Buscar

AVALIANDO PATOLOGIA JOELMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502409116)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3) O alcoolismo está associado à causa de esteatose hepática alcoólica, degeneração celular que pode evoluir e levar à cirrose e até ao câncer hepatocelular. A respeito da esteatose hepática, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	trata-se de uma deposição anormal de triglicerídeos no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos claros que, em casos extremos, pode transformar o fígado num órgão amarelo, mole e gorduroso.
	
	trata-se de uma deposição anormal de proteínas no citoplasma dos hepatócitos, formando vacúolos protéicos bem corados pela eosina.
	
	trata-se de um acúmulo anormal de água no citoplasma dos hepatócitos, que se tornam células edemaciadas, com membrana plasmática enfraquecida que pode romper-se.
	
	trata-se de uma liberação anormal das enzimas ácidas contidas nos lisossomos dos hepatócitos, determinando a degradação de proteínas citosólicas fundamentais para a as funções celulares das células do fígado.
	
	trata-se de um acúmulo anormal de melanina no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos marrom-escuros ou pretos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502410107)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o ateroma é correto afirmar:
		
	
	É uma doença da camada íntima das veias sistêmicas
	
	Pode gerar um fortalecimento da parede vascular e formação de aneurisma
	 
	Doença da camada íntima das artérias sistêmicas
	
	As complicações compreendem um aumento do fluxo sanguíneo
	 
	É uma doença que acomete a camada íntima das artérias e veias sistêmicas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503092974)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O aumento ou multiplicação das fibras musculares ocorre por 2 processos: hipertrofia e hiperplasia. Sabemos que as fibras musculares são de 3 tipos e tem morfologia, tipo de contração e localização diferentes. Elas aumentam por 2 processos: hipertrofia e hiperplasia. Assinale a alternativa que contenha a descrição do que ocorre na hiperplasia.
		
	 
	Ocorre o aumento do número de células, por meiose
	 
	Ocorre o aumento do volume da fibra muscular
	 
	Ocorre retenção da linfa que causa o aumento da fibra
	 
	Ocorre o aumento dos receptores da acetilcolina
	 
	Ocorre o aumento do número de células, por mitose
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502416560)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a III Diretriz sobre tratamento do infarto agudo do miocárdio (disponível em Arq. Bras. Cardiol. v.83 n.4 suppl.4, 2004) o ácido acetil salicílico (AAS) está indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contra-indicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). É considerado o anti-agregante plaquetário de eleição a ser utilizado no IAM, tendo sido demonstrado, pelo estudo ISIS-2 (Second International Study of Infarct Survival), que reduz a mortalidade em 20%, isoladamente, quase tanto quanto a estreptoquinase. Além disso, tem ação sinérgica com o próprio fibrinolítico, levando a associação de ambos os medicamentos a um decréscimo de 42% na mortalidade. A dose recomendada é de 160 mg/dia a 325 mg/dia, devendo a 1º dose ser utilizada de forma mastigável quando da chegada do paciente ao hospital, ainda antes da realização da eletrocardiografia. O mecanismo de ação do AAS está relacionado à inibição do tromboxano A2 (TXA2) que é um eicosanóide indutor da agregação plaquetária e potente vasoconstrictor, sendo produzido pelas plaquetas através do metabolismo do ácido araquidônico. A cicloxigenase é a enzima fundamental nesse metabolismo. O ácido acetil salicílico (AAS) bloqueia de forma irreversível a cicloxigenase. Assim a ação de inibição plaquetária do AAS dura por toda a vida da plaqueta, que é de 7 a 10 dias. Em longo prazo pode ocorrer uma diminuição na contagem das plaquetas (trombocitopenia). Dentro desse contexto, por que pacientes que recebem a orientação de fazer uso crônico de AAS são orientados a supender a medicação antes da realização de qualquer tipo de intervenção cirúrgica, inclusive as dentárias?
		
	
	Porque correm o risco de desenvolver edema durante o procedimento cirúrgico.
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma isquemia e infarto durante o procedimento cirúrgico.
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma tromboembolia durante o procedimento cirúrgico.
	 
	Porque correm o risco de desenvolver uma intensa hemorragia durante o procedimento cirúrgico.
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma trombose durante o procedimento cirúrgico.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502448119)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os contraceptivos orais agem inibindo a ovulação. Há boas evidências de que estas substâncias estão relacionadas com tromboembolismo. Mulheres que usam estes contraceptivos tem 3 vezes mais chances de ter trombose venosa e de tromboembolismo pulmonar. Desta forma, podemos afirmar que o contraceptivo:
		
	
	Acelera batimentos cardíacos
	 
	Altera o mecanismo de coagulação, potencializando este fenômeno
	
	Provoca apoptose do tecido ovariano
	
	Causa necrose do ovário
	
	Causa necrose caseosa pulmonar
	1a Questão (Ref.: 201502412480)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas a seguir e responda: Quais destes são fatores relacionados com a extensão do edema no processo lesivo? I - Número de células danificadas; II - Extensão das hemorragias primária e secundária; III - Tipo de célula danificada; IV - Alteração da permeabilidade.
		
