Buscar

exercicios de direito Administrativo

Prévia do material em texto

No contxto da respnsabilidade civil do estado, apresente cinco caracteristicas fundamentais do modelo adotado pelo brasil.
Em regra a reponsabilidade civil do Estado decorre de atos administrativos e de atos legislativos ou jurídicos. A responsabilidade decorre tanto por ação como por omissão do Estado, tanto por atos licitos quanto por atos ilícitos. E objetiva do Estado e subjetiva do agente.
No contexto da intervençao do Estado na propriedade privada apresente cinco cartacteristicas fundamentais do instituto da desapropriação.
É ato discricionario, É oneroso, não executavel, configura forma de aquisião originária da propriedade, necessário procedimento formal
Características da servidão 1- A natureza jurídica é a de direito real, 2- inside sobre bem imóvel, 3-Carater de definitividaade (perpetua), 4-Em regra não há indenização exceto se houver perigo., Inexistencia de autoexecutoriedade só decorre de acordo ou decisão judicial
No tocante a intervenção do Estado na propriedade privada, explique as fases do procedimento de desapropriação.
1) Fase declaratoria, por meio de declaração de utilidade publica o poder público manifesta o seu interesse na futura desapropriaçao, informando que o bem apontado atende as necessidades públicas, definindo qual a finalidade que será dada a propriedade após a sua aquisição pelo ente estatal. A declaração pode ser feita por ato do legislativo ou pelo chefe do executivo, (presidente da republica).
2) fase executória, é o momento de pagar o valor da indenização, fixado efetivando a entrada do poder publico na possse do bem, sendo que a execução pode ser feita pela via adminisstrativa mediante acordo do valor a ser pago entre o Estado e o proprietario. Porém a execução pela via judicial é feita a desapropriação quando não ouve acordo do valor a ser pago entre proprietario e o Estado.
Obs. 3 Formas de desapropriação especial, urbana, rural e confisco.
Desafetação e afetação 
Caso determinado bem esteja sendo utilizado para uma finalidade publica, diz-se que está afetado a determinado fim publico. Ex.: uma praça, como bem de uso comum do provo, se estiver sendo utilizada pela população, será considerada um bem afetado ao fim publico; um prédio em que funcione uma repartição publica é um bem de uso especial, afetado ao fim público. caso o bem não esteja sendo utilizado para qualquer fim público, diz-se que está desafetado. Ex.: um imóvel do Município que não esteja sendo utilizado para qualquer fim é um bem desafetado; um veículo oficial inservível, estacionando no pátio de uma repartição, é um bem desafetado. 
Modalidade de intervenção:
Intervençao Supressiva, o Estado transfere para si a propriedade de terceiro suprimindo o direito de propriedade antes existente, em causa de necessidade publica.
Intervenção restritiva, o Estado impoe restrições econdicionamento ao usoda propriedade pelo terceiro sem tirar lhe o direito de propriedade.
Tredestiação, acontece quando houver o desvio de finalidade do bem desapropriado ex. Desapropriação para construção de uma escola, porém foi mudado a destinaçao de escola para hospital, nesse caso será licito porque irá atender o interesse publico
No ambito da responsabilidade civil em que consiste a Teoria do risco administrativo. Esta teoria responsabilza ente publico objetivamente pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, porém a responsabilidade pode ser afastada, excluida, caso haja a falta de alguns dos elementos como: conduta, dano, nexo decausalidade.
Em face da legislação referente aos servidores públicos civis federais, escolha e explique duas formas de provimento, nos termos da lei 8112/90.
Nomeação: Cargo Efetivo: pressupõe a aprovação em concurso público de provas ou de provas e Títulos.
Promoção: é a elevação de um Servidor de uma classe para outra dentro de uma mesma carreira.
Nomeação: pressupõe a aprovação em concurso público de provas ou de provas e Títulos.
Recondução: é o retorno ao cargo anteriormente ocupado
Quais as possíveis atividades aadministrativas 	
	
Poder de polícia é a atividade estatal de condicionar a liberdade e a propriedade dos particulares ajustando-as aos interesses coletivos.São características do poder de polícia: ser realizado privativamente por autoridade pública 
Polícia administrativa se caracteriza por uma função preventiva impedir as ações que venham a causar dano à coletividade. A policia judiciária tem a função de punir os infratores da lei penal.
Fomento é uma atividade administração a qual intervem no domínio econômico dando incentivos aos particulares mediante a aplicação de recursos financeiros, buscando promover o desenvolvimento econômico e social.
Serviços públicos 
servidão

Continue navegando