Buscar

modulo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

17/08/2017 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/4
Conceito, Princípios, Legislação Aplicável, Atributos e Classificação dos Títulos de Crédito;
 
a) conceito – é o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele mencionado. (art. 887, diz contido, mas o direito não está incorporado no título).
É uma modalidade de declaração unilateral de vontade e configura-se quando o agente faz uma emissão volitiva, materializada em um instrumento, obrigando-se a uma prestação determinada, independentemente de qualquer ato de aceitação emanado de outro agente.
 
b) origem – A palavra crédito provém do latim creditum, credere, e significa confiança, crença, ter fé, a partir de conotação moral, de conteúdo religioso. 
O direito cambiário pode ser dividido em quatro fases:
b1- O período italiano, na Idade Média, precisa a decisiva influência dos mercadores italianos na evolução do título de crédito, pois nas cidades marítimas italianas ocorriam transações comerciais bastante significativas, e havia diversidade monetária, já que cada feudo possuía uma moeda.
Esse período foi marcado por saques e violência, tornando o trajeto entre as cidades bastante arriscado, fazendo surgir o Câmbio Trajectício.
Nesse período a letra de câmbio era considerada mero instrumento do contrato de cambio, meio de troca da moeda.
b2- No Período Francês a letra de cambio consagrada na Ordenação do Comércio Francesa, de 1763, passa a ser utilizada nas mais diversas situações comerciais, como meio de pagamento, inclusive de mercadorias a crédito, e deixa de estar vinculada ao contrato de câmbio para ser utilizada simplesmente como instrumento de crédito e é criada e incorporada a cláusula “à ordem”, que se torna obrigatória, com a indispensável assinatura do sacado.
b3- No Período Alemão, que tem início com o surgimento de uma Ordenação Geral do Direito Cambiário em 1848 (Algemeine Deutsche Wechsel Ordnug), a cambial se torna um título abstrato, motivo pelo qual passou a haver inoponibilidade das exceções pessoais, tornou-
se, portanto um valor por si mesmo, desvinculado do contrato. Surge o endosso para preservar e promover a circulação do crédito, e a cambial adquire as características que encontramos na legislação contemporânea. 
b4- Por fim chegamos ao Período Uniforme, por volta de 1930, com a Convenção de Genebra, que resultou na criação da Lei Uniforme de Genebra – LUG, acerca da letra de câmbio e nota promissória, e em 1931 da LUG cobre cheques, correspondendo ao período de uniformização da legislação cambiária.
 
c) princípios:
1 – cartularidade – (documento necessário) – título e direito se confundem, tornando imprescindível o documento para o exercício do direito que nele se contém. Exceção duplicata mercantil. (LD art.15, §2º) e os títulos virtuais (art. 889 § 3º CC)
2 – literalidade – sua existência se regula pelo teor de seu conteúdo. Somente o que está nele inserido se leva em consideração. 
3 – autonomia – o portador da cártula é titular de um direito autônomo em relação ao direito que tinham seus antecessores, portanto os vícios que comprometem a validade de uma relação jurídica, documentada em título de crédito, não se estendem as demais relações abrangidas no mesmo documento. Ela garante a circulabilidade do título de crédito. Este princípio divide-se em 2 subprincípios:
3.1 – abstração – posto em circulação o título se desvincula do ato ou negócio jurídico que deu ensejo à sua criação, daí somente podendo ser oposta a causa originária do negócio entrem o credor originário e o devedor. A circulação é obrigatória.
3.2 – Inoponibilidade – a segurança do terceiro de boa-fé é essencial na negociabilidade dos títulos de crédito. Daí o devedor não poder alegar em seus embargos matéria de defesa estranha à sua relação direta com o exeqüente, salvo provando má-fé do referido.
 
