Buscar

EXERCICIO PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A construção de um plano estratégico de marketing para uma empresa de pequeno porte: o caso do recanto do sorvete - Tiago Nemuel Custódio . A pesquisa objetivou analisar a importância do planejamento estratégico para as organizações, principalmente às empresas de pequeno porte, caracterizando o plano de marketing como um elemento fundamental conectado às diretrizes do plano global da empresa. A metodologia utilizada na primeira etapa constituiu-se de caráter exploratório. O modelo desenvolvido por Westwood foi selecionado pelo autor e adaptado como referencial para confecção do plano de marketing sugerido ao Recanto do Sorvete. A segunda etapa da pesquisa foi de caráter descritivo, apontando a organização como exemplo de estudo de caso. Verificou-se que o plano de marketing é possível de ser implementado, desmistificando o paradigma de que os planos são aplicados somente às organizações de grande porte, pois a pequena empresa também deve crescer baseada na cultura do planejamento. 
2. ANDRADE, G.R.B.; VAITSMAN, J. Apoio social e redes: conectando solidariedade e saúde. O objetivo da pesquisa foi analisar como se dão as complicadas relações entre a cultura baiana, a comunidade Candeal e Carlinhos Brown (artista baiano percursionista) nas gestões das organizações. Foram realizadas entrevistas e observação participante. 
3. ROLNIK, R. Exclusão territorial e violência. A pesquisa explora o nexo entre urbanização de risco e violência urbana, utilizando a experiência concreta de diferentes cidades no Estado de São Paulo. A base empírica do estudo é uma pesquisa estruturada para avaliar o impacto de regulação urbanística no funcionamento de mercados residenciais nas cidades investigadas com mais de 20 mil habitantes
. 4. Enfim, células embrionárias em teste. A primeira experiência com seres humanos começa nos EUA. Renato Grandelle – O globo (12/10/2010). Um experimento histórico acaba de sair do papel. A Geron Corp., única empresa com aval do governo para testar terapias d células-tronco embrionárias em seres humanos. (...) Sua pesquisa é voltada para lesões de medula espinhal, um problema que atinge 12 mil pessoas por ano nos EUA. As causas mais comuns são acidentes de carro, quedas, ferimentos provocados por tiros ou pela prática de esportes. 
5. GLEISER, M. Criação Imperfeita. 3. ed. Rio de janeiro: Record, 2010, p. 41. Minimizar a importância e o poder da fé na vida das pessoas é um erro grave. Aqueles que acham que a tecnologia necessariamente leva a uma sociedade cada vez mais secular deveriam dar uma boa olhada em torno. (...) Os incríveis avanços científicos dos últimos quatro séculos não criaram grandes mudanças no número de fiéis, mesmo se comparamos com a Grécia ou o Egito Antigos. (...) Quantas pessoas já não passaram por este mundo, ricas e pobres, reis e escravos, famosas e desconhecidas, belas e feias, pessoas que amaram e foram amadas, que sentiram alegria e dor, e que agora são apenas punhados de pó? Será que é só isso? Será que vivemos, amamos e sofremos para sermos esquecidos após algumas gerações? GLEISER, M. Criação Imperfeita. 3. ed. Rio de janeiro: Record, 2010, p. 41.
 6. História da Guerra de Canudos, o líder Antônio Conselheiro, o messianismo no Nordeste do início da República, conflitos sociais na História do Brasil. A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado este conflito civil. Esta durou por quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego (Fonte: http://www.historiadobrasil.net/guerracanudos/).
 7. A ciência que eu faço. Estamos realizando uma série de entrevistas, no formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, especialmente nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT. Além de depoimentos, os entrevistados falam de suas trajetórias profissionais e do despertar para uma carreira científica. Essa é uma iniciativa do MCT, por meio do seu Escritório Regional no Sudeste e com o apoio do seu Departamento de Popularização e Difusão de C&T (Fonte: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/2796.html).
 8. Machado de Assis: um dos mais importantes escritores brasileiros. Joaquim Maria Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 21/6/1839, filho de uma família muito pobre. Mulato e vítima de preconceito, perdeu na infância sua mãe e foi criado pela madrasta. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor.Na infância, estudou numa escola pública durante o primário e aprendeu francês e latim. Trabalhou como aprendiz de tipógrafo, foi revisor e funcionário público. Publicou seu primeiro poema intitulado Ela, na revista Marmota Fluminense. Trabalhou como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e seu primeiro presidente. Podemos dividir as obras de Machado de Assis em duas fases: Na primeira fase (fase romântica) os personagens de suas obras possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Desta fase podemos destacar as seguintes obras: Ressurreição (1872), seu primeiro livro, A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia(1878) (Fonte: http://www.suapesquisa.com/machadodeassis/).
 9. Etnologia Indígena: Brasil - Austrália - Canadá: com pesquisas etnográficas. Trata-se de desdobrar um projeto de pesquisa sobre etnologia indígena em diferentes Estados nacionais, comparando, neste caso específico, os estilos de etnologia indígena na Austrália e no Canadá a partir do estilo de etnologia indígena que se faz no Brasil. A pesquisa etnográfica focaliza o tema de etnicidade e nacionalidade entre povos indígenas em fronteiras internacionais, tomando o caso das comunidades indígenas Makuxi e Wapichana ao longo da fronteira internacional entre Roraima, Brasil e as Regiões 8 e 9 da República Cooperativista da Guiana (Fonte: http://vsites.unb.br/ics/dan/geri/index.php?page=3.5)

Outros materiais