Buscar

APOL 5 Economia brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Economia Brasileira
Em 1954, o Presidente Getúlio Vargas cometeu suicídio e Café Filho assumiu o poder naquele que viria a ser um governo de transição. No final de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) foi eleito pelo voto direto e assumiu a Presidência em 31 de janeiro de 1956, posição que ocuparia até o início do ano de 1961. Com base no slogan "cinquenta anos em cinco", JK assumiu uma postura explicitamente desenvolvimentista e passou a ter como objetivo levar o país de um passado agrário para futuro industrial e urbano. As ações de seu governo tiveram com base um ambicioso programa de investimentos em áreas estratégicas, sintetizadas no seu Plano de Metas. Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 4, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas e assinale aquela que traz as cinco áreas prioritárias do Plano de Metas do governo JK.
Nota: 20.0
	
	A
	Abertura econômica, combate à inflação, privatização, salvar bancos falidos e assinar um acordo comercial com os EUA
	
	B
	Reforma agrária voltada para a subsistência, estatização da economia, fechamento da economia para os países capitalistas, estreitamento de laços com a URSS e criação de uma nova moeda
	
	C
	Diminuição da dívida pública, ênfase na agricultura e na produção de minérios, abertura econômica, combate à inflação e diminuição dos incentivos à industrialização
	
	D
	Energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação
Você acertou!
Ações do governo JK tiveram com base um ambicioso programa de investimentos em áreas estratégicas, sintetizadas no seu Plano de Metas: (i) energia; (ii) transportes; (iii) alimentação; (iv) industria de base; (v) educação. Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 4, adaptado.
	
	E
	Nenhuma das alternativas
Questão 2/5 - Economia Brasileira
Foi aprovada a Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000 (Brasil, 2000), conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Esse dispositivo legal, como visto no Capitulo 5, visou estabelecer normas de finanças públicas voltadas a garantir a responsabilidade na gestão fiscal das contas governamentais. Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 6, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas e assinale aquela que traz as três medidas impostas pela lei de responsabilidade fiscal:
Nota: 0.0
	
	A
	Aumento dos gastos públicos, estatização de setores estratégicos da economia e protecionismo econômico
	
	B
	Calote da dívida pública, controle da entrada de capitais estrangeiros no Brasil e fim das metas inflação
	
	C
	Limite às despesas, responsabilização dos administradores públicos e deveres informacionais relativos aos gastos públicos
Esse dispositivo legal, como visto no Capitulo 5, visou estabelecer normas de finanças públicas voltadas a garantir a responsabilidade na gestão fiscal das contas governamentais por meio da imposição de:  (i) limites as despesas, (ii) responsabilização dos administradores públicos e (iii) deveres informacionais relativos aos gastos públicos. Fonte:BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 6, adaptado.
	
	D
	Ampliação do endividamento para promover a industrialização, responsabilização dos empresários pela inflação e ampliação dos impostos
	
	E
	Nenhuma das alternativas
Questão 3/5 - Economia Brasileira
Nos anos 1950, visando entender o processo de industrialização que teve inicio tardiamente na América Latina, enquanto países como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra já apresentavam uma complexa rede industrial, intelectuais formaram, em Santiago do Chile, a Comissão Econômica para a América Latina1 (Cepal), que, em sua essência, fundamentava a participação ativa do Estado na industrialização. Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 4.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas e assinale aquela que traz os dois pilares para o crescimento econômico da América Latina, segundo a CEPAL
Nota: 20.0
	
	A
	Abertura Econômica e Privatizações
	
	B
	Privatizações e Superávit Fiscal
	
	C
	Nacionalismo e Indução da Industrialização
Você acertou!
Em suma, a formulação teórica cepalina propunha que o caminho para o crescimento passaria por dois pilares, o nacionalismo e a indução da industrialização. Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 4, adaptado.
	
	D
	Prioridade na produção agrícola e de minérios e Abertura Econômica
	
	E
	Exportação de Café e Superávit Fiscal
Questão 4/5 - Economia Brasileira
Ao longo da história econômica mundial, o setor publico já desempenhou os mais diversos papeis no ambiente econômico. Para fins didáticos, podemos dizer que três são os paradigmas do papel do Estado na economia. Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 6, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas e assinale aquela que traz os três paradigmas do papel do estado na economia:
Nota: 20.0
	
	A
	Estado Fascista, Social Democrata e Comunista
	
	B
	Estado Nacional Desenvolvimentista, Estado Socialista e Estado Absolutista
	
	C
	Estado Autoritário, Totalitário e Comunista
	
	D
	Estado Social, Liberal e Regulador
Você acertou!
Para fins didáticos podemos dizer que três são os paradigmas do papel do Estado na economia: Estado Social, Estado Liberal e Estado Regulador. Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 6, adaptado.
	
	E
	Nenhuma das alternativas
Questão 5/5 - Direitos Humanos
Uma das questões mais importantes que envolve os direitos e garantias fundamentais e que se discute com muita ênfase e paixão é a sua eficácia horizontal. Em outras palavras: os direitos e garantias fundamentais são aplicáveis nas relações meramente privadas ou somente podem ser explicados em face do Estado? Fonte: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2014, capítulo 12, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre os conceitos de horizontalidade e verticalidade, marque V (para verdadeiro) e F (para falso) e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta.
 
(  ) A relação entre os entes privados e o Estado é vertical.
(  ) A relação entre entes privados é de horizontalidade.
(  ) Verticalidade  tem como exemplo a relação entre empresas e o mercado.
(  ) Horizontalidade tem como exemplo a relação entre Estado Nacionais.
Nota: 0.0
	
	A
	V, V, V, V
Horizontalidade é a relação entre entes privados e verticalidade é a relação entre os entres privados e o Estado Fonte:PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2014,capítulo 12, adaptado.
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	F, F, F, F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes