Buscar

Tendências de Alimentação Saudável no Brasil

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �11�
. DESENVOLVIMENTO
Alimentação saudável e suas tendências – Dados Secundários
De acordo com pesquisas recentes conduzidas pelo Instituto Ibope e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o consumidor brasileiro vem buscando cada vez mais opções que aliem a praticidade e conveniência a benefícios nutricionais, o que mostra uma preocupação cada vez maior com a saúde.
Estudo realizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Governo do Estado de São Paulo e o ITAL( Instituto de Tecnologia de Alimentos), o Brasil Foods Trends – 2020, revelou que a demanda por alimentos mais saudáveis é uma das maiores tendências para os próximos 10 anos. Um dos fatores que impulsionam o setor é o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que passa a se preocupar mais com a saúde e a exibir comportamentos preventivos e curativos que motivam mudanças alimentares.(NERVA, 2016)
Ainda segundo Nerva, percebendo essa demanda crescente, a indústria reagiu e tem investido em produtos especiais, como laticínios com redução de lactose; pães, bolos, massas e bolachas sem glúten; doces com menor teor de açúcar; produtos com redução de sódio e gordura; além de carnes isentas de hormônio e frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos. O setor de restaurantes, padarias e similares também vem aderindo ao mercado de alimentação saudável, que teve um crescimento 870% nos últimos 10 anos e se estabelece como forte tendência para a década seguinte.
Segundo Brian Wansink, autor do livro Slim by Design e diretor do Food and Brand Lab da Universidade Cornell, em artigo publicado pelo International Journal of Hospitality Management, citado por Nerva (2016), algumas opções saudáveis possuem margens de lucro maiores. Portanto, dar destaque para as opções saudáveis, com margens de lucro maiores, impactaria positivamente sobre o bem estar dos frequentadores do restaurante e ainda na saúde financeira da indústria de alimentos.
	É mais que uma tendência, é uma necessidade de saúde pública. “O consumo de fast food pela praticidade na alimentação acarretou em uma população infantil obesa”. A temática passa a ser uma tendência e necessidade, principalmente para crianças e idosos, salienta Karyna Muniz Ramalho, consultora do Sebrae citado por NERVA (2016).
	Segundo as informações coletadas, este tipo de negócio ainda pode ser muito atraente economicamente falando. O especialista alega que uma salada Ceasar pode ter o mesmo preço de um cheeseburger, mas o custo do preparo é menor. “Produtos naturais não são caros. Se você colocar no lápis o quanto você gasta na produção de um hambúrguer e de uma salada os valores são bem diferentes. O motivo de termos um lucro maior em uma salada é que as pessoas estão dispostas a pagar um preço razoável por uma boa alimentação”, justifica Luciana Nerva.
	
Através da elaboração deste trabalho foi possível ter várias percepções de mercado através das técnicas abordadas no decorrer do semestre. No primeiro momento tivemos uma situação em que, a Omega Produtos Alimentícios S/A, uma empresa que já está no mercado há mais de 20 anos deseja se reposicionar no mercado e aumentar seu fluxo de vendas. Como proposta para o problema, foi sugerido um estudo sobre as tendências de produtos da linha mais saudável e sobre o perfil de compra do consumidor. 
Após os relatórios, foi proposto um modelo de questionário para aplicação e elaboração de uma futura pesquisa de mercado. Para testar se as informações estavam pertinentes com o estudo proposto foi feito uma pequena pesquisa na cidade de Itabirito, onde tivemos a oportunidade de aplicar 10 destes questionários. Alguns dados não foram obtidos, e o questionário pôde ser reestruturado novamente.
A etapa final sintetizava o modelo RAC (Resolução Alternativa de Conflitos), onde foi proposto ao gerente de produção uma negociação para que as primeiras torradinhas de aveia possam ser fabricadas e fazer parte do mix de produtos da empresa, aumentando assim as expectativas de vendas.
Conclui-se que foi muito produtivo e uma forma prática de vivenciar uma situação real que acontece com muita frequência dentro de muitas organizações.
REFERÊNCIAS BIBLIORÁFICAS
ALIMENTOS, Brasil. Mercado de Alimentos Saudáveis no Brasil Cresce 82% em 5 Anos. Disponível em: . Acesso em: 04 de maio de 2017.
BATISTA, Patricia; ARAÚJO, Flávia. Pepsico Estréia em Novo Segmento com EQlibri. Disponível em: . Acesso em: 03 de maio de 2017.4
BOONE, Louis E.; KURTS, David. Marketing contemporâneo. 8. ed. São Paulo: LTC, 1998.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Pearson, 2000
NERVA, Luciana. Alimentação Saudável. 2016. Disponível em: <http://www.foodmagazine.com.br/food-service-noticia-fique-por-dentro/alimentacao-saudavel>. Acesso em>: 03 de maio de 2017.
PERISSÊ, Nilson. Administração de conflitos na casa espírita. Disponível em: . . <www.jesusdenazare.org/pdf/Artigo_Adm_de_Conflitos.pdf>. Acesso em: 04 de maio de 2017

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes