Buscar

3 avaliando de dieto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506580731)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"A formação da Placa de Ateroma na parede dos vasos sanguíneos, bem como suas consequencias clínicas (Infarto do Miocardio e Acidente Vascular Encefalico) associam-se intimamente com determinados fatores de risco cardiovascular, como hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, diminuicao do HDL-c, Hipertensão Arterial Sistemica, Diabetes Mellitus e Obesidade". Assinale a alternativa que indica os fatores nutricionais que podem aumentar o LDL - colesterol.
		
	
	Excesso de peso e ingestão de ácidos graxos poli-insaturados.
	 
	Colesterol dietético e ingestão de ácidos graxos saturados.
	 
	Perda de peso e consumo de fibra insolúvel.
	
	Consumo de esteróis e fibras alimentares.
	
	Nenhuma das alternativas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505628999)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As causas modificáveis do Diabetes Tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física. Portanto, não é de surpreender que mudanças positivas no estilo de vida, quando realizadas, sejam tão efetivas na prevenção e controle do diabetes tipo 2. A única opção que NÃO deve ser seguida como orientação a ser dada aos pacientes sobre alimentação e atividade física é que a:
(   ) ingestão diária deve conter de 50 a 60% de carboidratos, a maior parte em forma complexa; para tanto, os pacientes devem ser encorajados a comer alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais;
(   ) perda de peso é recomendada para todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade;
(   ) ingestão diária deve conter no máximo 30% de gorduras, sendo não mais de 7% sob a forma de ácidos graxos saturados; não exceder a 200 mg/dia de colesterol;
(   ) abordagem primária para alcançar a perda de peso é apenas a redução da ingestão calórica, sendo importante salientar que perdas modestas de peso da ordem de 10% a 20% trazem benefícios metabólicos significativos
		
	 
	V, V, V, F
	
	V, V, F, F
	
	F, V, F, V
	
	V, V, V, V
	
	F, V, V, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505634367)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os mecanismos fisiopatológicos relacionados à Síndrome Metabólica estão se tornando cada vez mais freqüente, estando este aumento diretamente proporcional ao aumento da prevalência de obesidade. Assinale a resposta que define parâmetros utilizados para definição da Síndrome Metabólica.
		
	
	Circunferência da cintura ≥ 102 cm em homens e ≥ 80 cm em mulheres; Triglicerídeos ≥ 110mg/dL; LDL ¿col. < 40mg/dL em mulheres e < 50 mg/dl em homens; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 110mg/dL
	
	IMC > 30 kg/m2; Triglicerídeos ≥ 150mg/dL; Colesterol total. < 40mg/dL em mulheres e < 50 mg/dl em homens; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 110mg/dL
	
	Circunferência da cintura ≥ 94 cm em homens e ≥ 80 cm em mulheres; Triglicerídeos ≥ 110mg/dL; HDL ¿col. < 40mg/dL em mulheres e < 50 mg/dl em homens; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 110mg/dL
	
	Circunferência da cintura ≥ 94 cm em homens e ≥ 80 cm em mulheres; Triglicerídeos ≥ 100mg/dL; HDL ¿col. < 40mg/dL em mulheres e < 50 mg/dl em homens; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 150mg/dL
	 
	Circunferência da cintura ≥ 94 cm em homens e ≥ 80 cm em mulheres; Triglicerídeos ≥ 150mg/dL; HDL ¿col. < 40mg/dL em homens e < 50 mg/dl em mulheres; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 100mg/dL
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506601859)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O índice glicêmico (IG) fornece uma avaliação da qualidade dos carboidratos contidos no plano alimentar indicado para pessoas com Diabetes Mellitus. Na prática, seu uso revela algumas limitações e tem suscitado controvérsias entre os especialistas em diabetes. Sobre a aplicação do índice glicêmico no tratamento nutricional de pessoas com diabetes, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
(   ) O IG deve ser usado como estratégia primária de tratamento nutricional para diabetes.
(   ) O uso do IG é controverso uma vez que, nos estudos realizados até agora, não se observa redução da hemoglobina glicada após uso de dietas com baixo IG.
(   ) São exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico: feijões, massas, arroz parboilizado, cevada, aveia, quinoa e frutas, como maçã, pera, laranja e ameixa.
(   ) Para diminuir a resposta glicêmica da ingestão dietética, alimentos com alto índice glicêmico podem ser substituídos por alimentos de baixo índice glicêmico, sobretudo quando consumidos de maneira isolada.
(   ) A quantidade e a qualidade do carboidrato consumido afetam a resposta glicêmica, bem como a observação do índice e carga glicêmica e podem oferecer benefícios adicionais quando o total de carboidratos da refeição é contabilizado.
		
	
	V F V F V
	
	V V V F V
	 
	F F F V V
	
	F V F V F
	
	V F F V V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506480455)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A crescente incidência das Doenças Cardiovasculares (DCV) no último século incrementou a busca incessante para descobrir os fatores de risco (FR) relacionados ao seu desenvolvimento. Ainda que a genética e a idade tenham importância nesta evolução, há muitos outros fatores de risco que podem ser influenciados por modificações no estilo de vida, de forma a reduzir os problemas cardiovasculares e a aumentar a sobrevida de pacientes portadores ou em risco de coronariopatias. De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os fatores de risco mais relevantes no panorama da saúde cardiovascular no Brasil são: tabagismo, hipertensão arterial sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus, Obesidade e Dislipidemias. O tratamento não medicamentoso para minimizar estes fatores está relacionado com a mudança comportamental e a adesão a um plano alimentar saudável.
Com base no texto, avalie cada uma das afirmações a seguir como Verdadeira (V) ou Falsa (F).
(   ) Para a avaliação bioquímica das concentrações de triacilglicerol, a coleta de sangue deverá ser realizada após jejum de 12 horas, assim como também deve ser realizado para o cálculo do colesterol da LDL (LDL-C).
(   ) O consumo regular de ácidos graxos saturados, como o ômega 3, reduz os triglicerídios séricos, melhora a função plaquetária e promove ligeira redução na pressão arterial de pacientes hipertensos.
(   ) O HDL-C baixo: é caracterizado pela redução do HDL-C (homens < 40 mg/ dl e mulheres < 50 mg/dl) isolada ou em associação ao aumento de LDL-C ou de triglicérides (TG).
(   ) O maior consumo de frutas e vegetais ricos em flavonoides pode reduzir o risco para DCV, por sua ação antioxidante na LDL-C e da modesta atividade antiplaquetária e anti-inflamatória.
		
	 
	F - F - V - V
	
	V - V - F - F
	
	F - F - V - F
	
	F - V - V - F
	 
	V - F - F - V

Outros materiais