	
	I e IV
	
	I, II e III
	 
	I, II, III e IV
	
	I, II e IV
	
	II, III e IV
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502407190)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre distúrbios circulatórios é incorreto afirmar que:
		
	
	Mergulhadores podem sofrer embolia gasosa se retornarem muito rápido à superfície porque o nitrogênio que estava dissolvido em seu sangue pela pressão se transforma em bolhas de gás.
	 
	Se um trombo oclui totalmente a artéria pulmonar a circulação colateral do órgão supre esse problema não ocorrendo maiores consequências.
	
	Pessoas hipertensas podem apresentar edema devido ao aumento da pressão hidrostática do sangue.
	
	Crianças desnutridas podem ter edema generalizado, pela baixa concentração de proteínas em seu plasma.
	
	O choque hipovolêmico pode ocorrer após hemorragias, queimaduras ou graves diarreias.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502410591)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito de distúrbios da circulação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta. I. Os distúrbios circulatórios estão relacionados com alterações que acometem a irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico. II. Alterações no fluxo e trocas na composição sanguínea são exemplos de patogêneses para trombose. III. A embolia é caracterizada pela obstrução vascular por corpos estranhos que se aderem à parede do vaso sanguíneo. IV. Edema significa acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Estão certos apenas os itens:
		
	
	I e III.
	
	I, II e III
	
	II e III.
	 
	I, II e IV
	
	I e II.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502416513)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Idosos com insuficiência vascular, principalmente insuficiência venosa crônica e diabéticos comumente desenvolvem ulcerações como as úlceras da perna ou varicosas por estase venosa, que se não forem cuidadas adequadamente, tais feridas evoluem cronicamente. O prejuízo no retorno venoso é um importante fator que contribui para a estase venosa e piora do quadro clínico. As feridas antigas, de difícilcicatrização e doloridas, causam muitos prejuízos aos idosos. Como eles passam a viver em função das feridas, sentem vergonha de conviver com as pessoas, não caminham e podem desenvolver um quadro de depressão. Atualmente a Estratégia Saúde da Família conta com uma equipe multidisciplinar que atende a todas as famílias inscritas, realizando visitas domiciliares periódicas. A equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e psicólogos exerce um papel imprescindível no manejo desses pacientes e da família. Além dessa atuação da ESF temos vários Serviços de Saúde que desenvolvem atividades de grupo voltadas aos portadores de úlcera varicosa. É importante destacar que além de tratar os ferimentos, a equipe deve ensinar aos idosos e seus familiares a forma adequada de se fazer a assepsia do ferimento e os curativos. No processo de tratamento a participação da família é fundamental, pois muitas vezes os familiares desconhecem o problema ou têm medo de cuidar do paciente. Um ponto que merece destaque é a nutrição adequada dos idosos. Sabemos que a anorexia e a perda de peso são manifestações sitêmicas dos processos inflamatórios. A deficiência de vitamina C, proteínas e zinco na dieta contribuem para o prejuízo na cicatrização de feridas. Sobre os processos inflamatórios crônicos e ulcerações podemos firmar que: I A anemia é comum em portadores de inflamções crônicas e é desencadeada pela desnutrição e pelas citocinas atuantes em nível renal que inibem a eritropoietina. II A presença de infecção devido à má assepsia dos ferimentos dificulta a cicatrização. III Curativos mal feitos podem agravar os ferimentos e proporcionar a proliferação microbiana. IV O estado catabólico dos pacientes com processos inflamatórios é caracterizado pelo aumento da lipólise e da proteólise. Assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	 
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações, I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação IV é verdadeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502407191)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à morte e necrose tecidual, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A necrose caseosa ocorre em casos de tuberculose.
	 
	A apoptose, ou o suicídio celular, representa uma grave lesão ao organismo, já que representa a morte celular.
	
	A medição de enzimas intracelulares encontradas no plasma pode ajudar no diagnóstico de infartos, hepatites e envenenamentos.
	
	A necrose de liquefação é comum em tecidos com poucas proteínas, onde a lise enzimática prevalece em relação à coagulação proteica. É comum no cérebro.
	
	A necrose de coagulação é comum em infartos e se deve basicamente a deficiência de aporte sanguíneo e consequentemente de nutrientes e oxigênio. Nesse caso, predomina a coagulação de proteínas sobre a lise celular.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais