Buscar

Atividade II da AD2 2017 2º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2 2017/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Orientações para a atividade:
Esta etapa da AD2
 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”.
 
Esta atividade
 está relacionada com as aulas 6
 
a 9
 e vale 
5
,0 pontos.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao
s
 tutor
es
 a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até
 
08/10/2017
).
Envie o arquivo em formato 
doc
 ou 
pdf
.
Não deixe para p
ostar a atividade no último dia.
Com base nas aulas 1 a 5, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 5,0 pontos.
Questão 1: Taylor, no início do século XX, já demonstrava sinais de preocupação com o que ele denominava "_________________". O desperdício nas atividades produtivas fruto do uso ineficiente dos recursos ____________, da desqualificação da _______________ e da prática da “_____________” pelos trabalhadores era, segundo Taylor, um dos fatores determinantes da ________ da produção industrial naquela época. A produção industrial nesse cenário tornava-a ______________ para atender às crescentes demandas de produtos no mercado em crescimento. 
Questão 2: Fordismo refere-se ao nome do profissional que mais influenciou na criação do sistema de ________________ , o norte-americano ________________, fundador da Ford Motor Company. Determinado e ambicioso, buscou incessantemente a contínua redução dos ________________________ dos veículos produzidos pela Ford, trabalhando com intercambialidade de ______________ e de peças, e, principalmente, com a padronização de ___________________, ferramentas e produtos. 
Questão 3: As fábricas modernas tornaram-se montadoras, pois ______________ a produção de todos os componentes e peças dos produtos que vendem. Assim, o processo de ____________________ é o mais adequado em face do grande número de fornecedores especializados que atuam no setor automobilístico. Com isso, as empresas reduziram drasticamente seus _________ operacionais e tiveram ganhos expressivos de _____________. 
Questão 4: O modelo fordista de produção em massa tem três elementos-chave:
1) a linha de ____________________;
2) o abastecimento através das linhas auxiliares;
3) as linhas de _______________________. 
Questão 5: A General Motors deu início à __________________ de sua linha de produtos com diferentes _________. Cada marca de carro era destinada a um _____________ específico de mercado. Ao contrário da estratégia de _________________ de Ford, a estratégia da General Motors baseava-se na _________________ de mercados. 
Questão 6: O surgimento da sociedade industrial foi um fato marcante no ____________ . A fábrica apareceu como novo templo da ___________ e locus do trabalho _____________, da linha de montagem ______________, da produção em série responsável pelo _____________________. 
Questão 7: Com a acirrada concorrência, provocada pelo aumento das ______________ de empresas europeias e ______________, a hegemonia norte-americana enfraqueceu e o modo de produção em massa – modelo de pujança econômica – cedeu lugar ao sistema de produção __________ ou o Sistema __________ de Produção (STP). 
Questão 8: a) As fábricas automobilísticas fordistas produziam grande parte dos componentes que compõem um carro. Com a transição para um novo modelo de produção, essa forma verticalizada de produção passa a ser substituída pela __________________, por meio de ____________ com os fornecedores – as fábricas de autopeças. 
b) Também ocorreu uma redução da ______________ das decisões na alta administração, com consequente aumento de ____________ das _________________ no chão de fábrica. A padronização perde espaço para a _____________ e o menor _______. Desaparecem os desperdícios típicos das fábricas fordistas, bem como os grandes estoques. É a filosofia toyotista de ____________ e _____________. 
Questão 9: A estratégia do sistema ______________ é detectar quais e quantos são os defeitos e, assim, adotar medidas seguras para eliminá-los. Trata-se de uma prevenção de defeitos por meio de métodos estatísticos, e não por ___________ , como utilizado anteriormente, com o objetivo de reduzir ao máximo o índice de _____________. 
Questão 10: No processo que utiliza a customização em massa, o objetivo é fornecer _____________ e _______________ através de um processo de produção flexível e ______________. Isto significa que são produzidos diversos tipos de produtos destinados a segmentos ______________ de clientes. 
Questão 11: No sistema Toyota, os fornecedores podem ser empresas formalmente separadas ou podem ser membros do mesmo _____________ (um grupo de empresas ligadas por esquemas de participação acionária nas diversas empresas – cross share holdings). A empresa controladora trata as empresas fornecedoras como _____________, em vez de empurrar umas contra as outras. 
Questão 12: _______________ ou ___________ – significa um processo ________________ em que o operador tão somente inspeciona; a interferência __________ ocorre apenas quando o defeito é ____________. Nesse caso, a linha de produção é paralisada até o problema ser resolvido. Por isso, costuma-se dizer que ocorre uma transferência da inteligência humana para uma ____________, diferentemente da automação no fordismo, em que a máquina, para funcionar, precisa do operador. 
Questão 13: Ao visitar os Estados Unidos nos anos 50, Taiichi Ohno, da Toyota Motors, criou o conceito de ____________ ao se deparar com a forma ágil de ___________________ das prateleiras dos gigantescos supermercados americanos, nas quantidades exatas e com os produtos desejados pelos clientes (RIFKIN, 2004, p. 99). Esse sistema tende a reduzir os __________, eliminando os ___________, reduzindo __________________, adquirindo _________ ou ________________ necessárias para a fabricação ou venda do produto no momento de passar ao cliente. 
Questão 14: No começo dos anos 1800, surgiram os primeiros sindicatos, para proteger os salários dos ____________. Os sindicatos foram cerceados, inicialmente, sendo apenas tolerados na ______________, e sua aceitação ocorreu lentamente. Em 1875, todas as restrições aos sindicatos haviam sido levantadas na Inglaterra, e em 1884, na França. Na Alemanha foram declarados ilegais em 1869, por ___________. Em 1890, foram ______________ (MAXIMINIANO, 2000, p. 149). 
Questão 15: Karl Marx fez uma profunda crítica ao ____________, que considerava a maior causa da _______________ da humanidade. Descreveu a ____________ como sendo de importância central para os demais aspectos da existência humana. Passou a se dedicar inteiramente a atividades que procuravam melhorar as condições de vida dos ________________. 
Questão 16: Um antropólogo australiano radicado nos Estados Unidos e professor das Universidades da Pensilvânia e de Harvard chamado _______________, tornou-se o fundador do movimento das ____________________. Este movimento surgiu como contraponto à Teoria Clássica de Administração, centrada nas ideias de ________, _______ e seus seguidores, e tornou-se a base para a Teoria das ___________________. 
Questão 17: O ____________________ é a possibilidade de trabalhadores que recebam atenção especial apresentarem um desempenho melhor simplesmente por terem recebido essa atenção: uma interpretação dos estudos realizados por _______________ e seus colegas (STONER, & FREEMAN, 1994, p. 31). 
Questão 18: Follett dedicou grande atenção ao estudo do ____________________ nas organizações. Identificou três tipos de ____________ organizacional: o ______________________, exercido pelo grupo sobre seus membros; o _____________________,exercido individualmente por cada indivíduo; e o _____________________________________, exercido tanto pelo grupo quanto pelo indivíduo. 
 
