Buscar

Avaiação Parcial Filô 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA
	
	Avaiação Parcial: CCJ0131_SM_201604014687 V.1 
	 
	Aluno(a): Pai do seu nenê
	Matrícula: ?
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 23/10/2017 20:57:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201604811157)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Filosofia se baseia na razão, no raciocínio lógico, na decisão racional, ou seja, na medida racional. Por conseguinte, podemos entender que RACIONALIZAR designa:
		
	
	Buscar entender, desvelar ou investigar algo de maneira ametódica.
	
	Buscar entender, analisar ou investigar algo de maneira emocional.
	
	Buscar compreender, investigar ou tratar algo de maneira assistemática.
	 
	Buscar compreender, expor ou tratar algo de maneira reflexiva.
	
	Buscar compreender, analisar ou tratar algo de maneira subjetiva.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604851853)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as seguintes afirmativas relacionadas à ¿natureza¿ do CONHECIMENTO FILOSÓFICO:
		
	
	O conhecimento filosófico é eminentemente prático e se destina a promover a explicação do mundo e das relações entre as pessoas por meio das concepções do senso comum
	
	Dentre os sentidos principais da palavra CRÍTICA, podemos destacar o exame racional de todas as coisas que deve ser feito com base nos pré-conceitos e nos pré-julgamentos.
	 
	Em uma primeira abordagem à questão ¿o que é filosofia? é possível afirmar que se trata da decisão de não aceitar, sem a devida investigação e compreensão, como óbvias, evidentes e naturais, as ideias, os fatos, as situações, os valores de nossa existência cotidiana.
	
	É possível afirmar que a Filosofia busca explicações míticas para a validação das crenças cotidianas.
	
	Afirmar que as provas e as justificativas exigidas, a partir do contexto de surgimento da Filosofia, para a validação ou não das crenças cotidianas sejam racionais, significa dizer que elas (ou seja, as provas e as justificativas) sejam aceitas sem maiores contestações.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201605027940)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os primeiros filósofos, estudiosos da natureza, buscando uma explicação casual dos processos e fenômenos naturais, traz um termo da dinâmica da vida, da natureza. Essa é a descrição de qual termo:
		
	
	logos;
	
	cosmos;
	
	arché;
	 
	physis;
	
	refletir;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604811210)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Foi Aristóteles quem considerou Tales como o iniciador do pensamento filosófico. Este novo pensamento nasceu da insatisfação com a explicação sobre o mundo ofertada pelo mito. O que os primeiros filósofos queriam era explicar o mundo natural baseado em causas naturais, por isso foram considerados naturalistas. Assinale a opção que apresenta os conceitos deixados pelos primeiros filósofos
		
	
	cosmo, mito e caos
	
	racionalidade, caos e mito
	
	physis, mito e theos
	
	ratio, theos e mito
	 
	causalidade, cosmos, logos
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604851636)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As indagações fundamentais em torno das quais se configura a ATITUDE FILOSÓFICA ("o que é?", "como é?", "por que é?") devem se mostrar sistemáticas, não se realizando nem ao acaso e muito menos de acordo com preferências e opiniões pessoais.  Assim, no que se refere às relações entre a atitude e a reflexão filosóficas, é possível afirmar que:
		
	
	E - Ao perguntar "o que é?", a atitude filosófica se põe a interrogar e refletir como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de algo.
	
	C - A reflexão filosófica, por ser radical, refere-se ao conhecimento do mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele.
	
	A - A atitude filosófica e a reflexão filosófica encontram-se claramente dissociadas, na medida em que a reflexão filosófica encontra-se voltada para a compreensão do mundo por meio do conhecimento do senso comum.
	 
	B - A reflexão filosófica traduz a necessidade de compreensão, por parte da Filosofia, de nossa capacidade de conhecer e de pensar.
	
	D - Ao perguntar "como é?", a atitude filosófica se põe a interrogar e refletir porque algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor, de um comportamento.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201605027952)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O que a metáfora platônica da caverna representa em nosso mundo material ou mundo sensível?
		
	 
	Representa o nosso campo de existência, o mundo de nossas experiências;
	
	Significa a falta de interpretação das pessoas perante a realidade visualizada;
	
	Representa que as imagens de cópias imperfeitas são as verdadeiras ideias;
	
	Significa que o ser humanos fica preso ao seu conhecimento, sem abertura a novos conhecimentos;
	
	A caverna seria a nossa casa e as imagens o mundo fora dela;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201604824245)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ética e a moral representam respectivamente ?
		
