazem sentido considerando a banca e a formataão do trabalho.
Acho que se alguém quer fazer um trabalho mais amplo, deve então sair para o mundo. Talvés escrever um pequeno blog, postar um livro digital, quem sabe até um canal no youtube. Mas a monografia e a tese não são lugares para isso.

Outros materiais