Buscar

AVI FINANCIAMENTO E CRÉDITO BANCÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0042_AV1_201202165443 » FINANCIAMENTO E CRÉDITO BANCÁRIO
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	CLAUDIO CAVALCANTI DE CARVALHO
	Turma: 9001/A
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 08/04/2014 14:28:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201202190078)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A palavra crédito tem sua origem no vocábulo latino credere, que significa: crer, confiar, acreditar, ou ainda, do substantivo creditum, o qual significa literalmente ¿confiança¿. Assinale a frase abaixo que expressa corretamente o conceito de crédito.
		
	
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um certo espaço de tempo, uma parcela de seu patrimônio a um tomador sem a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
	
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um tempo indeterminado, uma parcela de seu patrimônio a um tomador com a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, sem acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
	
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um tempo indeterminado, uma parcela de seu patrimônio a um tomador com a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
	 
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um certo espaço de tempo, uma parcela de seu patrimônio a um tomador com a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
	
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um certo espaço de tempo, uma parcela de seu patrimônio a um tomador com a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, sem acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202190084)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os bancos têm um papel importante na sociedade brasileira, com eles os investidores fazem as suas aplicações e tomadores de dinheiro buscam recursos. Assinale abaixo alternativa que assinala corretamente a principal atividade dos bancos.
		
	
	A principal atividade dos bancos é a captação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e do mercado (financeiro e de capitais), repassando-os posteriormente sob a forma de empréstimos, sem a expectativa de realizarem ganhos.
	 
	A principal atividade dos bancos é a intermediação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e do mercado (financeiro e de capitais), repassando-os posteriormente sob a forma de empréstimos, na expectativa de realizarem ganhos.
	
	A principal atividade dos bancos é a captação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e aplicam no mercado (financeiro e de capitais) e não repassa sob a forma de empréstimos, na expectativa de realizarem ganhos.
	
	A principal atividade dos bancos é a intermediação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e aplicam no mercado (financeiro e de capitais) e não repassa sob a forma de empréstimos, na expectativa de realizarem ganhos.
	
	A principal atividade dos bancos é a captação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e do mercado (financeiro e de capitais), repassando-os posteriormente sob a forma de empréstimos, na expectativa de realizarem ganhos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202190103)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem alguns pontos que durante analise de crédito serve como alertas de risco na concessão do crédito para pessoas jurídicas. Assinale abaixo a alternativa não faz parte da alerta de risco de crédito.
		
	 
	Compra de novos ativos imobilizados para a empresa.
	
	Redução dos padrões de crédito para aumentar as vendas.
	
	Dificuldade de obter informações financeiras para renovação cadastral.
	
	Deterioração de índices contábeis e financeiros.
	
	Aparecimento de apontamento restritivo no mercado de crédito
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202204944)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as questões abaixo: I - Risco operacional é a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. II - O Risco de Mercado consiste na possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Instituição, incluídas as operações sujeitas à variação cambial, das taxas de juros, dos preços de ações e dos preços de mercadorias. III - O Risco de Liquidez consiste na probabilidade de que o preço de liquidação de ativos seja diferente do seu preço marcado a mercado devido ao volume das operações ou de situações de mercado, e de que a Instituição não tenha recursos para honrar seus compromissos ou ainda tenha dificuldades em obter novos recursos por um preço compatível. Estão corretas:
		
	
	todas estão erradas.
	
	Apenas III;
	 
	I, II e III;
	
	Apenas I;
	
	Apenas II e III;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202211154)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	___________________ corresponde à análise da situação econômico-financeira do cliente, por meio das demonstrações contábeis da empresa, no caso de pessoa jurídica, e de uma correta caracterização/apuração de renda, para pessoa física.
		
	 
	capital.
	
	colateral;
	
	capacidade;
	
	condições;
	
	caráter;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202210493)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São alguns dos aspectos a serem analisados ao estudarmos o ¿C¿ Caráter de um cliente, EXCETO:
		
	
	idoneidade;
	
	pontualidade;
	
	alteração de comportamento.
	
