Buscar

resumo pt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

*Qual objetivo da Moldagem anatômica: obter a reprodução geral da área chapeável, assim como avaliar as inserções musculares, verificar a necessidade de cirurgias pré-protéticas e obter o modelo de estudo.
*Modelo de estudo: observará as delimitações da área chapeável, onde será confeccionada a moldeira individual.
*Moldagem: ato de reproduzir em negativo os detalhes anatômicos e o contorno da área chapeável, por meio da ação dinâmica das estruturas relacionadas com a prótese.
*Molde: resultado de uma moldagem. Sempre deve analisar o molde a fim de encontrar ou não possível irregularidades do mesmo.
*Quais os requisitos para moldagem anatômica? 1-Deformação mínima dos tecidos de suporte, na moldagem anatômica; 2-Extensão da base da prótese, respeitando os limites anatomofisiológico; 3-Vedamentoperiférico funcional, contorno e espessura da borda da prótese; 4-Contato da borda da prótese com o rebordo.
ÁREA CHAPEAVEL: area que poderá ser recoberta pela prótese total. A importância da delimitação correta é porque a retenção e o conforto da prótese total estão diretamente ligados à extensão da área chapeável.
Maxila: Crista alveolar, rafe palatina, linha de vibração, fóvea palatina, tuber da maxila, espaço coronomaxilar, rugosidade palatina, fundo de vestíbulo labial, fundo de vestíbulo ou fundo de sulco, bridas, região do palato duro. 
Mandíbula: Freio do Lábio Inferio, Fundo de saco do vestíbulo labial, Freio labial inferior, Linha do fundo do saco do vestíbulo bucal, Linha oblíqua externa, Papila piriforme (fica em cima trígono-retro-molar), Linha oblíqua interna ou linha milo-hioidea, Assoalho da boca , Freio lingual até o início da linha oblíqua interna do outro lado.
*Zona principal: destinada a suportar a carga mastigatória, são áreas compressíveis, não reabsorvem com facilidade, é também a região que com o tempo sofre maior deformação. Na maxila (região posterior do rebordo e a área plana do palato duro)
Na mandíbula (região posterior de rebordo)
*Zona Secundária de suporte (estabilidade): ajuda a absorver a carga mastigatória, região com maior facilidade a reabsorção, capacidade de imobilizar a prótese no sentido horizontal. Maxila: zona não plana do palato duro, as vertentes do rebordo residual e a região anterior do rebordo residual.
Mandíbula: corresponde a região anterior de rebordo e vertentes ósseas.
*Zona de selado periférico: principal função é manter o vedamento periférico, para impedir que se quebrem as forças de adesão, coesão, tensão superficial e pressão atmosférica, fatores esses que auxiliam na retenção da prótese total. Corresponde ao vestíbulo dos maxilares em toda sua extensão, região de 2 a 3 mm de largura, sendo delimitadas por uma linha sinuosa que segue as inserções musculares até o limite de zona de transição,
*Zona de alívio: as regiões que devem ser selecionada para receber alívios na moldagem estão relacionadas ao grau de resiliência da fibromucosa, a presença de áreas retentivas e de regiões anatômicas para que posteriormente a prótese não cause nenhum incômodo ao paciente. Maxila: a papila incisiva, papila piriforme, rafe palatina mediana. Mandíbula: regiões afiladas do rebordo residual e forame mental nos casos de excessiva reabsorção. 
*Vantagens do alginato? Fácil manipulação, Baixo custo, Baixa deformação nos tecidos, Boa cópia, Permite reembasamento, Individualização.
MOLDAGEM COM ALGINATO: 1-seleção de moldeira, 2- individualização de moldeira, 3-delimitação do limite posterior da pt, 4- ato de moldagem
MOLDAGEM COM GODIVA: Resina termoplástica, Ideal para rebordos extremamente reabsorvido (afasta a musculatura), Comprimi e deforma os tecidos adjacentes, Auxilio de aparelho-60º, Reaproveitável. 
( alta fusão, amolecer com auxilio de aparelho-60º, comprimir sobre a área chapeavel).
MOLDAGEM COM SILICONA: Grandes alterações no rebordo, Individualiza a moldeira de estoque, Pesado e leve , Pode desinfetar-Hipoclorito de sódio 1% ou glutaraldeído2%,Não substitui a moldagem funcional, Alto custo. 
 
