Buscar

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS PARCIAL 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
	
	Avaiação Parcial: CCJ0057_SM_201601089491 V.1 
	 
	Aluno(a): VALÉRIA RIBEIRO DA CRUZ
	Matrícula: 201601089491
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 19/09/2017 19:55:07 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201601338192)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Não basta para a solução dos conflitos a aplicação da Lei. Estas relações não são matemáticas. Normalmente, para os envolvidos neste tipo de conflito, dois mais dois nunca é quatro. Há sempre este ou aquele detalhe, e que teve conseqüências determinantes e irreparáveis em sua maneira de ver a realidade que se apresenta. Assim, assinale a alternativa correta do que consiste a mudança de paradigma adversarial para o paradigma cooperativo:
		
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, impor uma solução para o conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas.
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes , por meio do diálogo franco e pacífico, tem a possibilidade de impor a solução para o conflito, com a ajuda do mediador ,que facilitará a compreensão do litígio.
	 
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes, por meio da reflexão, tem a possibilidade, ela própria de solucionar seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a percepção do litígio
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601670835)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As relações sociais são extremamente ricas de detalhes emocionais e culturais, e, ao mesmo tempo (e também por esta razão) demasiadamente frágeis. Diante desta fragilidade e alcance, não podem os conflitos serem tratados de forma superficial e generalizada, sendo necessária e fundamental uma ruptura com o paradigma vigente. A lógica determinista binária, nos meios extrajudiciais de resolução de conflitos , representa:
		
	
	ganhar/ganhar
	
	perder/perder
	 
	ganhar/perder
	
	trabalhar/descansar
	
	arriscar/perder
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601722443)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Maria e Cláudio celebraram um contrato de locação, sendo ela a locadora e ele o locatário. Nos contrato foi estipulada uma cláusula compromissória segundo a qual, na hipótese de qualquer conflito em razão do contrato, os litígios não serão solucionados pela jurisdição. Qual método de resolução de conflitos foi escolhida pelas partes no caso em tela:
		
	
	Negociação
	 
	Arbitragem
	
	Mediação
	
	Consensuação
	
	Conciliação
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601811531)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marco procura o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade X e informa que tem enfrentado alguns problemas com a Tinturaria Lava Tudo, pois há cerca de 1 mês deixou seu terno branco para lavar e quando foi buscar verificou que a tinturaria manchou o terno inteiro. Marco entendeu os argumentos do dono da loja quanto a um problema que teve na máquina que faz as lavagens da loja, entretanto, ainda não conseguiu ser reembolsado pelo prejuízo que teve. Marco afirma no Núcleo que não tem interesse em propor ação judicial e que gostaria que uma terceira pessoa pudesse intervir no caso para aproximar as partes, controlar as negociações e sugerir e formular propostas, apontando as vantagens e desvantagens de se fazer um acordo. Neste sentido, qual dos meios alternativos de resolução de conflitos abaixo deve ser indicado pelo Núcleo de Prática Jurídica para ajudar Marco ?
		
	 
	Conciliação
	
	Adjudicação
	
	Mediação
	
	Arbitragem
	
	Negociação
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601240797)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A literatura jurídica aponta algumas causas que levam à obstrução das vias do acesso à justiça e ao distanciamento cada vez maior entre o Judiciário e seus usuários. Assinale a opção que NÃO está correta :
		
	
	A morosidade dos processos, seu custo, a burocratização na gestão dos processos, gera certa complicação procedimental.
	 
	O distanciamento entre o Judiciário e seus usuários não incentiva a litigiosidade latente, nem acarreta a busca de vias alternativas violentas.
	
	A falta de informação e de orientação para os detentores dos interesses em conflito.
	
	A linguagem formal utilizada pelo Judiciário que impede a compreensão das pessoas sobre o que está ocorrendo no andamento do  processo.
	
	A formalidade do processo que leva a procedimentos complicados e prolongados.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601686803)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas a seguir: I - O processo de negociação comporta os interesses explícitos e implícitos de seus negociadores. Nessa perspectiva, o assunto velado é o real valor do produto a ser negociado. Esse valor se altera na medida da necessidade que cada um dos negociadores tem em relação ao item a ser negociado. II A capacidade de mapeamento dos interesses presentes em uma negociação compõe um dos elementos que, indicam a qualificação superior de um bom negociador. III A ideia visual do iceberg serve para definir a diferença entre posições e interesses. A ponta do iceberg é a posição de cada parte na negociação (fácil de ver); mas o interesse mais profundo fica escondido sob a água. IV- A técnica do loop-feedback consiste na repetição da informação recebida seguida de uma explanação sobre como a ideia está sendo interpretada, requisitando-se, então, a confirmação da outra parte em relação à interpretação oferecida. Assinale:
		
	
	Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	 
	Se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	Se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
	
	Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601274592)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para que a confidencialidade na mediação seja preservada é necessário
		
	
	que as partes não se comuniquem
	
	que os advogados não participem
	
	que os árbitros dirijam o procedimento
	 
	que ocorra em um local reservado
	
	que os mediadores sejam conciliadores
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601809915)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Consoante a Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias, assinale a opção correta, quanto à competência para atuar como mediador.
		
	
	Poderá atuar como mediador extrajudicial a pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto
com o Ministério da Justiça.
	
	Poderá atuar como mediador judicial ou extrajudicial a pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
	
	Poderá funcionar como mediador judicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se.
	
	Poderá funcionar como mediador judicial ou extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se.
	 
	Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601694313)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pela teoria geral dos sistemas, que adota a abordagem sistêmica como forma de resolver os problemas, uma das estratégias, como técnica de mediação, é a visão. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Visão é olhar para o todo para entender como as partes se relacionam
	
	Visão é dividir os problemas em partes menores para facilitar o entendimento
	
	Visão é a utilização de analogia; uso de solução antigas, em problemas similares, mas com alguma adaptação
	
	Visão é estabelecer uma ordem nas posições e interesses das partes , quando é feito o resumo
	
	Visão é identificar todas as partes do sistema
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601694315)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Pela teoria geral dos sistemas, que adota a abordagem sistêmica como forma se resolver os problemas, uma das estratégias, como técnica de mediação, é a divisão. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Divisão é olhar para o todo para entender como as partes se relacionam
	
	Divisão é a utilização de analogia; uso de solução antigas, em problemas similares, mas com alguma adaptação
	
	Divisão é identificar todas as partes do sistema
	
	Divisão é analisar o todo e determinar uma solução
	 
	Divisão é dividir os problemas em partes menores para facilitar o entendimento

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais