Buscar

Revisão para AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

# O que se entende por OHSAS 18001 ? R= é uma ferramenta que permite uma empresa 
atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da saúde e 
segurança do trabalho por ela mesma estabelecido. 
 # O que se entende por Ergonomia ? R= E´a ciência que estuda a parte física e ergonômica do trabalhador, ou seja, que verifica a postura, verifica se o ambiente de trabalho está de acordo com a NR-17 e verifica também se as máquinas e equipamentos estão ergomicamente corretos em relação a pessoa que for utilizar.
#De acordo com a Norma Regulamentadora nº 17 (Ergonomia), é considerado como "trabalhador jovem" todo trabalhador com idade: R =Dentre 14 aos 18 anos.
#Tem direito ao seguro acidentário (acidente de trabalho) da Previdência Social R= Os trabalhadores registrados pela consolidação das lei do trabalho.
#Os principais tipos de risco ambiental que afetam os trabalhadores de uma maneira geral, estão separados em: R = Riscos físicos, químicos, biológicos e ergométricos.
#A proteção do trabalhador contra quedas deve considerar, além do uso do cinto de segurança, medidas de ordem geral, dentre as quais NÃO se encontra: R= Uso de macacão e avental.
#A atividade, prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade: R= Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
#Dentre as afirmativas a seguir referentes a acidentes e doenças do trabalho, marque a opção errada. R= Acidente do trabalho é aquele que ocorre apenas pelo exercício do trabalho formal, isto é, com carteira assinada.
#O credenciamento dos serviços, como Sentinela de Notificação Compulsória de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho, será feito de acordo com as diretrizes e orientações referentes à(ao ) R= Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
#A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é frequente em trabalhadores expostos a estímulos sonoros constantes. Sobre a PAIR não é possível afirmar que : R= A perda auditiva é inexorave lmente progressiva, mesmo que o estímulo seja interrompido.
#É o campo de atuação voltado para a prevenção ou eliminação de situações de riscos 
biológicos inerentes às atividades de prestação de serviços, pesquisa, produção, 
ensino e desenvolvimento tecnológico em saúde que podem comprometer a saúde dos 
profissionais atuantes nesses setores, além de contaminar ambientes e animais " . O 
enunciado acima se aplica a : R= Biossegurança.
#Segundo estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Esses dados revelam a importância do desempenho de atividades referentes à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores. No Brasil, as ações e serviços referentes à saúde do trabalhador devem ser executados pelo: R= SUS - direção minicipal.
#Defina Dias perdidos (Dp): R = São os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho., segundo a orientação médica.
#O prazo de validade do Certificado de Aprovação - CA, concedido ao EPI para fins de 
comercialização, conforme estabelecido na NR 6 é: R= A NR não estabelece esse prazo.
### A higiene ocupacional pode ser definida como: R= Ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade.
#O adicional de periculosidade se aplica para: R= radiação, explosivos, inflamáveis e eletricidade.
#São equipamentos de proteção individual, EXCETO: R= Manga de segurança para proteção do joelho e da perna contra choques elétricos.
#Em Saúde do Trabalhador, diversos indicadores podem ser calculados. Assim, é correto afirmar: R =Os indicadores, em algumas empresas, trazem no numerador o número médio de dias perdidos e, no denominador, a quantidade de homem/hora trabalhada.
#A portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 foi importante por que: R= Porque consolidou todas as normas relativas a segurança e medicina do trabalho e a tornar obrigatório a 
presença de SESMT em empresas com contratação sob o regime da CLT.
#Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual ¿ EPI, é de responsabilidade do empregador, EXCETO R = Responsabilizar-se pela guarda e conservação.
#NÃO são Equipamentos de Proteção Coletiva. R= Protetores auriculares tipo concha;
# ADC -Árvore de Causas.#TABELA O limite de Tolerância não foi ultrapassado. 
 # Norma Operacional de Saúde do Trabalhador.
 # LER - Lesão por Esforço Repetitivo e DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.

Outros materiais