Buscar

Prova de saneamento MEIO AMBIENTE (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
 PRÓ-REITORIA DE ENSINO
CAMPUS BREVES
Av. Antônio Fungêncio, Parque Universitário - Breves/PA
TECNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE
DISCIPLINA: 
DISCIPLINA: SANEAMENTO AMBIENTAL
PROFESSORA: LUARA MUSSE DE OLIVEIRA
	ALUNO:
	TURMA:
	DATA: _____/______/2017
	PROVA DE RECUPERAÇÃO
Use o verso da prova para responder as questões.
Escrever com letra legível.
Questão 01. (1,0 ponto)
Quais serviços públicos constituem o saneamento básico? Cite ao menos três exemplos de impactos ao meio ambiente que a falta de cada serviço público citado pode causar.
Questão 02 (3,0 pontos)
De acordo com a FUNASA, o Saneamento Ambiental pode ser definido como:
“O conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural. (BRASIL, 2007, p. 408).”
Sendo assim, escreva sobre a relação entre o saneamento, a saúde e o meio ambiente e de que maneira o saneamento pode melhorar a qualidade de vida de uma população do ponto de vista sanitário e de saúde.
Questão 03. (2,0 pontos)
Quais os tipos de poluição que os resíduos sólidos e o esgoto doméstico podem provocar? Cite ao menos 3 exemplos de cada tipo.
Questão 04. (2,0 pontos)
Cite ao menos três problemas ambientais relacionados à falta de saneamento básico que a cidade de Breves enfrenta e dê ao menos duas soluções para cada problema elencado.
Questão 05: (2,0 pontos)
Sabe-se que atualmente a dengue e a leptospirose são doenças que trazem graves problemas à saúde pública do nosso país e são doenças diretamente ligadas à falta de saneamento. Sendo assim, descreva seus respectivos vetores, agentes etiológicos (transmissores das doenças), as medidas preventivas e de combate, qual a relação destas doenças com o saneamento básico e que atitudes e mudanças devem ser tomadas para controlar e diminuir os índices dessas doenças.

Outros materiais