Buscar

Fichamento: técnicas de comunicação escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)
Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas
Curso: Relações Internacionais
Disciplina: Redação Oficial – 2015.1
Professora: Rosemary
Aluna: Kalyandra do Nascimento Ferreira
	
Fichamento do livro: Técnicas de comunicação escrita (Izidoro Blikstein)
"Quem não escreve bem... perde o trem!"
Nesse capítulo o autor nos conta a história do gerente e sua secretária. O Gerente manda um bilhete para a secretária com os seguintes dizeres: “Maria: devo ir ao Rio amanhã sem falta. Quero que você me rezerve, um lugar, à noite, no trem das 8 para o Rio”. Como o bilhete dava margem para outras interpretações a secretária interpretou da maneira dela e foi a noite comprar uma passagem para ele viajar pela manhã. No entanto oque ele gostaria era que ela tivesse comprado uma passagem para ele viajar a noite no dia seguinte não pela manhã. Houve então falha na comunicação entre os dois.
 Segredos da comunicação escrita
Esse capítulo ele começa perguntando: O que é escrever bem? E posteriormente ele responde que para isso devemos: “a) obedecer às regras gramaticais, evitando erros de sintaxe, de pontuação, de ortografia etc; b) procurar a clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido; c) agradar o leitor, empregando expressões elegantes e fugindo de um estilo muito seco”. 
Posteriormente ele nos traz três tropeções e três segredos onde o primeiro se refere a emissão de uma mensagem, se ela se dá de forma errada a resposta também será errada, então o segredo seria que para obter uma resposta certa a mensagem tem que estar correta. Segundo tropeço ter uma idéia clara e brilhante, mas não conseguir expressar em palavras ela, então ela fica clara só na cabeça do autor deixando o leitor por vezes confuso. O segredo nesse caso é que escrever bem = comunicar bem = tornar comum determinado conteúdo para o leitor. O terceiro e ultimo tropeçoé não saber atrair o leitor ao que está escrito, o segredo neste caso é que escrever bem é igual a persuadir o leitor a gostar e ler o que está escrito.
Então o autor nos trás o tripé da comunicação escrita eficaz que é: tornar um pensamento comum, produzir resposta e persuadir. E para garantir que o tripé funcione, “temos de combater os ruídos ou interferências. Como? Primeiramente, é preciso saber em que ponto a comunicação pode ser vulnerável a ruídos. E, para evitar essa vulnerabilidade, nada melhor do que conhecermos a estrutura da comunicação, o seu mecanismo interno e o funcionamento das peças que compõem tal mecanismo.”
Estrutura e funcionamento da comunicação
A estrutura básica é essa: Remetente, mensagem e destinatário. Onde o primeiro é o que tem a intenção de transmitir algo, que é a mensagem, para alguém que é o destinatário. Para que haja uma comunicação eficaz, o remetente tem que ter uma ideia e através de algum estímulo físico transmitir essa ideia de maneira no qual o destinatário compreenda. Sendo assim a ideia mais estímulo físico são fundamentais para uma comunicação eficaz.
Posteriormente o autor nos trás dois tipos de códigos, o aberto e o fechado. Onde este ultimo é mais indicado caso o remetente esteja querendo respostas uniformes e mais rápidas, sendo o primeiro indicado para quando o remetente quer respostas mais reflexivas e flutuantes. Cabendo ao escritor usar deles da maneira que melhor o convém, considerando o repertório do destinatário.
Ganchos para agarrar o leitor!
O primeiro gancho é deixar a mensagem mais leve para tornar melhor a leitura. O segundo gancho é usar imagens para explicar coisas que são possíveis explicar por meio delas. Terceiro e ultimo gancho é comover e assustar o leitor, pois torna a leitura mais atraente, despertando emoções e curiosidade do leitor. 
Receita para a eficácia da comunicação escrita
Neste capítulo o autor sintetiza todo o livro para facilitar a assimilação do assunto pelo leitor. Onde ele nos lembra que para termos uma comunicação escrita eficaz temos que levar em conta, os seguintes elementos: remetente, destinatário, mensagem, código, repertório e veículo.

Outros materiais