	
	Cultura regional; crenças ilusórias
	
	Livre-arbítrio; certo e errado
	
	Práticas culturais; universalidade
	
	Razão; senso comum
	 
	Caráter; padrões de comportamento social
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201604851643)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em um pequeno livro denominado ¿A filosofia explica as grandes questões da humanidade¿, editado pela Casa da Palavra (RJ) e pela Casa do Saber (SP), Clovis de Barros Filho e Júlio Pompeu iniciam o capítulo sobre este tema nos dizendo que falar sobre ética encontra-se referenciado a um conjunto de reflexões que se faz quando é preciso reconhecer a melhor maneira de viver e de conviver, o que, todavia, não significa dizer que "ser ético" implique na obtenção de um "passe livre" para a felicidade. Assim, no que tange a uma possível "definição"/caracterização do que pode ser entendido como ética, podemos afirmar que:
 
		
	
	E - A ética se constitui como um campo de conhecimento eminentemente teórico e voltado exclusivamente para a regulação das práticas profissionais.
	 
	A -ÉTICA é uma área de concentração de origem filosófica que tem por fim estudar, refletir o sentido do agir humano, ela enquanto matéria filosófica busca compreender em que medida um ato é justo ou não, uma intenção é virtuosa ou não, ou mesmo em que consiste a virtude.
	
	B - A compreensão e o entendimento da ética encontram-se completamente dissociados de esforço intelectual voltado para o entendimento das relações que compõem a vida em sociedade.
	
	D - De um modo geral, a ética se constitui como um conhecimento que possui uma posição privilegiada nos currículos escolares.
	
	C - A ética se constitui como um saber, como um conhecimento que se dá na reflexão individual, no isolamento intelectual e que se encontra presente apenas de maneira "secundária" na educação formal.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604850932)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que se refere à questão do conhecimento no pensamento aristotélico e sua relação com a justiça e com a ética, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Tal como as concepções socrático-platônicas acerca da natureza do conhecimento, este, no pensamento aristotélico, adquire uma certa materialidade e uma certa objetividade.
	
	O desenvolvimento do tema da JUSTIÇA na teoria de Aristóteles fundamenta-se no campo da ÉTICA, entendendo-se a mesma como um SABER eminentemente TEÓRICO.
	
	O conhecimento, por parte do indivíduo, daquilo que é JUSTO ou INJUSTO é mais do que suficiente para que este indivíduo seja reconhecido como sendo mais ou menos virtuoso.
	
	O conhecimento, na concepção aristotélica,serviria, tão somente, para o enriquecimento da alma, aproximando-se assim da ¿serventia¿ que o conhecimento adquire tanto em Sócrates, como em Platão.
	 
	A ÉTICA nada mais é do que AÇÕES PRÁTICAS voltadas para o BEM COLETIVO e a FELICIDADE GERAL, devendo o conhecimento, portanto, ser usado de forma prática (práxis) para levar o bem-estar a todos os cidadãos.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201604851619)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação à temática da ética, do conhecimento, da felicidade e da virtude no pensamento aristotélico, é possível afirmar que:
		
	
	E - Um dos postulados fundamentais da teoria política de Aristóteles é aquele que afirma que a realização plena do homem se dá única e exclusivamente em termos individuais.
	
	B - A virtude, segundo Aristóteles, significa tão somente contemplação e reflexão, sendo, portanto, virtuoso, o homem que busca a ascese, sem qualquer pretensão a um "ativismo social".
	 
	A - Para Aristóteles, não é somente o conhecimento do que venha a ser justo ou injusto que é capaz de fazer o indivíduo mais ou menos virtuoso em termos práticos ¿ há que se interrogar qual é o fim (o objetivo) da ação humana.
	
	C - De acordo com Aristóteles, o bem, a felicidade que atinge o indivíduo deve ser usufruída exclusivamente por ele, sem qualquer preocupação com a sociedade em seu entorno.
	
	D - A práxis aristotélica, como fundamento das reflexões éticas, ela se constitui como um ideal a ser perseguido, tal como a utopia platônica.

Outros materiais