Buscar

Atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva 
O Direito Positivo consiste em um conjunto de todas as regras e leis que regem a vida social. Sendo fruto da sociedade, ela exige aos cidadãos normas que mantenham o ordenamento social, as relações interpessoais e a segurança necessária para a construção de uma sociedade justa. 
O desejo da sociedade influencia no cumprimento da justiça, contudo, tem que ser sempre analisada para não ferir os princípios do direto natural, inerente de todo o cidadão. A Constituição federal é um exemplo de Direito Positivo, que se limita as normas escritas e legisladas, no entanto, tudo que tem força normativa na sociedade, acaba se tornando uma norma, como por exemplo os costumes. 
O Direito Objetivo e Direito Subjetivo tem uma importância muito grande, pois protege os direitos individuais frente ao Poder Público na aquisição de um bem comum. O Direito Objetivo são as regras jurídicas imposta no país, em uma determinada época. O Direito Subjetivo é a capacidade de para a defesa dos interesses individuais, cumprindo as normas jurídicas. 
Ainda sobre o Direito Positivo, ele se divide em três ramos: Direito público, que rege as normas relacionadas ao Estado; Direito privado, que tratam as questões jurídicas de interesse particular e Direito Difuso, que são os direitos de dever indivisível, cujos titulares não podem ser especificados. São os fatos que determinam a ligação entre essas pessoas, cujos direitos não podem ser partidos. 
A divisão proposta pelas doutrinas é de certa forma ultrapassada, porque a cada dia é possível perceber a ligação das as áreas cujo são ditas separadas, devido ao auge da globalização. Portando, sendo essa divisão meramente ilustrativa, pois em muitos casos, tende-se de buscar em várias doutrinas para alcançar o entediamento. 
Por conta dessa interação entre as doutrinas judiciárias, é que surge o Neoconstitucionalismo, que propõe-se a valorizar o direito constitucional, fazendo com que ele exerça força maior em todo o ordenamento jurídico. 
Por conseguinte, a divisão do Direito Positivo não é mais viável, sendo que em inúmeras situações, os ordenamentos jurídicos têm que se unir, pois com a globalização, um único ramo do direito já não pode solucionar novas situações isoladamente e precisa de apoio em outros ramos jurídicos para então o direito ser eficaz

Outros materiais