	crédito de que desfruta;
	 
	formação profissional;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202204107)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O risco de mercado consiste na possibilidade de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado detida pela Instituição que podem ocorrer por:
		
	
	falha, deficiência, inadequação dos processos internos;
	
	pelo não pagamento pelo tomador de crédito;
	
	não adequação às normas legais;
	 
	variação cambial, preço de ações, comodities;
	
	inobservância dos negócios firmados com bancos estrangeiros;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202211159)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São instrumentos eficientes para verificação do C do Crédito CAPITAL, exceto:
		
	
	conhecer os seguintes relatórios contábeis: balanço, demonstração de resultado do exercício (DRE) e demonstração dos fluxos de caixa;
	
	avaliação do Capital de Giro (CDG) do tomador;
	 
	análise das garantias acessórias do crédito.
	 
	análise do perfil empresarial;
	
	exame da Rentabilidade do Patrimônio Líquido (RPL);
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202190086)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Garantia faz parte de uma das modalidades de garantia quando um investidor está querendo em uma linha de crédito. Assinale a frase abaixo que expressa corretamente o conceito sobre garantia.
		
	
	São as garantias que se constituem sobre a vinculação de bens tangíveis e intangíveis do cliente. Quando se constitui uma garantia sobre determinado bem, esse bem estará comprometido legalmente com o contrato de crédito, ao qual se vincula. Caso o cliente não apresente condições financeiras de amortizar o valor total do crédito.
	
	São as garantias que se constituem sobre a vinculação de bens intangíveis do cliente. Quando se constitui uma garantia sobre determinado bem, esse bem não estará comprometido legalmente com o contrato de crédito, ao qual se vincula. Caso o cliente não apresente condições financeiras de amortizar o valor totaldo crédito.
	
	São as garantias que se constituem sobre a vinculação de bens intangíveis do cliente. Quando se constitui uma garantia sobre determinado bem, esse bem estará comprometido legalmente com o contrato de crédito, ao qual se vincula. Caso o cliente não apresente condições financeiras de amortizar o valor total do crédito.
	
	São as garantias que se constituem sobre a vinculação de bens tangíveis do cliente. Quando não se constitui uma garantia sobre determinado bem, esse bem não estará comprometido legalmente com o contrato de crédito, ao qual se vincula. Caso o cliente não apresente condições financeiras de amortizar o valor total do crédito.
	 
	São as garantias que se constituem sobre a vinculação de bens tangíveis do cliente. Quando se constitui uma garantia sobre determinado bem, esse bem estará comprometido legalmente com o contrato de crédito, ao qual se vincula. Caso o cliente não apresente condições financeiras de amortizar o valor total do crédito.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202190093)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os textos abaixo falam sobre a ficha cadastral e da sua importância, assinale a frase que não está ligada a ficha cadastral.
		
	
	A ficha cadastral é um resumo da vida do cliente, através de informações que permitem ao credor conhecê-lo. É um elemento obrigatório na composição do dossiê de crédito, não só por interesse do credor, mas também nos casos dos bancos.
	
	Cadastro, ou ficha cadastral, é um conjunto de informações financeiras e não financeiras que subsidiam o processo decisório de crédito, auxiliando na avaliação da situação econômico-financeiro, idoneidade e capacidade de pagamento do cliente ou devedor solidário de uma operação de crédito.
	
	A responsabilidade é de competência do analista, que deve checar os dados informados com os documentos comprobatórios, sendo que o setor de cadastro deve pesquisar as fontes de informações comerciais, bancárias e restritivas.
	
	A ficha cadastral é um importante instrumento para o credor, pois ao mesmo tempo em que permite identificar e segmentar os bons e maus pagadores permite também avaliar a situação econômico-financeira do cliente e dimensionar seu potencial.
	 
	A decisão para concessão de crédito é com certeza objeto de muita cautela por parte das Companhias, principalmente sobre as condições de risco, pois a partir desta decisão pode-se obter sucesso ou insucesso na administração dos recursos

Outros materiais