Buscar

Resposta de Psicologia AD2 UNIRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AD2 – 2017-2
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Resposta de Psicologia
1- Descreva consoantes os conceitos piagetianos, as características dos quatro estágios do desenvolvimento da inteligência, identificando as épocas em que ocorrem. (Aula 11)
Segundo Piaget, cada uma dessas fases e caracterizada por formas diferentes de organização mental. Estágio Sensorio-motor é 0 a 2 anos, neste estágio a criança desenvolve comportamento adaptativos que não são acompanhados por imagem mentais. O estágio é marcado inicialmente por comportamento reflexos, hereditários, que vão preparados a criança para adaptar ao meio.
Estágio Pré- Operacional que vai dos 2 a 6 anos, nesta fase a criança aprender a desenvolver, sua linguagem que lhe abre um universo ilimitado. Onde os jogos e imitações as brincadeiras são uma forma de desenvolver a linguagem.
Estágio Operário Concreto vai 7 ao 11 anos, este e o estágio que a criança já possui um assimilação sobre algumas coisa, onde ela faz o seu grupo de meninos e meninas e obedecem a regras. A criança usa a lógica e o raciocínio de um modo elementar.
Estágio Operário formal dos 11 aos 14 anos, nesta fase, o adolescente desenvolve a capacidade para pensar em termos de hipóteses, o desenvolvimento neste período e acompanhado por varias mudanças
2- Desenvolva a reflexão seguinte: “Não existem conhecimentos resultantes de um registro simples de observações, sem uma estruturação decorrente das atividades do sujeito. Mas também não existem (no homem) estruturas cognitivas a priori ou inatas: somente o funcionamento da inteligência é hereditário, engendrando estruturas a partir do exercício de ações sucessivas sobre objetos. (...) Uma epistemologia coerente com os dados da psicogênese não poderia ser nem empirista nem pré-formista, mas consiste apenas num construtivismo, com a elaboração contínua de operações e de estruturas novas.” (Piaget, 1995) (Aula 11)
Para Piaget o funcionamento da mente e inato que só funciona de acordo com cada fase do desenvolvimento do individuo, tudo que conhecemos vai se formado de acordo com os estágios de maturação biológica mais avançada nas relações com o meio. O ser humano possui uma estrutura com mecanismos próprios que não se reduzem ao social.
3- Analise os pontos principais do conceito de Hilgard sobre aprendizagem, a seguir: “Aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo (por exemplo, fadiga, drogas etc.). (Aula 12)
Para Hilgard aprendizagem está vinculada à história do homem, à sua construção e evolução enquanto ser social, embora seja um processo interno, ela se apresenta de forma observável através do comportamento e neste processo totalmente novos no individuo. Há outras, no entanto, que modificam comportamento já existente. Aprendizado envolve a capacidade e potencialidade do homem, tanto física e quanto mentais e afetivas.
4- A aprendizagem é afetada por fatores de naturezas diversas: biológicos (maturacionais, genéticos), ambientais (culturais, 
(Sócioeconômicos) e psíquicos (motivações, autoconfiança). Discorra sobre cada um esses fatores. (Aula 12)
A aprendizagem é afetada por fatores de diversas naturezas: físicos, ambientais, cognitivos, afetivos, culturais e socioeconômicos, e está sustentada por três instâncias:
 Família, escola e o próprio aluno, que se complementam. Referente aos fatores biológicos destacou os aspectos relacionados ao desenvolvimento maturacional,
Decorrentes de fatores genéticos, entre outros. O ambiente é a mola propulsora da aprendizagem, interferindo ativamente nesse processo, através da estimulação decorrente da relação família, convívio social e as relações decorrentes desse processo
5- Desenvolva com suas palavras, enriquecendo com exemplos de duas situações do ambiente de aprendizagem, a definição seguinte: “motivação é a tensão interna que inicia, dirige e mantém o comportamento do indivíduo para uma determinada meta ou objetivo.” (Aula 13)
Motivação é um impulso interno que orienta e direciona ao desenvolvimento de metas e objetivos, que estabelecem uma relação de prazer e satisfação. Pode também sofrer alterações relacionadas a motivações externas, como recompensas e gratificações. Na sala de aula o aluno também tem que ter motivação para estudar e junto com o professor faz com que a aula seja mais produtiva.
6- Esclareça o que são motivações intrínsecas e extrínsecas, declarando a importância de cada uma no desempenho escolar. Dê exemplos. (Aula 13) 
Motivações intrínsecas: Está relacionada à força interior, capaz de se manter ativa mesmo diante da adversidade. Este tipo de motivação é independente do ambiente, a situações e das mudanças, estando relacionada ao interesses individuais e que podem ser alterados apenas por escolha da pessoa. São motivos internos como o prazer, a alegria da realização, a satisfação da aprendizagem, pois dois alunos perante a mesma tarefa, um pode este altamente motivado e outro não. Cabe ao professor fazer com que o aluno encontre interesses um ponto que vai de encontro às aprendizagens.
Motivações extrínsecas: Esta relacionada ao ambiente, as situações e aos fatores externos. Um exemplo são as premiações de campanhas para a equipe de vendedores quem alcançarem determinado valor de faturamento recebe uma recompensa como prêmios, prestígio, classificação, dinheiro.
 
