Buscar

Comércio INternacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina – Economia Internacional 
Curso: Administração
FAD – 8º semestre letivo / 2017 – Turno: Noite
Prof. Norberto Devulski Verderame
Economia Internacional
Parte da Teoria Economia que estuda as relações entre os países, as quais envolvem transações com mercadorias, serviços e moeda
Trocas
Na pré-história, as trocas ocorriam entre habitantes da mesma tribo. Com a evolução do relacionamento humano, o campo de ação das trocas ampliou-se, sucessivamente, para as cidades, nações e, finalmente para o mundo.
Com a evolução do relacionamento humano e principalmente com a divisão do trabalho, o comércio conheceu grande crescimento.
Comércio Internacional
A troca, nos dias atuais, ultrapassou as fronteiras, tornando-se o Comércio Internacional. Ele é como uma via de mão dupla. Isso porque as vendas ao exterior são representadas pelas exportações e as compras, pelas importações.
Além da divisão do trabalho, outros fatos tornaram o comércio internacional uma necessidade:
Desigual distribuição dos minérios em nosso planeta. O que existe em abundância em um país, inexiste em outros.
Diferenças de solos e climas, que diversifica a produção agrícola dos países.
Diferença nos estágios de desenvolvimento econômico
Economia Internacional e Interdependência entre as nações
A interdependência existe de longa data. Hoje ela é mais significativa.
Não só o comércio se tornou internacional. Também outros atos humanos, relacionados com a atividade econômica, não respeitam as fronteiras nacionais, formando um conjunto de atividade que constituem a Economia Internacional.
Portanto, ela é mais abrangente e engloba as exportações e importações, prestação de serviços, transferências unilaterais e movimentos de capitais.
O progresso dos meios de transporte – tornando-os mais rápidos, seguros e econômicos, permitiu o desenvolvimento muito grande da economia internacional. Em paralelo houve o progresso dos meios de comunicação, transformando o mundo de hoje em uma aldeia global.
Segundo Peter Drucker, com a Internet, a distância foi eliminada e hoje existe apenas uma economia e um mercado, com a Internet já não há fronteiras e as empresas precisam tornar-se transnacionais ou multinacionais.
Importação – O que se compra no exterior
Se importarmos, geraremos desempregos. Se produzirmos, geraremos empregos. Então, por que importar?
A Europa necessita da borracha da Ásia, do petróleo do Oriente Médio e, mesmo com sua agricultura invejável, para seu conforto importa café, chá e cacau.
Em decorrência das diferenças geográficas (clima e solo), os países têm suas produções em função do custo menor. Assim, é melhor ao país B produzir café e ao país A produzir trigo. Por meio do comercio internacional, B adquire trigo de A e vende café a A.
A importação ainda pode ser conveniente porque permite ao país comprador adquirir uma mercadoria de alta tecnologia, obtida por meio de caríssima pesquisa e de muitos anos de experiência.
É o caso de produtos farmacêuticos. O país comprador poderá com o passar dos anos, produzir este produto, mas neste espaço de tempo comprará de quem já dispõe da mercadoria pronta.
Muitas vezes é mais barato comprar do que produzir.
Exportação - O que se vende ao exterior
Devemos exportar? É comum se ouvir: O governo deveria proibir a exportação de tal produto porque não o temos em quantidade suficiente para o consumo interno. Na verdade, a falta de uma mercadoria pode ocorrer por causas estruturais ou conjunturais
Causa conjuntural – É aquela que ocorre eventualmente e não se repete. Na agricultura, seria uma seca ou geada ou até mesmo uma inundação. Na indústria seria uma greve.
Causa estrutural – A deficiência é permanente. Praga que destrói plantações. Guerras que destroem todo o parque industrial. Crescimento do consumo interno sem aumento da produção
Liberdade Econômica x Protecionismo
O protecionismo é um mecanismo usado pelos governos dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa
Mecanismos Protecionistas: 
- Aumento da carga tributária sobre a importação de gêneros agrícolas e manufaturados;
- Criação de diversas regras e normas para a entrada de produtos estrangeiros;
- Utilização de subsídios para baratear os produtos nacionais.
Nos dias atuais, o protecionismo perdeu força e é considerada uma prática econômica desleal. A OMC – Organização Mundial do Comércio regula o comércio internacional, visando combater práticas comerciais protecionistas. Mesmo assim, muitos países ainda usam o mecanismo do subsídio principalmente na área agrícola, como forma de proteger os agentes econômicos nacionais
� PAGE \* MERGEFORMAT �1�

Outros materiais