Buscar

SIMULADO 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SIMULADO 01
Questão 01: O modelo econômico da ditadura compreendeu o desenvolvimento dependente e associado voltado para garantir os:
Interesses do grande capital internacional.
Questão 02: Indique a base de fundamentação teórico metodológico da reatualização do conservadorismo:
Fenomenologia.
Questão 03: A industrialização, o milagre econômico, provoca mudanças no mercado de trabalho para o assistente social, que passa a ser absorvido como:
Profissional das grandes e médias empresas monopolistas.
Questão 04: Segundo o autor Paulo Netto, in: "O movimento de reconceituação - 40 anos depois. Revista Serviço Social e Sociedade. n.° 84", o serviço social apresenta conquistas e limites da reconceituação. Assinale a alternativa que onde se apresenta uma contribuição Movimento de Reconceituação do Serviço Social para a atuação profissional:
A articulação de uma nova concepção crítica da unidade latino-americana.
Questão 05: Qual o referencial Teórico do Documento de Teresópolis?
Positivismo.
Questão 06: O Movimento de Renovação do Serviço Social no Brasil compreendeu um conjunto de características novas que o Serviço Social articulou à base da releitura de suas tradições e da interface com as disciplinas sociais motivadas por novas demandas sociais. Sobre este movimento é INCORRETO afirmar que:
Uma ruptura com o conservadorismo.
Questão 07: Como afirma (Silva, 2007, p.23): Uma análise do processo histórico e desenvolvimento do Serviço Social, em relação à dinâmica da conjuntura brasileira, revela uma clara articulação da prática profissional com os polos constitutivos da estrutura social¿. Com base nesta é CORRETO afirmar que as mudanças que ocorreram ao longo da trajetória profissional não foram determinadas apenas por:
Um movimento interno da categoria profissional, mas também surgiram a partir de demandas postas em cada momento da profissão.
Questão 08: O Documento de Araxá pontua três postulados de orientação valorativa, a saber:
dignidade da pessoa humana; sociabilidade essencial da pessoa humana; perfectibilidade da pessoa humana.
Questão 09: Quando ocorreu e quais os principais temas abordados no Seminário Teórico de Araxá?
Resposta: Seminário ocorrido em Março de 1967 e que expressava o pensamento dos renovadores da profissão. Tinham como temas abordados o Serviço Social na formulação e gestão das Políticas Sociais e não somente meros executores e o olhar sobre o transformismo.
Questão 10: A partir do conteúdo abordado nesta aula, indique aspectos que caracterizem a modernização conservadora:
Resposta: Benesses ao capital. Concentração em todos os níveis. Ausência de controle democrático ou parlamentar Internalização. Territorialização do imperialismo. Concentração da propriedade e da renda, formando uma oligarquia financeira. Industrialização de retaguarda baseada em demandas elitizadas no mercado interno e direcionada para o exterior. Estrutura de classe complexa fortemente polarizada
Questão 11: A industrialização, o milagre econômico, provoca mudanças no mercado de trabalho para o assistente social, que passa a ser absorvido como: 
Profissional das grandes e médias empresas monopolistas.
Questão 12: O modelo econômico da ditadura compreendeu o desenvolvimento dependente e associado voltado para garantir os:
Interesses do grande capital internacional.
Questão 13: Para entender o processo de renovação crítica do Serviço Social se faz necessário pontuarmos as críticas realizadas em torno do conservadorismo profissional, iniciada ainda na década de 1960 e desenvolvida nas décadas de 1970 a 1980, sob a influência do:
Movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino Americano.
Questão 14: De 1969 - 1974 a política social passa a se vincular, cada vez mais, ao processo produtivo, objetivando corrigir as distorções entre a produção e o consumo. Torna - se medida de impacto para a legitimação do Regime (Silva e Silva, 1984:13). Verifica-se também a institucionalização da assistência social. A formação profissional do assistente social passa a ser pautada pela busca de eficiência, o que se visualiza :
Na ênfase que é dada ao planejamento, coordenação e administração.
Questão 15: Até meados da década de sessenta, o mercado para os assistentes socais na área de empresas era residual e atípico, complementado efetivamente no setor privado pelas obras filantrópicas que embora girando na órbita estatal, não estavam ligadas diretamente às agências oficiais. O crescimento industrial que se opera especialmente nos anos do milagre econômico neste segmento do mercado de trabalho algo extremamente expressivo. (Netto,1991,p.122).A partir de então,podemos falar em:
Serviço Social de empresa.
Questão 16: Sobre a perspectiva modernizadora é correto afirmar que:
Compreendeu a busca de um aperfeiçoamento instrumental sem fazer a crítica a autocracia burguesa.
Questão 17: Indique a base de fundamentação teórico metodológico da reatualização do conservadorismo:
Fenomenologia.
Questão 18: Em qual ano foi realizado o Seminário de Araxá?
1967
Questão 19: O Movimento de Reconceituação, visando questionar e refletir sobre os rumos do Serviço Social na América Latina, teve sua primeira participação brasileira em 1967, com o Seminário de:
Araxá.
Questão 20: Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas. (Documento de Araxá) Segundo José P. Netto, esta formulação é típica da corrente de renovação do Serviço Social denominada:
Perspectiva modernizadora
Questão 21: Quando se observa de fato um movimento em direção a ruptura coma a herança conservadora e um posicionamento dos profissionais em torno das classes subalterna?
Na década de 70.
Questão 22: Enquanto os participantes do Encontro de Araxá reconheceram a necessidade de mudanças no processo de elaboração do conteúdo teórico do Serviço Social, o grupo de Teresópolis deu ênfase ao estudo da:
Metodologia do Serviço Social.
Questão 23: A Reconceituação trouxe aos profissionais do Serviço Social uma maior consciência de que a validade da ação profissional depende de uma correta análise e síntese diagnóstica da:
Realidade social.

Outros materiais