Buscar

Relatório de Filme O NOME DA ROSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO
 RELATÓRIO DE FILME
_________________________________________________________________________________________________
Curso: Direito Turma: 1B
Nome: RA: 145480
Assistido em: __27/_04/2017__ Tempo do Filme: 02:00
Referência: O NOME DA ROSA. Produção de Jean-Jacques Annaud. EUA. 1986. Disponível em: www.filmesonlinehd11.cc/assistir-online-o-nome-da-rosa-hd-720p-dublado/. Acesso em 27 Abr 2017.
O filme retrata a idade média por volta do ano 1327 ao norte da Itália e tem o contexto histórico onde a igreja católica tem a primazia e poderes sobre o povo e o subjuga com suas crenças e força.
Entre os principais personagens estão Willam que vem para investigar estranhos assassinatos que vem ocorrendo e com ele está Adso o seu noviço. No mosteiro temos o Abade que é o mais velho dos monges e mais respeitado. Bernardo homem da delegação papal que chega com o intuito também de investigar os assassinatos se utilizando os métodos da inquisição.
 
Resumo
O filme começa com estranhos assassinatos acontecendo dentro de um mosteiro onde monges aparentemente pacíficos e incapazes de ferir alguém não entendem as mortes e começam a justifica-las com a ação do diabo ou espíritos malignos, e sob esse contexto que Willian é chamado para investigar as mortes misteriosas. Com o começo das investigações alguns monges se sentem incomodados pelo raciocínio lógico de Willian e tentam a todo custo faze-lo aceitar que o assassino é o diabo ignorando assim fatos importantes para esclarecimento do caso.
Entre as controvérsias das investigações Willian e seu noviço vão construindo uma linha de raciocínio e percebendo que o caso tem um explicação lógica e é nesse momento em que chega Bernardo, homem da inquisição que veio também para investigar as mortes com métodos e punir os possíveis culpados. Em uma de suas investigações Bernardo se encontra com Salvatore e uma garota e os acusa de praticarem rituais satânicos pois encontrou com eles um gato preto e uma galinha preta morta, eles são presos juntamente com outro monge acusado de assassinato e instala-se um tribunal para julga-los. No tribunal os juízes para ajudarem Bernardo a julgar são escolhidos aleatoriamente no momento, os réus são julgados e sentenciados a morte na fogueira sem ter tido uma defesa formal e as provas para acusar um deles se baseia em sua vida passada, e a confissão de um dos réus é feita sob a ameaça de um dia de tortura, que para fugir desta ele assume todos os assassinatos e de que está possuído pelo diabo.
Critica
O filme retratou bem as aberrações que eram praticadas pela igreja em seus métodos jurídicos muito duvidosos, os réus não tinham direito algum de defesa, não se elencava provas nem se investigava fatos e na duvida o réu era condenado e executado. 
As confissões eram obtidas sob ameaça de terrível tortura levando os acusados a confessar crimes não cometidos e ter uma morte mais rápida do que enfrentar as torturas de dor inexprimíveis causados pelos instrumentos utilizado.

Outros materiais