Buscar

Avaliação Final Discursival - Fundamentos e Teoria Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta - Fundamentos e Teoria Organizacional 
QUESTÃO:
1. A aprendizagem organizacional trouxe inúmeras inovações no que se refere à mudança de paradigmas, se compararmos a Era Industrial com a Era do Conhecimento. Uma destas mudanças básicas se refere à capacitação de funcionários, criando-se relações colaborativas por parte de todas as pessoas envolvidas, o que não se via na Era Industrial. Outras mudanças podem ser citadas nos aspectos: pessoas, fonte do poder gerencial, luta de poder, responsabilidade da gerência, informação, produção, fluxo de informação, gargalos da produção, fluxo de produção, efeito do tamanho, relações com clientes, conhecimento, propósito de aprendizado e valor de mercado (das ações). Sendo assim, disserte sobre quatro aspectos citados acima, apresentando a diferença de perspectiva do paradigma da Era Industrial, do paradigma da Era do Conhecimento.
RESPOSTA ESPERADA: 
1. Pessoas: na era industrial, eram vistas como peças do processo de produção, e na era do conhecimento, são vistas como geradoras de riquezas.
2. Poder gerencial: na era industrial o que contava era a hierarquia, e na era do conhecimento o nível de conhecimentos vai gerar sua percepção de poder.
3. Responsabilidade da gerência: na era industrial, era praticar o controle sobre os outros, e na era do conhecimento, é proporcionar parcerias e apoiar colegas de trabalho.
4. Informação: na era industrial, a informação era uma fonte para exercer o controle sobre os outros, e na era do conhecimento, a informação é uma ferramenta que incrementa e aprimora a comunicação.
QUESTÃO:
2. Ao longo do tempo, as organizações vêm aperfeiçoando seus processos produtivos com o intuito de reduzir seus custos e aumentar sua lucratividade. Assim, muitas dessas empresas optam pelo Just in Time para trabalharem com o mínimo de custo possível em seu processo de produção. Neste contexto, explique como este sistema auxilia as organizações na redução de custos.
RESPOSTA ESPERADA: 
O Just in Time é um sistema que trabalha com a produção enxuta, ou seja, sua filosofia prega que as organizações devem ter o mínimo de matéria-prima em estoque para iniciar sua produção, enquanto o restante do material é fornecido diretamente de seu fornecedor. Neste sistema, reduz-se o número de fornecedores para que o sistema seja beneficiado com agilidade na entrega do material necessário. Este sistema também evita a necessidade de enormes armazéns para a estocagem de matéria-prima e produtos acabados, otimizando o espaço.
QUESTÃO:
3. Vivencia-se um momento de economia globalizada; diferenças de renda; ambiente e marketing socialmente responsável; avanços tecnológicos e consumidor poderoso. Em outras palavras, os clientes estão cada vez mais exigentes, e as organizações devem estar voltadas ao consumidor e ao marketing. De acordo com essa afirmativa, por que hoje as organizações devem estar voltadas para o consumidor?
RESPOSTA ESPERADA: 
Porque as empresas devem estar:
a) orientadas para o mercado; 
b) os avanços cada vez mais tecnológicos, produtivos, organizacionais, administrativos etc.; 
c) devido ao crescimento expressivo da oferta; 
d) a oferta está maior que a demanda; 
e) as empresas devem conquistar os consumidores (mais exigentes), preocupados em satisfazer os interesses de seus consumidores, mantendo um relacionamento; 
f) devido ao desenvolvimento sustentável.

Outros materiais