Buscar

Lista de exercícios - Movimentos na vertical

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISICA BÁSICA II - 2° semestre 2017 - Engenharias
Lista 1 – Movimentos na vertical (Aula 1) Profa. Selma A. R. Costa
A aceleração da gravidade na superfície de júpiter é aproximadamente igual a 26 m/s2. Uma pedra é lançada verticalmente de baixo para cima na superfície de júpiter. Sabendo que a pedra atinge uma altura máxima de 30 m ache o módulo da velocidade inicial da pedra. 
Uma bola é lançada verticalmente para cima do nível do chão, com uma rapidez inicial de 20 m/s. (A resistência do ar é desprezível)
Quanto tempo a bola fica no ar?
Qual a altura máxima atingida pela bola?
Quantos segundos, após o lançamento, a bola estará 15 m acima do ponto de largada?
Um objeto é largado do repouso de uma altura de 120m. Encontre a distância percorrida durante seu último segundo no ar.
Um parafuso se desprende da base de um elevador que está subindo com uma velocidade constante de 6,0m/s. O parafuso atinge o fundo do poço do elevador em 3,0s.
A que altura do fundo do poço estava o elevador quando o parafuso se desprendeu?
Qual é a rapidez do parafuso quando atinge o fundo do poço?
 
Um astronauta em solo lunar lança uma pedra verticalmente para cima no instante t = 0, com velocidade inicial de 32 m/s (g = 1,6 m/s2).
Em que instante a pedra atinge a altura máxima?
Qual a altura máxima atingida?
Um balão sobe verticalmente com velocidade escalar constante de módulo 5 m/s. Quando sua altura em relação ao solo é de 30 m, um garoto abandona do balão um pequeno pacote, que fica sob a ação exclusiva do campo gravitacional terrestre, cuja intensidade é de 9,8 m/s2. Determinar:
a altura máxima que o pacote alcança, em relação ao solo;
o tempo gasto pelo pacote para chegar ao solo, contar do instante em que foi abandonado;
o módulo da velocidade escalar de impacto do pacote contra o solo. 
Um corpo A é lançado verticalmente para cima com velocidade inicial de 100 m/s. Quatro segundos depois, um corpo B também é lançado verticalmente para cima, do mesmo ponto e com a mesma velocidade inicial. Desprezando influências do ar e considerando g = 9,8 m/s2 determinar quanto tempo após o primeiro lançamento A e B se encontram.
De dois pontos A e B situados sobre a mesma vertical, respectivamente a 45 m e 20 m do solo, deixam-se cair duas esferas, no mesmo instante. Uma prancha desloca-se no solo horizontalmente com movimento uniforme. Observa-se que as esferas atingem a prancha em pontos que distam 2 m. Nestas condições, supondo g = 9,8 m/s2 e desprezando a resistência do ar, qual a velocidade da prancha?
Uma pedra cai de um balão, que sobe com velocidade constante de 10 m/s. Se a pedra demora 10 s para atingir o solo, a que altura estava o balão no instante em que se iniciou a queda da pedra? 
De um helicóptero descendo verticalmente a 6 m/s é abandonada uma esfera de aço, que de mora 2 s para chegar ao solo. Considerando livre a queda da esfera, calcule a altura de onde ela foi abandonada. 
 
Uma pedra cai de uma altura h e os últimos 196 m são percorridos em 4,0 s. Desprezando a resistência do ar e fazendo g = 10 m/s², calcule h. 
Dois corpos são abandonados em repouso à altura de 24,5 m, com 2 s de intervalo. Determinar a distância entre os corpos quando o primeiro atingir o solo. g = 9,8m/s2 .
Em um famoso desenho animado da década de oitenta, uma gatinha era sempre perseguida por um apaixonado gambá. Os episódios basicamente consistiam nas maneiras que a gatinha encontrava para fugir. Imaginemos que ela, prestes a ser alcançada e em desespero, se atirasse em um precipício. Ao pular, ela estaria com velocidade vertical inicial nula. Qual a velocidade vertical inicial que o gambá deveria ter para, ao se lançar também pelo precipício 2 segundos depois, conseguir alcançar a gatinha exatamente 4 segundos após ela ter saltado? Considere a aceleração da gravidade como 10 m/s2.
a) 15 m/s b) 20 m/s c) 25 m/s d) 30 m/s e) 35 m/s
Uma pesquisa publicada no ano passado identifica um novo recordista de salto em altura entre os seres vivos. Trata-se de um inseto, conhecido como cigarrinha-da-espuma, cujo salto é de 45 cm de altura. Utilize g = 10 m/s2. Qual é a velocidade vertical da cigarrinha no início de um salto? 
A partir de um ponto a 105 m acima do solo atira-se uma bola verticalmente para cima com velocidade v = 20m/s. Admitindo g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar, assinale a proposição incorreta.
a) A velocidade do ponto mais alto da trajetória é nula.
b) A partir do lançamento até o impacto no solo decorre um tempo de 5,0 s.
c) A velocidade de retorno ao solo tem módulo igual a 50m/s.
d) A máxima elevação a partir do ponto de lançamento é 20 m.
e) A duração da subida é 2,0 s

Outros materiais