Buscar

1 Trabalho Libras

Prévia do material em texto

1
Questão 1 
O que é bilinguismo surdo? Seguindo a proposta de Mackey (1972) que sugere que o sujeito bilíngue vai além de saber duas ou mais línguas. Marque a alternativa correta.
Peso: 1.0
    B) O bilinguismo deve ser visto como um todo, considerar o grau, função, alternância e interferência das línguas. 
2 Questão 2
A sigla Libras significa:
 B) Língua Brasileira de Sinais 
3 Questão 3
Nos estudos de fonologia da Libras, os estudos apontam que um sinal é construído por um princípio básico de três parâmetros que são: A configuração de mão, movimento e a locação. Portanto, uma locação seria o
E) lugar onde esse sinal é produzido. 
4 Questão 4
Nos estudos sobre gramática da Libras, os sinais DESCULPA e VERDE podem ser realizados
E) no mesmo local e com o mesmo movimento, porém com a configuração de mão diferente.
5 Questão 5
A Resolução nº 04/2009 que estabelece sobre o AEE (Atendimento Educacional Especializado), apresenta que deve ser em três momentos o ato didático-pedagógico, quais são?
C) Deve acontecer o AEE para ensino da Libras, o AEE em Libras e o AEE para o ensino da língua portuguesa.
6 Questão 6
O que significa a sigla Libras e TILS
Libras ¿ Língua Brasileira de Sinais / TILS ¿ Tradutor/intérprete de Libras.
7
Questão 7
A Lei 10.436/02 estabelece que o sujeito surdo, deva ser bilíngue, utilizando duas línguas. Dessa forma, fica evidente que existe uma língua e cultura específica para a Comunidade Surda, que para fins clínicos são classificados como uma pessoa com deficiência _____________.
A alternativa cujas a palavra completa corretamente a lacuna da frase acima é
C) Auditiva/Surdez 
Questão 8
As diferentes pesquisas são essenciais para compreender mais sobre as Línguas de Sinais, que podem dar pistas linguísticas, de comportamento social e outras que ajudem a aprimorar o ensino e atendimento para a comunidade surda.
 D) Dessa forma, as pesquisas sobre Literatura Surda e a Cultura Surda são objetos interessantes, já que investigam o humor, a poesia e a literatura infantil para surdos.
9
Questão 9
O conceito de “Continuo” no bilinguismo, discutido por Grosjean (1994) estabelece que:
I - Este conceito é uma variável importante para ser considerada na educação de surdos, já que o bilinguismo é peça fundamental para pensar a educação bilíngue.
II - Seria de explicar sobre os bilíngues sem habilidade de alternar as línguas, mas que possuem uma proficiência baixa em uma das línguas em alguns contextos de comunicação.
III - seria que o bilíngue possui habilidade de alternar as línguas em diferentes contextos e domínios de uso, portanto os bilíngues podem apresentar-se de formas diferentes a partir de suas experiências com as línguas.
Quais alternativas estão corretas:
Apenas a I. 
10
Questão 10
Nos estudos de bilinguismo a colaboração dos pesquisadores Chin e Wigglesworth (2007) é de extrema importância, pois um assunto de grande discussão é sobre a idade de aquisição da língua. Os pesquisadores propõem uma distinção entre bilíngues precoces e bilíngues tardios. Marque a alternativa correta que se refere aos conceitos: bilíngues precoces e bilíngues tardios.
 B) Os bilíngues precoces são caracterizados por serem indivíduos submetidos a duas línguas antes da adolescência, ao passo que os bilíngues tardios são aqueles submetido à segunda língua após a adolescência.

Continue navegando