d) legislação aplicável
- art. 903 do CC
 
e) Atributos:
1 – É unicamente uma relação de crédito. Não se documenta outra obrigação de dar, fazer, ou não fazer. Apenas o crédito titularizado por um ou mais sujeitos.
2 - Executabilidade – é título executivo extrajudicial (art. 585, I CPC).
3 – Negociabilidade – como está sujeito a certa disciplina jurídica, torna mais fácil a circulação do crédito.
f) classificação:
1 – quanto à natureza
1.1- títulos de crédito causais – cuja emissão depende da ocorrência de determinada hipótese ou causa específica, prevista na norma que os regule, constituindo tal causa requisito indispensável à sua emissão. Ex. Duplicata Mercantil, que só pode ser emitida por empresário ou sociedade empresária por ocasião da venda e entrega efetiva de mercadoria ou serviço.
1.2- títulos de crédito abstratos – não dependem da ocorrência de determinada hipótese ou causa específica. Não se confunde com o princípio da abstração. No princípio é necessária a circulação, aqui não o é. Ex. Se A emite um cheque em favor de B, esse título é abstrato, pois A não necessita explicar o motivo de sua emissão. Referido título, entretanto, não possui abstração cambiária, vindo a adquiri-la somente na hipótese de sua transferência –
 via endosso – a um terceiro de boa-fé. 
2 – quanto ao modelo:
2.1- vinculados – somente produzem efeitos cambiais os documentos que atendem ao padrão exigido. È o caso do cheque (fornecido pelo banco) e da duplicata (LD)
2.2- livres – não existe padrão de utilização obrigatória. Ex. nota promissória e letra de câmbio.
3- quanto à estrutura:
3.1- ordens de pagamento – são os estruturados na forma de ordens de pagamento. Comportam três posições jurídicas distintas: o sacador ou emitente (aquele que emite o título pelo saque cambial); o sacado (obrigado cambiário) contra quem é emitida a ordem de pagamento; o beneficiário, aquele em favor de quem deve ser efetuado o pagamento por parte do sacado. Ex. cheque, letra de câmbio.
3.2- promessa de pagamento – estruturados na forma de promessa de pagamento. Existem duas posições: o promitente ou devedor e o promissário ou credor. Ex. nota promissória.
4 – quanto ao modo de circulação
4.1 – à ordem – são aqueles cuja titularidade se transfere mediante a indicação, por meio de endosso efetuado pelo atual beneficiário. O endosso é efetuado mediante a assinatura do credor (endossante) no verso ou anverso do título e transfere a sua propriedade a terceiro (endossatário), portanto “em preto”, com a expressa indicação do nome do endossatário. Ex. cheque, letra de câmbio, nota promissora.
Se for indicado não a ordem, somente mediante cessão civil.
4.2 – ao portador – são títulos que circulam por intermédio de quem os portar. Quem apresentá-lo é o credor, não é necessário o endosso para sua transferência.
17/08/2017 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/4
A lei 8021/90 proibiu a emissão de títulos ao portador. Exceção cheque até R$ 100,00 (Cem reais) (lei 9069/95 art.69)
4.3 – nominativos – o nome do credor encontra-se registrado em livro de registro próprio e circulam a partir da transferência de sua titularidade no livro de registro específico (arts. 921 a 926). (não existem esses títulos no Brasil)
Exercício 1:
1 - Em relação aos títulos de crédito, assinale a afirmativa INCORRETA.
 
A)
Aquele que possui um título ao portador pode exigir o cumprimento da prestação nele indicada. Entretanto, se o título entrou em circulação contra a vontade do emitente, a prestação já não é mais devida.
B)
Caso o título de crédito seja omisso quanto à data de vencimento, considera-se que ele seja à vista.
C)
O título de crédito é um documento necessário ao exercício do direito nele contido, que somente produz efeito quando preenchidos os requisitos da lei. Assim, a transferência do título que atende a todos osrequisitos da lei implica a dos direitos que lhe são
inerentes.
D)
Qualquer negócio ou medida judicial que tenha por objeto o título só produz efeito perante emitente ou terceiros, uma vez feita a competente averbação no registro emitente.
E)
O título de crédito corresponde a bem móvel, estando, portanto, sujeito aos princípios que disciplinam a circulação de tais bens.
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 2:
2 - Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito. 
 
A)
Pelo princípio da abstração, os direitos decorren tes do título de crédito não se vinculam ao negó cio que deu lugar ao seu nascimento, indepen dentemente de sua circulação.
B)
Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado.
C)
Pelo princípio da abstração, os direitos decorren tes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento a partir do momento em que ele é posto em circulação
D)
Pelo princípio da autonomia, vale nos títulos so mente o que neles está escrito
E)
 NDA
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 3:
17/08/2017 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/4
3 - O princípio da cartularidade consiste: 
 
A)
O credor, em regra, deve deter a posse do título de crédito.
B)
O credor deve saber identificar a cártula de crédito.
C)
A cártula de crédito é título especial e diferenciado em todos os seus aspectos.
D)
O credor, em regra, não precisa deter a posse do título de crédito.
E)
NDA
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 4:
4 – Os princípios de um título de crédito são:
 
A)
literalidade, forma, causa.
B)
forma, causa, abstração.
C)
abstração, autonomia, literalidade.
D)
conteúdo, cartela, autonomia.
E)
NDA
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 5:
5 - O aval de um título de crédito será sempre: 
 
A)
total apenas;
B)
17/08/2017 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/4
total apenas;
C)
 total ou parcial;
D)
translativo;
E)
NDA
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 6:
6 - Sobre os princípios básicos dos títulos de crédito, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta: 
I. Pelo princípio da cartularidade, trazido na expressão “documento necessário ao exercício do direito”, o título de crédito é representado por uma cártula, documento sem o qual não poderá o devedor ser cobrado. 
II. Pelo princípio da literalidade o título tem sua existência regulada pelo teor de seu conteúdo, ou seja, em um escrito, e somente se leva em conta o que nele está estampado. 
III. A abstração importa na circulação do título sem qualquer ligação com a causa que lhe deu gênese. 
IV. O título de crédito é autônomo em virtude de que o seu possuidor, pouco importando se de boa-fé ou má-fé, exercita um direito próprio, o qual não pode sofrer empecilhos frente a adrede relações reinantes entre os anteriores possuidores e a parte devedora. 
 
A)
Somente as proposições I e IV estão corretas. 
B)
Somente as proposições II, III e IV estão corretas. 
C)
Somente as proposições II e III estão corretas. 
D)
Somente as proposições I, II e III estão corretas.
E)
Todas as proposições estão corretas. 
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários

Outros materiais