MOLDAGEM FUNCIONAL: realizada utilizando uma moldeira individual, seu principal objetivo desta está determinação dos limites da área chapeavel de acordo com fisiologia dos elementos anatômicos.
(Fazer alívios Nas regiões retentivas (rugosidades palatinas) Fazer cabos com 10 mm de altura.).
REQUISITOS: a moldeira individual deve ser rígida, não permitindo a deformação do material de moldagem.
MATERIAIS : 1-Resina acrílica autopolimerizavel, 2-Resina acrílica termopolimerizavel(DISTORÇÃO), 3-Resina composta fotopolimerizavel, 4-Placas de poliestireno.
RESINA ACÍLICA: 
LÍQUIDO: principal do líquido é o metacrilato de metila (monômero). Uma pequena quantidade de hidroquinona(inibidor)
PÓ: Composto por microesferas de polimetacrilatode metila (polímero). 
1-RAAQ (Resina Acrílica Ativada Quimicamente): uma substância química, normalmente uma amina terciária, atua como ativador da reação de polimerização. 
2 -RAAT (Resina Acrílica Ativada Termicamente): o calor(temperaturas próximas a 65˚C)atua como ativador da reação de polimerização.
3 -RAFA (Resina Acrílica Fotoativada): a irradiação por luz visível atua como ativador da reação.
Resina Acrílica (RAAQ):
1ºFase Arenosa: apresenta baixo escoamento e ganha brilho superficial por afloramento do excesso de líquido quando pressionada.
•2ºFase Fibrosa: misturam viscosa e aderente, fazendo com que na tentativa de manipulação apareçam inúmeros fios finos e pegajosos entre as porções resultantes.
•3ºFase Plástica: começa a escoar de modo homogêneo, torna‐se manipulável e sem aderência, sendo esta conhecida como fase de trabalho.
•4ºFase Borrachoide: escoamento da massa torna precário e apareçam características de recuperação elástica.
•5ºFase Rígida: Fase final, já polimerizou.
VANTAGENS RAAQ: 1-Resistência à tração, Fácil manuseio, Baixo custo para dentista, Tempo de trabalho suficiente, Estética, Reembasamento, Boa tolerância pelos tecidos de suporte. 
DESVANTAGENS: Baixa flexibilidade, Pouca resistência à deflexão e ao impacto, Baixa resistência transversal, Temperatura na polimerização.
Resina Acrílica (RAAT) :Composição: pó: poli (metacrilato de metila), peróxido de benzoila
liquido: metacrilato de metila, hidroquinonae amina terciária.
Reação de polimerização –iniciador: peróxido de benzoila
ativador do iniciador: amina terciária.
Vantagens: fase laboratorial menos trabalhosa, menor tempo para a obtenção das peças.
Desvantagens: adaptação mais pobre, presença de porosidade, menor resistência, maior quantidade de monômero residual.
Diferença entre RAAT e RAAQ–principal: método pela qual o peróxido de benzoila é dividido para produzir os radicais livres, as quimicamente ativadas tem menor contração de polimerização, com isso possui melhor adaptação dimensional. Próteses totais construídas com RAAQ geralmente mostram melhor adaptação do que com RAAT. Este fenômeno pode ser atribuído à sua baixa contração térmica. A contração de processamento de uma típica RAAQ é em torno de 0,26% enquanto que de uma RAAT é de 0,53%, fazendo com que a adaptação daquelas seja melhor.
PLACA DE POLIESTIRENO: Utiliza maquina plastificadora a vácuo, Deve possuir 3mm, Cabos de resina RAAQ.
VEDAMENTO PERIFÉRICO: Essa técnica consiste em permitir que os tecidos estabeleçam suas próprias relações de contato com o material de moldagem, modelando-o aos seus requerimentos funcionais.
Godiva de baixa fusão: 
1-Fluidez adequada para mínima pressão,2-Boa adesividade a moldeira, 3-Rigidez adequada após resfriada
4-Boa estabilidade dimensional, 5-resistência, 6-facilidade de operar
Aspecto adequado: espessura adequada, contorno arredondado,
Superfície lisa e fosca.
VP- REBORDO SUPERIOR: Espaço coronomaxilar, fundo de vestíbulo bucal, fundo de vestíbulo labial, freio labial, termino posterior (postdamming), arco do cupido.
VP- REBORDO INFERIOR: 1-Chanfradura do masseter,2-fundo do vestíbulo bucal, 3-fundo do vestíbulo labial, 4-fossa retoalveolar,5-flange sublingual e 6-freio lingual
MATERIAISDE MOLDAGEM: pasta de oxido de zinco e eugenol ou zincoeunólicas/pasta lysandra : anelástico e compressivo 
ELASTOMÊROS: mercaptana e poliéter 
 
BASE DE PROVA: É um plano de orientação, feitos em cera ancorados na base de prova. Serão realizados ajustes de acordo com as características biotipológicas do individuo para simular a presença de dentes. Desse modo dando previsibilidade do resultado final .
*são confeccionadas sobre os modelos obtidos das moldagens funcionais.
*Bases de prova prensadas são mais indicados em grandes defeitos ósseos ou áreas retentivas.
Provisória:
Quando feita com resina auto-polimerizável
1ªtécnica: moldagem inicial (alginato ou godiva), moldeira individual, moldagem funcional(pastazinco-enólicaoupoliéter), placa-base(seguem-se todos os passos até a montagem, prova final dos dentes, enceramento e prensagem da prótese).
2ªtécnica:moldagem inicial, placa-base (seguem-se todos os passos até a montagem, prova final dos dentes e enceramento), moldagem funcional e prensagem da prótese.
•Definita
Quando feita com resina termo-polimerizável (moldagem inicial, moldeira individual, moldagem funcional, enceramento da placa-base definitiva e prensagem (seguem-se todos os passos até a montagem, prova final dos dentes, enceramento e prensagem final da prótese)).
Linhas de refencias: 
Suporte de lábio( sentado 90º para visualizar a vista lateral, função de preenchido suporte de lábio.
 Altura incisal: função mostras a quantidade e incisivos em repouso 
Linha do sorriso (* paciente fazer sorriso máximo, * plano de fox que vai da plano oclusal, * curvatura de spee)
Corredor bucal( mostrar espaço entre a vestibular dos posteriores e comissura labial 
Linha média( dividir os arcos simetricamente, com fio trançado meio da testa, meio do filtro labial, e meio do mento)
Linha canino( bissetriz do ângulo entre asa do nariz e sulco nasolabial)
Espaço de prótese: espaço entre tuberosidade maxilar com espaço retromolar
Sindrome de kelly: 1- tuberosidade da maxila cresce superior, 2-região anterior reabsorve superior, 3- região posterior mandíbula reabsorve, 4- dentes superiores e inferiore com mobilidade (doença periodontal)
Protocolo de Branemarc: sup.- 6 a 8 implantes e inferior 4 a 6.
Métodos para preestabelecer DV?
métrico, fonético, estético e fisiológico.
Métodos para preestabelecer Rc? 
Manipulação, fisiológico, mecânico, método gráfico.

Outros materiais