Questão 19: Follett indica a maneira mais eficaz de exercer autoridade – “_______________ o ato de dar ordens” –, o que é obtido através do que ela denomina “________________________”. São as decisões que devem ser tomadas porque as circunstâncias assim o exigem, e não porque o chefe assim o quer. Essa é a _____________________. 
Questão 20: Para Weber, o modelo burocrático busca uma organização altamente ___________, pois dispõe de normas e regras, __________________, hierarquia de cargos, funcionários _____________ e _______________. Existe, portanto, a valorização de uma organização __________ que atinge seus objetivos. 
Questão 21: A burocratização não diz respeito somente à organização _________. Embora ___________ tenha elaborado o conceito de _____________ com base em sua _________________, ele usou o conceito também de modo mais abrangente, englobando as demais ____________________ além da ______________________. 
Questão 22: Segundo o pensamento weberiano, as duas principais organizações burocráticas do capitalismo são as ____________________ burocráticas e o ____________________ burocrático moderno. É importante destacar que Weber enfatizou a necessidade de uma burocracia _____________ forte e atuante – um _____________ burocrático capaz de alavancar o _________________ de um país. O que ele não poderia prever era o “gigantismo da ____________________” gerando a ______________ no processo de gestão ______________. 
Questão 23: Para Weber, o entendimento do exercício do _______ e da ______________ demanda a análise dos conceitos de:
• ______________ – capacidade de justificar o exercício da autoridade;
• ______________ – ação de justificação do poder;
• ______________ – relação de poder na qual o governante-dominador acredita ter o direito de exercer o poder e os dominados consideram sua obrigação cumprir as ordens. 
Questão 24: Eisenstadt denominou ______________ o fenômeno que ocorre quando a organização ________________ amplia as suas atividades e expande o seu poder para fora dos seus domínios. Ele analisou o fenômeno da burocratização e da _________________. 
Questão 25: Durante a Segunda Guerra Mundial, alguns exércitos, com o objetivo de melhorar o desempenho de seus batalhões, estabeleceram como estratégia a criação de _________________. Os grupos militares participantes foram denominados __________________ formadas para um fim específico, durante um determinado intervalo de tempo. Assim, as equipes eram formadas e dispersas quando necessário.

Outros materiais