Buscar

Modelo plano de aula

Prévia do material em texto

NOME: 
RU: 
POLO: 
	Disciplina: Língua Portuguesa
	Série/ano: 8º ano
	Duração da aula: 4 aulas
	
	Conteúdo
	Objetivos
	Estratégia
	Recursos
	Avaliação
	Linguagem formal e informal
	- Estabelecer relações entre linguagem formal e informal.
- Construir um dicionário de internetês.
- Potencializar o uso da tecnologia para o estudo sobre linguagens.
- Compreender as diferentes situações e adequações do uso da linguagem.
	- Primeiramente os alunos, juntamente com o professor, realizarão a leitura, compreensão e debate do texto: “Como está o seu internetês?”, que será realizada com a projeção em datashow.
- Em seguida o professor solicita aos alunos para que formem grupos de 4 estudantes, e escrevam sobre o que pensam quanto a linguagem usada nas redes socais.
- Ainda nos grupos, utilizando seus celulares, farão uma pesquisa quanto a linguagem que eles mesmos usam em seus celulares, nas redes sociais, elencarão as palavras que consideram que estão inadequadas, para posteriormente produzir o dicionário de internetês.
- Após a reflexão o professor fará a explicação sobre os usos da linguagem.
- Para findar a atividade, o aluno copia do seu celular (rede social) uma conversa e a reescreve de acordo com a norma culta. 
	- Data show
- Celular
- Caderno, lápis e caneta.
	A avaliação se constitui em um processo emacipatório e visa subsidiar o professor para o planejamento das próximas aulas. Durante do o processo de realização das atividades os educandos serão observadas e avaliadas no que diz respeitos a assimilação de conteúdos e o empenho e participação na realização das atividades.
	Referências (caso tenha utilizado alguma fonte de pesquisa):
Small Beatriz, Como está o seu internetês?. Disponível em:https://www.tecmundo.com.br/twitter/2467-como-esta-o-seu-internetes-conheca-a-linguagem-utilizada-no-mundo-online.htm Acesso em 05/07/17.

Outros materiais