Buscar

av aprendizado 3 ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUÁRIA

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUÁRIA
	
	
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 25/10/2017 11:53:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603670996)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No arranjo geral dos portos, normalmente se podem distinguir três partes componentes: o canal de acesso, o anteporto e o porto propriamente dito, com sua bacia de evolução e instalações de acostagem. O canal de acesso liga as profundidades existentes em alto mar às profundidades dos berços de atracação dos portos, permitindo a entrada dos navios nas instalações aquaviárias dos portos. O anteporto é área marítima onde os navios fundeiam quando entram no porto, aguardando a permissão para atracação. O porto é onde se encontram as instalações de acostagem dos navios, próximo às quais se estende a bacia de evolução das embarcações que atracam no porto. Essa última área serve às manobras dos navios na atracação e desatracação. Considerando as informações acima, tem-se como correta a afirmação:
		
	
	O cálculo das dimensões da largura de fundo do canal de acesso é função do calado da embarcação tipo e dos tipos de cargas transportadas.
	
	A dimensão ótima de uma bacia de evolução consiste numa área circular cujo diâmetro é igual ao comprimento da embarcação-tipo.
	 
	Instalações de acostagem são estruturalmente dimensionadas, considerando-se a velocidade de atracação de navios em condições de carregamento máximo.
	
	O regime de ventos não é considerado na definição da orientação ideal para canais de acesso portuário.
	
	Para trafegar no canal de acesso e nas bacias e atracar no cais, o navio conta com o trabalho do prático, que é um membro da tripulação especializado nesse tipo de manobra.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602997433)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Processo de retirada ou destruição de pedras ou rochas submersas, que impedem a plena navegação, readequando o canal de acesso e a bacia de evolução do local. Estamos falando de:
		
	 
	Dragagem
	 
	Derrocagem
	
	Balizamento
	
	Assoreamento
	
	Sucção
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603578142)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Medida vertical da profundidade que cada navio está submerso na água. Tecnicamente, é a distância da lâmina de água até a quilha do navio.
		
	
	Fundeio
	 
	Calado
	
	Doca
	
	Derrocagem
	
	Amplitude
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602952616)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Logo ao chegar em um porto, os navios necessitam de um local abrigado, onde seja possível receber a visita das autoridades portuárias (Receita Federal, Polícia Federal - Imigração, Vigilância Sanitária, etc.), e a partir de onde possam ser manobrados para atracação no berço designado. Este local é denominado:
		
	
	Área de acostagem
	 
	Área de fundeio
	
	Canal de Acesso
	
	Atracadouro
	
	Bacia de Evolução
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603642872)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em geral as instalações portuárias necessitam por vezes de Construções erguidas sobre o mar servindo à ligação com um cais avançado, a fim de permitir que embarcações carreguem e descarregem cargas e possam realizar a passagem de pessoas e veículos. Diante do exposto, estamos falando sobre?
		
	
	CAIS EM L
	
	MOLHE
	 
	PIER
	
	DOLPHINS
	
	DARSENA

Outros materiais