Buscar

Cap 2 Classificação da atividade industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cap.- 2 - Classificação da atividade industrial
http://alunosonline.uol.com.br/geografia/classificacao-atividade-industrial.html
A classificação da atividade industrial segmenta o setor secundário da economia e serve de atributo para a organização de análises socioeconômicas e espaciais.
A classificação da atividade industrial é realizada com base em um critério predeterminado e visa à diferenciação e agrupamento dos tipos de indústria existentes para, assim, possibilitar uma melhor compreensão da forma como o setor da economia estrutura-se. Entre esses critérios, os principais são o tipo de atividade realizada, a finalidade dos bens produzidos, o setor de atuação e outros.
2.1. CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE ACORDO COM A FINALIDADE
Esse é o tipo mais comum de classificação da atividade industrial e é bastante empregado em descrições e análises econômicas e geográficas da sociedade. Nela as indústrias são divididas em bens de produção, de capital e de consumo. Os dois primeiros tipos são genericamente chamados de indústrias de base.
a) Indústrias de bens de produção: são aquelas que produzem matérias-primas a partir da transformação de algum elemento natural, ou seja, o produto por elas fabricado não é direcionado ao consumo, mas sim a outras fábricas. A produção de alumínio a partir da transformação da bauxita é um exemplo desse tipo de atividade industrial. Outro exemplo é a produção de ferro gusa a partir do minério de ferro. 
b) Indústrias de bens de capital: são aquelas que fabricam maquinários e equipamentos em geral utilizados por outras indústrias ou no sistema agrícola mecanizado, chamado de agroindústria. Esse tipo de fábrica costuma exigir um alto grau de conhecimento técnico e de domínio tecnológico, sendo considerado um ramo estratégico da economia de qualquer país. Como por exemplo as indústrias que fabricam Tornos automáticos, Prensas, Colheitadeiras. 
c) Indústrias de bens de consumo: são as fábricas propriamente ditas, que transformam alguma matéria-prima em mercadoria, havendo, assim, o imediato direcionamento para o setor terciário. Elas podem ser divididas em indústrias de bens duráveis, que envolvem aqueles materiais como computadores, móveis, eletrodomésticos, automóveis, entre outros; e também em indústrias de bens não duráveis, tais como medicamentos, alimentos, bebidas, calçados, cosméticos, roupas etc.
2.2.- CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE ACORDO COM O TIPO DE ATIVIDADE
a) Indústria extrativa: são aquelas que operam a partir da extração de algum recurso natural, geralmente não renovável, a exemplo dos minerais, do petróleo ou de alguns tipos de vegetais, como a borracha extraída da seringueira e que é posteriormente processada na indústria.
b) Indústria de transformação: são aquelas que operam a partir da transformação de algum recurso natural extraído ou de outro recurso já transformado. Envolve a maior parte das indústrias. São exemplos: indústrias siderúrgicas, fabricantes de pneus, indústrias químicas etc 
2.3. CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE ACORDO COM O SETOR DE ATUAÇÃO
a) Indústria energética: voltada para a produção de energia ou de combustíveis. Como por exemplo produtora de energia elétrica, produtora de gasolina e álcool.
b) Indústria alimentícia: voltada para a produção de alimentos e bebidas. Como por exemplo as fabricantes de cerveja, chocolates, feijão, arroz etc.
c) Indústria da construção civil: inclui toda a atividade de construção de prédios, residência e até a estrutura física de outras fábricas.
d) Indústria bélica: voltada para a produção de armamentos e veículos utilizados em conflitos para fins estratégicos.
e) Indústria informacional: também chamadas de “fábricas sem chaminés”, operam na produção de softwares, aplicativos e também na produção de equipamentos (hardwares) em que esses itens são utilizados, como os computadores, smartphones e outros.
Existem inúmeros outros exemplos de indústrias classificadas conforme o setor de atuação, como a indústria aeronáutica, a naval, a automotiva, a farmoquímica, entre outras.
2.4. CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADE ECONÔMICA – 
Temos também a classificação oficial que determina qual a alíquota que a organização é classificada e é denominada de CNAE: Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Em função da área de atuação a organização recebe um código de classificação que define o seu grupo de atividade, o seu grau de risco e a constituição da sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Tal classificação é encontrada na NR 5 – da Lei 6.514, de 22-12-1977, Portaria nº 3,214, de 8-6-1978. 
2.5. CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A RESOLUÇÃO CONAMA 237/1977	
Outro tipo de classificação é aquela gerada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) segundo a Resolução 237 de 1977, que segue o tipo de atividade de cada organização. Apresentada no Anexo II – CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS.
 	
Por Rodolfo F. Alves Pena

Outros materiais