Buscar

Lembrete de desenho técnico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lembrete de desenho técnico
1 - É a forma de representar as medidas de um objeto, imprescindível para o engenheiro indicar a verdadeira grandeza. Em muitas ocasiões, o observador que está interpretando o desenho não dispõe de uma régua para medir e, mesmo que dispusesse, a apresentação da medida facilita o trabalho, fornecendo imediatamente a informação necessária. Essa técnica de representação é denominada.... Assinale a alternativa CORRETA: R: COTAGEM
2 – Cotagem - Assinale a alternativa CORRETA: R: As cotas de localização definem a posição que o elemento ocupa na peça.
3 - O desenho técnico possui os seguintes conceitos.... Assinale a alternativa INCORRETA: R: É uma forma de expressão da arte abstrata
4 - Esse tipo de representação consiste em imaginar e representar a peça partida ou quebrada, mostrando os detalhes internos. Dessa forma, deixa de ser necessário o uso de linhas ocultas, na maioria dos casos. Essa técnica de representação é denominada.... Assinale a alternativa CORRETA: R: Desenho em corte.
5 - Aponte uma vantagem que NÃO pode ser considerada no CAD (Desenho assistido por computador): R: Possibilidade de uso independente de treinamento e com facilidade de manipulação comparável a um programa computacional de edição de texto, por exemplo.
6 - Na indicação da escala, o numeral à esquerda dos dois pontos representa as medidas.... Assinale a alternativa CORRETA: R: Do desenho técnico.
7 - Na representação da perspectiva isométrica do círculo partimos da perspectiva isométrica do/da: R: Quadrado auxiliar.
8 - Em qual plano de projeção é representada a vista superior? R: Horizontal
9 - Em qual plano de projeção é representada a vista lateral? R: Lateral.
10- O desenho técnico NÃO PROJETIVO pode representar.... Assinale a alternativa CORRETA: R: Cálculos algébricos, desenhos de gráficos, diagramas, etc.
11 - De qual posição do observador é representado no plano de projeção vertical? Assinale a alternativa CORRETA: R: De frente.
12 - A linha contínua estreita irregular e à mão livre ou em ziguezague representa a/o... Assinale a alternativa CORRETA: R: Linha de ruptura.
13 - A linha contínua estreita, com setas nas extremidades representa a/o... Assinale a alternativa CORRETA: R: Linha de cota.
14 - O engenheiro deve se basear em algumas regras gerais para dispor as cotas de tal forma que elas não prejudiquem a clareza do desenho. São regras gerais de cotagem .... Assinale a alternativa INCORRETA: R: A seta da linha de cota não deve tocar a linha de
Extensão.
15 - O tamanho do desenho técnico, em escala natural, é sempre .... Assinale a alternativa CORRETA: R: Igual ao tamanho real da peça.
16 - Quando o corte é representado na vista lateral esquerda, as indicações do plano de corte podem ser feitas nas vistas.... Assinale a alternativa CORRETA: R: Frontal e superior.
17 - Corte total é aquele que.... Assinale a alternativa CORRETA: R: Atinge a peça em toda a sua extensão.
18 - Quando a posição de qualquer superfície de um objeto está em qual situação, em relação aos planos normais projeção, é recomendável utilizar a vista auxiliar? Assinale a alternativa CORRETA: R: Inclinada.
19 - O engenheiro deve se basear em algumas regras gerais para dispor as cotas de tal forma que elas não prejudiquem clareza do desenho. São regras gerais de cotagem.... Assinale a alternativa INCORRETA: R: Os algarismos (cotas) devem estar centralizados, encostados na linha de cota, ou seja, tocando-a
20 - O tamanho do desenho técnico, em escala de ampliação, é sempre.... Assinale a alternativa CORRETA: R: Maior que o tamanho real da peça.
21 - Assinale a alternativa CORRETA: R: As cotas de localização definem a posição que o elemento ocupa na peça.
22 - O círculo, em perspectiva isométrica, tem sempre a forma parecida com a/o: R: Elipse.
23 - Para desenhar a perspectiva isométrica do cilindro partimos da perspectiva isométrica do: R: Prisma auxiliar.
24 - Em qual plano de projeção é representada a vista frontal? R: Vertical.
25 - A linha tracejada representa a/o: R: Aresta e contorno não visível. 
26 - A linha estreita, formada por traços e pontos alternados, representa a/o: R: Eixo de uma peça ou detalhe da peça / a simetria de uma peça ou de um detalhe.
27 - O engenheiro deve se basear em algumas regras gerais para dispor as cotas de tal forma que elas não prejudiquem a clareza do desenho. São regras gerais de cotagem.... Assinale a alternativa INCORRETA: R: Os algarismos (cotas) devem estar centralizados, encostados na linha de cota, ou seja, tocando-a.
28 - Considera-se que a geometria descritiva foi criada por... Assinale a alternativa CORRETA: R: Gaspar Monge
29 - A perspectiva representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira a transmitir a ideia de profundidade e relevo. Qual perspectiva é a mais utilizada em desenho técnico mecânico e dá a ideia menos deformada do objeto? Assinale a alternativa CORRETA: R: Isométrica.
30 - O desenho com esse tipo de coordenada é executado, digitando o símbolo @ na frente da coordenada, ou seja, @ X, Y. Esse tipo de coordenada é a... Indique a alternativa CORRETA: R Relativa cartesiana.
Dissertativa: Desenhar, à mão livre na folha de reticulado ortogonal, as três vistas do desenho em perspectiva abaixo. Além disso, realizar cotas da peça, de detalhes e de localização dos detalhes, adotando valores aleatórios.

Outros materiais

Outros materiais