7- Qual o papel do reforço nas teorias associacionistas e quais são as suas aplicações e implicações no campo educacional? (Aula 14)
Para Skinner, todo comportamento é resultado de um condicionamento, seja por reforçamento ou por punição e isto terá várias aplicações e implicações sociais. Para os associacionistas, o conceito de aprendizagem “refere-se a uma mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma mais ou menos sistemática, que pode ser adquirida pela experiência, pela observação e pela prática”.
Uma resposta pode ter uma alta freqüência, não somente quando ela fizer aparecer um estímulo reforçador positivo, também podemos apresentar comportamentos que visam evitar estímulos aversivos. A
Definição de estimulo reforçador, na abordagem skinneriana, corresponde ao estímulo que aumenta a freqüência de uma resposta que o busca, ou o provoca (=reforcamento positivo); ou que o evita (=reforçamento negativo).
 	
8- Descreva os enfoques principais da abordagem humanista em Psicologia, e caracterize a abordagem humanista da aprendizagem.
(Aula 15) 
O Humanismo defende a não determinação do homem por motivações instintivas ou ambientais, ou ainda dinamismo inconscientes. Segundo ele, o homem é impulsionado por focas interiores construtivas que o orientam para realização e a liberdade.
Os enfoques principais:
Campo fenomenológico é o conjunto das experiências conscientes e inconscientes do indivíduo, o todo da sua vida psíquica.
Self é uma parte distinta do campo fenomenológico que engloba o conjunto de percepções conscientes de valores do “eu”. É o self que estabelece a interação entre o organismo e o meio.
Organismo é o indivíduo na sua totalidade (aspectos biológicos e psíquicos), que tende a se realizar, autoconservar e melhorar. 
Ego é a dimensão do self acessível à consciência. Consiste na percepção das características e relações individuais em conjunto com os valores.
Congruência é a característica estabelecida, na relação interpessoal, de autenticidade, de apresentação plena de sentimentos e atitudes.
Empatia é a característica de, na relação com o outro, penetrar no seu mundo perceptual e sentir-se totalmente à vontade.
9- Explique o conceito de aprendizagem significativa na teoria de Carl
Rogers e identifique as principais características da perspectiva da
Facilitação da aprendizagem elaborada por esse autor. (Aula 15)
Na teoria da aprendizagem significativa o objetivoé ajudar o aluno a atingir níveis mais elevados de integração pessoal, de bem-estar e de auto-estimar. Tem com princípio fundamental a valorização da pessoa, do aluno, e inspirou outras teorias de caráter inovador e democrático. É educar para a vida e para novos relacionamentos. Alguns aspectos importantes da ação do facilitador de aprendizagem:
A autenticidade- É preciso se mostrar um ser real e comum, com sua própria de vida, uma pessoa com defeitos e qualidade, sentimentos e desejos, alegrias e tristezas. Essa transparência conquista a confiança e o respeito dos educando
A compreensão empática- É necessário que o facilitador deixe o julgamento de lado e compreenda o educando. Possui a capacidade de olhar o estudante do seu ponto de vista, colocar-se na posição dele.
O apreço, a aceitação e a confiança – significa ter carinho pelo estudante, considerar suas ações e reações, aceitá-lo como pessoa real. Este aspecto implica aceitar os questionamentos, os caminhos errôneos, as propostas diferentes das planejada.
10- O que entendemos por subsunçores, e qual a importância dos
organizadores prévios para Ausubel? (Aula 16)
Subsunçores – conceitos relevantes para os novos conceitos a serem aprendidos, que os modificam e podem ser por eles modificados. A ligação entre eles e o novo conhecimento é feita pelos organizadores prévios. O organizador prévio é, portanto, um material introdutório que é apresentado ao estudante antes do conteúdo que vai ser aprendido.

Outros materiais

Outros materiais