Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II
	Simulado: CCJ0011_SM_201703113594 V.1 
	Aluno(a): CLEITON DA CONCEIÇÃO NETO
	Matrícula: 201703113594
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 24/10/2017 16:08:22 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703876456)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Levando-se em consideração a teoria do risco administrativo, usada para disciplinar a responsabilidade patrimonial do Estado, analise as alternativas a seguir:
I. A responsabilidade do Estado é subjetiva, estando condicionada à demonstração de culpa ou dolo do agente público.
II. A culpa exclusiva da vítima, o caso fortuito e força maior são causas excludentes da responsabilidade do Estado.
III. As autarquias estão sujeitas a normas constitucionais relativas a responsabilidade patrimonial do Estado.
É (são) afirmativa(s) verdadeira(a) somente
 
		
	 
	III.
	 
	II e III.
	
	I e II.
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas.
	
	I e III.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703208183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB /CESPE)- Quanto à responsabilidade extracontratual do Estado, assinale a opção correta.
		
	
	A vítima de dano causado por ato comissivo deve ingressar com ação de indenização por responsabilidade objetiva contra o servidor público que praticou o ato.
	
	Não há responsabilidade civil do Estado por dano causado pelo rompimento de uma adutora ou de um cabo elétrico, mantidos pelo Estado em péssimas condições, já que essa situação se insere no conceito de caso fortuito.
	 
	Prevalece o entendimento de que, nos casos de omissão, a responsabilidade extracontratual do Estado é subjetiva, sendo necessário, por isso, perquirir acerca da culpa e do dolo.
	
	Proposta a ação de indenização por danos materiais e morais contra o Estado, sob o fundamento de sua responsabilidade objetiva, é imperioso que este, conforme entendimento prevalecente, denuncie à lide o respectivo servidor alegadamente causador do dano.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703724872)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a responsabilidade civil do Estado, segundo entendimento dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta:
		
	
	O suicídio do preso sob custódia do Estado não caracteriza obrigação do Estado indenizar a não ser que fique provada a desídia da vigilância dos presos.
	 
	O oficial da polícia à paisana que se envolve em tiroteio em transporte público, com resultado morte de passageiro, obriga o Estado a indenizar a vítima ou sua família no caso de morte.
	
	O preso fugitivo que volta a cometer crime, a qualquer tempo após a sua fuga, caracteriza obrigação do Estado indenizar na modalidade de responsabilidade objetiva.
	
	As prestadoras de Serviço Público responderão de forma subjetiva caso a vítima seja usuária do serviço e objetiva caso a vítima não seja usuária do serviço.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703317930)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
O Município Y promove o tombamento de um antigo bonde, já desativado, pertencente a um colecionador particular. Nesse caso,
		
	
	o proprietário fica impedido de alienar o bem, mas pode propor ação visando a compelir o Município a desapropriar o bem, mediante remuneração.
	 
	o proprietário do bem, mesmo diante do tombamento promovido pelo Município, poderá gravá‐lo com o penhor.
	
	o proprietário pode insurgir‐se contra o ato do tombamento, uma vez que se trata de um bem móvel.
	
	o proprietário poderá alienar livremente o bem tombado, desde que o adquirente se comprometa a conservá‐lo, de conformidade com o ato de tombamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703891720)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em determinado município do Brasil, o prefeito foi indagado por um grupo de cidadãos e proprietários de terras a respeito da legalidade ou não de utilização de parte de suas terras para atender à demanda específica da administração municipal, quando de determinada seca que atingiu vários municípios limítrofes. Mesmo ¿autorizando¿ o uso das terras e seus poços, os cidadãos queriam receber uma espécie de aluguel pelo tempo de uso do imóvel. Em resposta, o prefeito informou que não há necessidade de ¿autorização¿ prévia, ou mesmo qualquer tipo de anuência, pois o instituto da REQUISIÇÃO nada prevê sobre tais solicitações. Em complemento, informou ainda que 97 o máximo que poderia haver seria uma indenização posterior, se comprovado efetivo dano aos proprietários. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/seca/2015-02-24/duas-cidade-da-grande-sp-sepreparam-para-tomar-pocos-de-agua-particulares.html ( caso meramente ilustrativo) Considerando o texto acima, bem como a legislação e doutrina específica sobre o tema, marque a opção que melhor analisa a resposta do prefeito.
		
	
	Parcialmente correta. Não há autorização necessária, mas não se trata de requisição e sim aluguel social.
	 
	Correta. Não há necessidade de autorização. Pode haver indenização posterior mediante comprovação do dano.
	
	Parcialmente correta. Princípio da supremacia do interesse privado da propriedade diz que deve haver autorização, mas existe sim possibilidade de indenização posterior ao ato e mediante comprovação de dano
	
	Incorreta. Trata-se de ocupação temporária.
	
	Incorreta. Não há necessidade de autorização prévia, e nem indenização, mas sim possibilidade de aluguel prévio.

Outros materiais