Buscar

Avaliando aprendizado ECA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, das crianças e adolescentes, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades destes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o ECA:
		
	
	
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos completos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos incompletos).
	
	 Certo
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, adotada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
	
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos incompletos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos completos).
	 Gabarito Comentado
	
	
	2.
	
		O termo "direito da criança e do adolescente" contempla uma interpretação ampla, sendo assim, é correto afirmar que:
		
	
	
	 Certo
	Aplica-se a todos os conteúdos que embasaram ou venham a embasar direitos de crianças e adolescentes.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no ECA.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no Código Penal.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na CF.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	3.
	
		Assinale a assertiva que corresponde à doutrina que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	
	 Certo
	da proteção integral
	
	
	da situação irregular
	
	
	da proteção parcial
	
	
	da situação de risco
	
	
	do direito penal do menor
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	
	
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	
	
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	
	 Certo
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
	
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	5.
	
		O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
		
	
	
	
	do bem comum.
	
	
	da cidadania.
	
	
	da municipalização.
	
	 Certo
	da prioridade absoluta.
	
	
	do peculiar desenvolvimento.
	 Gabarito Comentado
	
	
	6.
	
		Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos, é de responsabilidade:
		
	
	
	
	apenas do poder público.
	
	
	apenas do poder público, em parceria com a família.
	
	
	do próprio adolescente, a partir dos 16 anos de idade completos.
	
	 Certo
	da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.
	
	
	da própria criança ou do adolescente, não importa a idade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	7.
	
		Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, encontra fundamento nos princípios da:
		
	
	
	
	participação popular e fidelidade.
	
	
	dignidade da pessoa humana e legalidade.
	
	
	brevidade e excepcionalidade.
	
	 Certo
	prioridade absoluta e proteção integral.
	
	
	condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e eficiência.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	8.
	
		O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos fundamentais para a criança e o adolescente, dentre eles: I. direito à vida e à saúde; II. direito ao ensino, lazer e cultura III. direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Marque abaixo a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	 Certo
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais