Buscar

Tópicos especias em redes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Controle de fluxo
A camada de enlace de dados realiza o controle do estabelecimento da comunicação de dados sobre a camada física. É necessário portanto, que se tenha um protocolo para essa camada. Na camada de enlace de dados, segmenta-se os dados e envia-se os dados em blocos chamados quadros ou frames. Deve ser realizado o sincronismo do quadro, bem como seu controle de fluxo e controle de erro. O controle de fluxo assegura que o transmissor não sobrecarregue o receptor com dados, evitando o estouro da capacidade de armazenamento do buffer. Os dados são fragmentados em frames pequenos pois: • Tamanho do buffer é limitado; • Erros são detectados mais cedo; • Em caso de erro, pequena quantidade de dados é retransmitida; • Evita-se que um transmissor ocupe o canal por muito tempo.
Detecção de erros
Detecção de erros é receber o aviso de erro e em seguida encontrar este erro, que pode ser causado por interferências, ruídos, entre outros fatores já citado, durante a passagem da mensagem do emissor para o receptor, a fim de que possa ser corrigido pela correção de erros.
Correção de erros:
Detecção de erros é receber o aviso de erro e em seguida encontrar este erro, que pode ser causado por interferências, ruídos, entre outros fatores já citado, durante a passagem da mensagem do emissor para o receptor, a fim de que possa ser corrigido pela correção de erros.
Half duplex: A comunicação em half duplex depende do fluxo de dados unidirecional quando o envio e o recebimento de dados não são executados ao mesmo tempo. Isso é semelhante à forma de funcionamento de walkie-talkies ou rádios bidirecionais à medida que apenas uma pessoa pode falar por vez. Se alguém fala com outra pessoa já falando, ocorre uma colisão. Dessa forma, a comunicação em half duplex implementa CSMA/CD para ajudar a reduzir o potencial de colisões e as detectar quando elas acontecerem. A comunicação em half duplex tem problemas de desempenho devido à espera constante, porque os dados só podem fluir em uma direção por vez. A conexão em half duplex costuma ser vista em hardwares mais antigos, como hubs. Os nós acoplados a hubs que compartilham sua conexão com uma porta de switch devem funcionar em modo half duplex porque os computadores finais devem ser capazes de detectar colisões. Os nós poderão funcionar em um modo half duplex se a placa de rede não puder ser configurada para operações em full duplex. 
Full duplex: Na comunicação em full duplex, como o fluxo de dados é bidirecional, os dados podem ser enviados e recebidos ao mesmo tempo. O suporte bidirecional aprimora o desempenho, reduzindo o tempo de espera entre as transmissões. Grande parte das placas de rede Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet vendidas atualmente oferece recursos em full duplex. No modo full duplex, o circuito de detecção de colisões é desabilitado. Os quadros enviados pelos dois nós finais conectados não podem colidir porque os nós finais usam dois circuitos separados no cabo de rede. Cada conexão em full duplex usa apenas uma porta. As conexões em full duplex exigem um switch que suporte full duplex ou uma conexão direta entre dois nós em que cada um suporte full duplex. Os nós acoplados diretamente a uma porta de switch dedicada com placas de rede que suportam full duplex devem ser conectados a portas de switch configuradas para funcionar no modo full duplex. 
HDLC
High Level Data Link Control
O modelo OSI, desenvolvido pela ISO, para padronização de protocolos divide-se em sete camadas (níveis) de serviço, sendo que neste trabalho o objeto de estudo será um protocolo de comunicação utilizado no nível dois, nível de enlace de dados, o protocolo HDLC.
O primeiro nível, ou nível físico, é responsável por levar uma seqüência de bits do transmissor ao receptor. Nessa camada são estabelecidos os níveis elétricos que representam os bits, é definida a taxa de transmissão, o formato e número de pinos nos conectores, atenuação máxima e outras características elétricas e mecânicas. No entanto, a camada de nível físico oferece um mecanismo de transporte de dados não confiável do ponto de vista de erros de transmissão. Tais erros podem ser causados por uma série de razões: ruído eletromagnético, falha na sincronização do receptor em relação ao transmissor, ou defeito nos componentes que implementam os circuítos de tansmissão e recepção.
A camada de enlace de dados é a segunda na hierarquia, imediatamente acima da primeira camada, no modelo de referência OSI / ISO para padronização de protocolos. A principal finalidade da camada de enlace é implementar mecanismos de detecção e recuperação de erros, oferecendo, desse modo, aos níveis superiores, um serviço mais confiável. Outras funções desta camada incluem: o estabelecimento de uma conexão e procedimentos que permitem o uso eficiente dos meios de transmissão.
Principais características :
protocolo orientado a bit ;
utilizado na recomendação X25;
modo de operação síncrona;
pode operar em modo de resposta assíncrona nas duas direções, com ambos ETD e ECD desenvolvendo uma função primária e secundária;
transmissão half-duplex e full-duplex;
suporta configurações ponto-a-ponto e multiponto;
opera em linhas privadas ou discadas;
transmissão de dados através de frames;
transparencia dos dados garantida pela tecnica bit stuffing;
utiliza o metodo de sliding window na transmissão;
pode operar em três modos de resposta;
protocolo orientado a conexão, contendo operações para:
estabelecer conexão;
transmitir dados;
reinicializar conexão;
encerrar conexão.

Outros materiais