Buscar

citaoes tcc

Prévia do material em texto

Ainda, para Wallon, o desenvolvimento da afetividade será para toda a vida,
ligada ao conhecimento, numa sucessão de acrescentar e acrescentar, conforme
assim define:
A partir daí, a história da construção da pessoa será constituída por uma sucessão pendular de momentos dominantemente afetivos ou dominantemente cognitivos, não paralelos, mas integrados. Cada novo momento terá incorporado as aquisições feitas no nível anterior, ou seja, na outra dimensão. Isto significa que a afetividade depende, para evoluir, de conquistas realizadas no plano da inteligência, e vice-versa. (TAILLE, 199,p.90)
Para Celso Antunes “brincando a criança desenvolve a imaginação, fundamenta afetos, explora habilidades e, na medida em que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas.” E ainda afirma:
Brincar favorece a auto-estima, a interação com seus pares e, sobretudo, a linguagem interrogativa, propiciando situações de aprendizagem que desafiam seus saberes estabelecidos e destes fazem elementos para novos esquemas de cognição. (ANTUNES, 2004, p. 32)
A partir desses materiais é possível construir um plano de aprendizagem onde as crianças interagem, desenvolvem sua afetividade, como nos diz Antunes:
Deve haver cuidado especial em despertar na criança a curiosidade para observar e descobrir semelhanças e diferenças entre objetos, pessoas, plantas, animais e aparelhos e para discutir com outras crianças suas escobertas, assumindo e expressando seus sentimentos. (ANTUNES, 2004, p. 37)
a autoestima elevada, tarefa que não é fácil, mas temos de fazer a nossa
parte, como educadores, como já dizia Antunes:
[...] O pensamento criativo, a sociabilidade e a arte de fazer, manter e administrar amizades, a consciência essencial do ser e das coisas, as bases do pensamento lógico, a abertura infinita das inteligências, a plenitude das capacidades cognitivas, emocionais e motoras, o sentido da independência, o verdadeiro espírito de iniciativa, a sensibilidade para identificar, analisar e resolver problemas, a criação de hipóteses, a segurança na expressão de sentimentos e opiniões, o controle do corpo e a imagem positiva de si mesmo que fundamenta a auto-estima, se constroem nos primeiros anos de vida, com o auxílio de professores preparados e em ambientes seguros. (ANTUNES, 2004, p. 42)
A atitude do professor reflete na atitude do aluno, cada palavra e cada gesto são significativos, no que Freire assim se manifesta:
Às vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor. O que pode um gesto aparentemente insignificante valer como força formadora ou como contribuição à do educando por si mesmo. [...] (FREIRE, 1996, p. 19)
a educação integral, priorizando a aprendizagem. Essa educação integral que se fala não é, necessariamente a de dois turnos, mas ao atendimento integral às necessidades físicas, psicológicas e mentais das crianças. Reporto-me, também, ao que diz Paulo Freire:
[...] Como ser educador, sobretudo numa perspectiva progressista, sem aprender, com maior ou menor esforço, a conviver com os diferentes? Como ser educador, se não desenvolvo em mim a indispensável amorosidade aos educandos com quem me comprometo e ao próprio processo formador de que sou parte? Não posso desgostar do que faço sob pena de não fazê-lo bem. Desrespeitando como gente no desprezo a que é relegada a prática pedagógica não tenho por que desamá-la e aos educandos. (FREIRE, 1996, p. 27)
Também para Wallon (2007, p. 90), “[...] o primeiro comportamento psíquico da criança é do tipo afetivo [...]”, assim, conforme ele se manifesta, a afetividade da criança se diferencia da afetividade do adulto, sendo, inicialmente, necessária a troca, a presença do outro, em “manifestações somáticas e pura emoção”, depois, com a “função simbólica”, e pelo desenvolvimento da linguagem, incorpora-se a “nutrição afetiva”, através do “toque e da entonação da voz”, acrescentando: “[...] em educação, pode ser pensado como uma forma muito requintada de comunicação afetiva” e concluindo assim:
O ser humano foi, logo que saiu da vida puramente orgânica, um ser afetivo. Da afetividade diferenciou-se, lentamente, a vida racional. Portanto, no início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da primeira. (TAILLE, 1992, p. 90)
Yves de La Taille, assim se manifesta sobre afetividade:
Quando se trata de analisar o domínio dos afetos, nada parece haver de muito misterioso: a afetividade é comumente interpretada como uma "energia", portanto como algo que impulsiona as ações. Vale dizer que existe algum interesse, algum móvel que motiva a ação. O desenvolvimento da inteligência permite, sem dúvida, que a motivação possa ser despertada por um número cada vez maior de objetos ou situações. Todavia, ao longo desse desenvolvimento, o princípio básico permanece o mesmo: a afetividade é a mola propulsora das ações, e a Razão está a seu serviço. (TAILLE, 1992, p. 65)
Para Wallon, citado por Heloysa Dantas a Teoria da emoção:
Na psicogenética de Henri Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Ambos se iniciam num período que ele denomina impulsivo-emocional e se estende ao longo do primeiro ano da vida. Neste momento a afetividade reduz-se praticamente às manifestações fisiológicas da emoção, que constitui, portanto, o ponto de partida do psiquismo. (TAILLE, 1992, p. 85)
Ser professor não é uma simples tarefa, ao contrário, é uma tarefa que requer, além do conhecimento, amor e habilidade. Ser professor não é simplesmente ser o autor da transmissão de algum tipo de saber para seus alunos. O papel do professor é muito mais amplo e acaba por ultrapassar esta mera transmissão de conhecimentos. Ou seja:
[...] bons professores têm uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloquência as informações em sala de aula. Os professores fascinantes ultrapassam essa meta. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos para educar melhor. Para eles, cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo com necessidades peculiares [...]. (CURY, 2003, p.57). 
Dantas (1990, p.60) diz que “o desenvolvimento é inaugurado pela afetividade e não pela inteligência.” E complementa dizendo que “a transcrição entre o estado orgânico do ser e a sua etapa cognitivo- racional, só pode ser atingida através da mediação dos elementos culturais e sociais”. Desta forma, o sujeito, “só aprende dentro de um vínculo afetivo”.
Galvão (1995, p.76), firmado nas idéias de Wallon, complementa dizendo que é “graças à coesão social provocada pela emoção que a criança tem acesso a linguagem, instrumento fundamental da afetividade intelectual.”

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes