Buscar

Exercício 1 Politica Social I

Prévia do material em texto

De acordo com Potyara (2008) A maioria das economias capitalistas experimentou no pós-guerra um crescimento econômico sem precedentes, aliado à expansão de programas e sistemas de bem-estar social. Na sua analise ocorreu uma parceria bem- sucedida entre a política social e a política econômica, sustentada por um consenso acerca do estímulo econômico conjugado com segurança e justiça sociais. Com a consolidação do Welfare State, o nível e a qualidade dos empregos passaram a estar associados a um conjunto amplo de elementos que compôs as estratégias de pleno emprego dos países capitalistas, com grande força. Sobre os dispositivos previstos no Welfare State, analise as afirmativas abaixo. Referência: PEREIRA, Potyara A. P. Política Social: temas e questões. São Paulo: Cortez, 2008 I - As políticas macroeconômicas e a defesa do pleno emprego, a partir da utilização efetiva das forças produtivas capitalistas, foram o resultado histórico de um compromisso político estabelecido pelos principais atores sociais. II - O sistema de relações de trabalho com parâmetros regulatórios básicos do mercado de trabalho, contribuía para o estabelecimento do maior ou menor grau de concorrência para a classe trabalhadora. III - As políticas de bem-estar social, constituídas de fundos de fi nanciamento público, estabeleciam garantias mínimas de proteção social, podendo ainda atuar como elemento de sustentação da atividade econômica. IV - As políticas de emprego estavam voltadas para a redução dos desajustes nas ocupações e nos rendimentos, para os problemas de qualificação profi ssional e de alocação de mão de obra. São corretas as afirmativas
		
	 
	I, II, III e IV.
	
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607274777)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (1)
	
	O Estado é uma sociedade politicamente organizada. São pessoas, cidadãos que vivem sob a mesma legislação e autoridade política. No Estado prevalece o:
		
	
	Bem comum em detrimento a garantia de direito dos idosos.
	
	Bem comum em detrimento a garantia de inclusão social.
	
	Bem comum em detrimento os interesses particulares.
	 
	Bem comum em detrimento os interesses sociais.
	 
	Bem-comum em detrimento dos interesses particulares.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607196824)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 9)       Saiba  (1)
	
	O que são Políticas Sociais ou Públicas?
		
	 
	São ações criadas pelo Estado para atender a uma demanda social, definidas em documentos legais e, normalmente com verba pública.
	
	São propostas criadas pela sociedade civil para atender a uma pequena parte da mesma.
	
	São ações desenvolvidas baseadas na Constituição para atender a um nicho da sociedade
	
	São ações desenvolvidas a partir de uma demanda social, mesmo sem um escopo completo.
	
	São possibilidades que o Governo cria para gastar o dinheiro público.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607938492)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (1)
	
	Para Gramsci, o Estado é a própria sociedade organizada de forma soberana. A sociedade é assim vista como uma organização constituída de instituições complexas, públicas e privadas, articuladas entre si, cujo papel histórico varia através das lutas e relações de grupos específicos e poderes, que se articulam pela busca da garantia da hegemonia dos seus interesses. Aponte a alternativa correta quanto a teoria de Estado defendida por Gramsci.
		
	
	Para Gramsci o governo são considerados sinônimos, visto que ambos têm como objetivo imediato a busca da satisfação do interesse coletivo.
	 
	Para Gramsci as ações do Estado têm como objetivo a satisfação do interesse público e são voltadas à execução das políticas públicas.
	 
	Para Gramsci a concepção do Estado é capitalista, que exerce o poder tanto mediante a força quanto o consentimento. O Estado não deve ser entendido no sentido estreito de governo, mas também entre sociedade política que é a arena das instituições políticas e do controle legal constitucional.
	
	Para Gramsci o Governo é o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas de que o Estado dispõe para colocar em prática as políticas públicas.
	
	Para Gramsci o Estado é a administração pratica tanto atos de governo (políticos) como atos de execução das políticas públicas.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607867997)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir do entendimento conceitual de Política Social podemos afirmar que:
		
	
	São realizadas apenas pelo Governo Federal
	
	Só são realizadas pelo Estado
	
	São realizadas apenas pelo Governo Estadual
	
	São realizadas apenas pelo Governo Municipal
	 
	As Políticas Sociais são realizadas pelo setor publico e de forma complementar pela iniciativa privada e pelas organizações não governamentais
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607263192)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (1)
	
	Podemos afirmar que:---------------- é um conceito político que significa forma de organização social e controle soberano. Ou seja, é o conjunto de instituições que regulam a sociedade dentro de um determinado território, tendo pois a autoridade para fazê-lo.
		
	 
	Estado
	
	Legislativo
	
	Território
	
	Judiciário
	
	Governo
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607293436)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 9)       Saiba  (1)
	
	Na história da organização social e política do Estado, observamos que até o século XIX, a principal preocupação e função do Estado estava vinculado a questão:
		
	
	Urbana
	
	Política
	 
	Territorial
	
	Social
	
	Econômica
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607196908)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (1)
	
	Para Weber, Estado é:
		
	
	Uma organização social e política.
	
	Uma instituição religiosa.
	
	Uma organização social, política e econômica. 5 uma instituição religiosa.
	 
	Uma organização social, política e de segurança.
	
	Uma instituição sem organização
	
	 Gabarito Comentado

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes