Buscar

apol libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Libras
Considere a seguinte citação:
“O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras (também referido como soletramento digital ou datilologia), é apenas um recurso utilizado por falantes da língua de sinais. Não é uma língua, e sim um código de representação das letras alfabéticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 28.
De acordo com os conteúdos do texto-base A classificação indicativa na Língua de Sinais, assim como as letras do alfabeto, os números são também representados por meio de sinais na Libras (Língua Brasileira de Sinais). Observe os números sinalizados em libras e marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
	
	A
	7 – 6 – 2 – 3 – 4 – 7 - 9
	
	B
	2 – 6 – 1 – 3 – 4 – 2 - 9
	
	C
	2 – 6 – 1 – 4 – 3 – 7 – 9
	
	D
	7 – 9 – 1 – 4 – 3 – 2 - 9
	
	E
	2 – 6 – 2 – 4 – 3 – 7 – 9
Questão 2/5 - Libras
Leia o extrato de texto a seguir:
“A inclusão dos surdos no contexto educacional, através do deslocamento da visão medicalizada da surdez para o seu reconhecimento político, tendo por base a interculturalidade, revela uma possibilidade de se construir projetos político-pedagógicos que tenham como foco o fascinante mundo do conhecimento produzido pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira mundial, dentre elas, a cultura surda”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHMITT, Deonisio. Espaço de conforto linguístico/cultural dos surdos na UFSC. In. QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos III (Série pesquisas). Rio de Janeiro: Gralha Azul, p. 98-123, 2008. p. 118.
Tendo em vista a abordagem sócio-histórica, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo a respeito de como o indivíduo surdo foi visto pela sociedade durante longo tempo:
I. Um indivíduo incapaz devido suas limitações causadas pela surdez.
II. Um indivíduo que não falava e por isso não podia aprender.
III. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o abstrato.
IV. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o concreto.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas III e IV, apenas.
Questão 3/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A educação especial viveu profundas transformações durante o século XX. Impulsionada pelos movimentos sociais que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporou-se, aos poucos, ao sistema educacional regular e buscou fórmulas que facilitassem a integração dos alunos com alguma deficiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 15. 
Considerando os conteúdos abordados no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, o qual apresenta a concepção vygotskiana sobre os dois tipos de aprendizado que ocorrem na criança (inter-relacionamento entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos, ou seja, a relação entre o aprendizado e o desenvolvimento mental da criança), assinale a alternativa que apresenta como os referidos tipos são vistos:
	
	A
	O desenvolvimento é visto como um processo simples, e o aprendizado independe das leis naturais e não segue intervenção dos fatores culturais.
	
	B
	O desenvolvimento é visto como um processo de maturação sujeito às leis naturais, e o aprendizado como a utilização das oportunidades criadas pelo desenvolvimento.
	
	C
	O desenvolvimento é visto como um processo de maturação, e o aprendizado é visto como algo que ignora fatores externos para o desenvolvimento da aprendizagem.
	
	D
	O desenvolvimento é visto de maneira simples, e o aprendizado é um processo de atividades que não dependem de critérios pedagógicos.
	
	E
	O desenvolvimento é visto de maneira aculturada, e o aprendizado é baseado em disciplinas informais.
Considere a citação a seguir:
“O bilinguismo, sendo bem utilizado, ou seja, expondo a criança surda à comunidade que utiliza Libras e possibilitando a aquisição dessa língua por meio de diálogos, somado à estimulação sistemática dos resíduos auditivos e da língua oral, pode oferecer iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças surdas em comparação com as crianças ouvintes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: A linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Plexus, 2002. p. 165.
De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o fato de as crianças surdas sem língua adquirida serem capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência que as crianças ouvintes da mesma idade, analise as seguintes afirmativas:
I. A criança surda utiliza mecanismos não linguísticos para resolver seus problemas cognitivos.
II. A criança surda desenvolve mecanismos linguísticos para resolver suas atividades cognitivas.
III. A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas.
IV. A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais.
V. A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II, III, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas II e V, apenas.
Questão 5/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A deficiência auditiva (DA), segundo Ceschin e Roslyng-Jensen [...], é definida como sendo a perda da habilidade de ouvir, que pode ser causada por qualquer alteração que fuja da normalidade no processo de audição, seja qual for a causa, tipo e intensidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.; MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. p. 17.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda quanto ao tipo, a perda auditiva pode ser classificada em:
	
	A
	Total e parcial.
	
	B
	Condutiva, sensório neural e mista.
	
	C
	Total, parcial e intermediária.
	
	D
	Pré-natal e perinatal.
	
	E
	Surda e ouvinte.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes