Buscar

TRABALHO DA FACULDADE a importância da escola com agente socializadora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução 
A escola é uma instituição social, que tem como objetivo principal, garantir aos sujeitos o direito de socialização, ou seja, prepará-los para o mundo. A escola que tem o papel de tornar processualmente os seres humanos, em humanos. É esta instituição que deve preparar o indivíduo para o mundo profissional e a sua prática na sociedade.
O Estado é o principal mecanismo que assegura essa educação. Independente das condições históricas, econômicas, políticas e sociais do indivíduo. Ele tem o direito de ser socializado.
Quando falamos em escola e educação, não podemos deixar de falar da importância do papel do professor na formação do cidadão. E ele quem tem o papel de conduzir o aluno, transmitindo e ensinando da melhor forma possível. 
Desenvolvimento
 A educação é a responsável pela tarefa de humanizar os seres humanos, historicamente e socialmente, Isto é um processo continuo de conscientização que objetivamente integra o indivíduo a sociedade, essa evolução tem início quando o indivíduo chega ao mundo, o mesmo já encontra a sua volta inúmeras influências. O papel dos pais na educação é de extraordinária importância para a formação integral do educando, pois os filhos espelham-se nos atos dos genitores para construir modelos de personalidade e caráter para a própria vida.  Mas é na escola que o indivíduo desenvolve socialmente em todas as áreas de sua vida. A partir daí o indivíduo conhece e interpreta a realidade social e atua sobre ela, assim ele faz parte da construção da sociedade em que está inserida. 
A educação é fundamental na vida do homem, sendo que ela deve ser garantida pelo Estado através de ações e políticas publicas que assegurem o seu bom funcionamento na melhoria da qualidade de vida da população. Políticas públicas é o Estado em ação, através de programas que auxiliem na qualidade total da educação, beneficiando não somente uns, mas toda a sociedade. Nessa perspectiva o Estado deve assumir seu papel visando o fortalecimento da educação. É dever do Estado, assegurar que a educação beneficie a todos, auxiliando no cumprimento de suas respectivas obrigações, além de dar suporte no que for necessária ao pleno desenvolvimento da educação, de modo que o trabalhador possa ter igualdade nas condições de vida e de oportunidades, proporcionando o seu estado bem estar social.  
Embora em períodos históricos anteriores, a família tenha sido a principal responsável pela formação dos sujeitos para a integração na sociedade, hoje a escola é uma instituição nova, que atua na sociedade moderna; se responsabilizando pela formação humana para este novo modo de organização da vida social. Contudo, família e escola atuam em parceria. O professor é um parceiro de visão e experiência na construção do conhecimento, assumindo o seu papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, e deve ser uma fonte de motivação para o aluno. Os mestres e a própria instituição educacional têm como objetivo imprimir a cultura, mas não apenas. Também têm como desígnio ajudar o jovem a desenvolver a capacidade de criar suas próprias formas de cultura; promover ao jovem o desenvolvimento das habilidades pessoais para que ele mesmo seja capaz de cogitar sobre o que lhe é transmitido, de aceitar, mas acatar com espírito crítico, independência, liberdade e consciência
Considerações finais
Esse trabalho nos deu um olhar novo ao ambiente escolar, num ponto visto critico e ao mesmo tempo esclarecedor. Vivenciamos experiências inovadoras, que nos trouxeram a realidade da nossa sociedade, da educação, e do sistema escolar. Os pais entregam seus filhos em nossas mãos e confiam no desempenho do nosso trabalho, para que despertemos neles o gosto pelo aprender, as crianças e adolescentes necessitam de modelo para se construírem na sua liberdade e serem autônomos. Apesar de Atualmente a falta de tempo da maioria dos pais, impor à escola toda a responsabilidade em relação à educação dos alunos podemos ver que não pode ser desse modo. Por mais que a escola se encoraje e tenha consciência da sua função, ela jamais poderá suprir a família.

Outros materiais