Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402658142)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As Relações do Trabalho tiveram suas raízes em três etapas antecedentes. Essas etapas foram:
		
	
	Servidão, Corporação extraditária e Servidão regulamentar.
	
	Servidão, Corporações de Ofício e Revolução Industrial.
	
	Servidão,Corporações de Ofício e Mestres.
	 
	Escravidão,Servidão e Corporações de Ofício.
	
	Servidão, Operários e Escravidão
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402645954)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise a seguinte assertiva: "Havendo interpretações divergentes em relação à mesma norma jurídica a ser aplicada em determinado caso concreto, será dada preferência àquela interpretação que mais favoreça o empregado". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito do Trabalho denominado:
		
	 
	"In dubio pro operario"
	
	Da condição mais benéfica.
	
	Proteção.
	
	Irrenunciabilidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402990211)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Lei nº 6.019/74 em seu artigo 2º dispõe: "é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços." O conceito acima descrito se refere ao Trabalho:
		
	 
	Temporário
	
	Doméstico
	
	Do exercente de Cargo de Confiança
	
	Avulso
	
	Autônomo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402626778)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre relação de emprego e relação de trabalho:
		
	 
	Relação de emprego é gênero e a relação de trabalho é espécie.
	
	Relação de emprego e relação de trabalho são palavras sinônimas;
	 
	A relação de emprego tem como sujeitos o empregado e o empregador.
	
	O empregado é aquele que trabalha com eventualidade.
	
	O empregado trabalha com autonomia.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402645480)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que só contém requisitos essenciais do contrato de trabalho:
		
	
	Continuidade, subordinação, onerosidade e exclusividade da prestação de serviços pelo empregado ao empregador.
	
	Alteridade, pessoalidade, onerosidade e grau de escolaridade do empregado compatível com a função exercida.
	 
	Continuidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e pessoa física.
	
	Autonomia, onerosidade, exclusividade, pessoa jurídica e pessoalidade.
	
	Formação profissional do empregado, grau de escolaridade do empregado compatível com a função exercida, exclusividade da prestação de serviços pelo empregado ao empregador, continuidade e onerosidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402961441)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Contrato de Trabalho regido pela CLT pode ser por prazo indeterminado, o que é a regra, ou por prazo determinado, que só pode ser adotado em determinadas situações ou hipóteses. O contrato por prazo determinado pode ser usado em algumas hipóteses, exceto:
		
	
	Para serviços cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo.
	
	Nos Contratos de Experiência.
	
	Nas atividades empresariais de caráter transitório.
	 
	Trabalhador Autônomo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403145669)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando a afirmativa que: Remuneração é o gênero do qual o Salário é espécie. Assim, todo salário é remuneração, mas nem toda remuneração é salário. Aponte a diferença existente entre essa forma de pagamento ao empregado:
		
	
	É todo pagamento feito indireta pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	É todo pagamento feito de forma inclinado pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	 
	É todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	É todo pagamento feito direta pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	É todo pagamento feito de forma abaulado pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403134621)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(TRT 21R (RN) - 2012 - TRT - 21ª Região) João Felix exerceu, durante 05 (cinco) anos, uma função comissionada no Banco Brasileiro S/A. Afastou-se do cargo efetivo e da função comissionada para exercer o cargo de presidente do sindicato dos bancários. Durante o período de 08 (oito) anos, em que esteve afastado do emprego, por causa do exercício de dois mandatos sindicais, recebeu remuneração paga pelo Banco, na qual estava incluída a gratificação de função comissionada, por força de previsão em acordo coletivo de trabalho. Ao término do segundo mandato sindical, João Felix retornou ao serviço no Banco, que o reverteu para o cargo de carreira, com perda da função comissionada. João Felix requereu judicialmente a incorporação da gratificação de função comissionada suprimida. De acordo com a jurisprudência pacificada do TST, há fundamento jurídico para a pretensão de João Felix?
		
	
	sim, porque o empregado recebeu o pagamento da função comissionada por 13 (treze) anos, e o período de exercício de mandato sindical é computado como tempo de serviço, podendo o empregador, nesse caso, calcular a média do valor da função comissionada, no período de afastamento, para efeito de incorporação da gratificação de função à remuneração, e não simplesmente suprimi-la;
	
	não, porque embora tenha havido a percepção da gratificação de função por 13 (treze) anos, não ocorreu incorporação ao patrimônio jurídico do trabalhador, pois parte do período de percepção da gratificação não foi de efetivo exercício da atividade profissional, não sendo lícita a contagem fictícia de tempo de serviço além das hipóteses previstas, taxativamente, no art. 4º e parágrafo único da CLT;
	
	não, porque o empregado somente exerceu, efetivamente, a função comissionada por cinco anos;
	 
	sim, porque o empregado recebeu a gratificação de função por 13 (anos) anos e há direito à incorporação de gratificação de função percebida por 10 (dez) anos, ou mais, e suprimida sem justo motivo pelo empregador;
	
	nenhuma das assertivas está correta.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402662497)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante o mês de janeiro, o empregado, Marcio Antonio, permaneceu de férias. É certo afirmar que ele usufruiu de 30 (trinta) dias de descanso. Analisando o instituto da suspensão e interrupção do contrato de trabalho é correto afirmar :
		
	
	O contrato de trabalho permaneceu suspenso nos primeiros quinze dias e nos quinze dias seguintes passou a ficar em interrupção.
	 
	O contrato de trabalho permaneceu em interrupção por 30 dias.
	
	O contrato de trabalho foi extinto.
	
	O contrato de trabalho permaneceu suspenso durante os 30 dias.
	
	Não há férias em nosso ordenamentojurídico, sendo, o empregado obrigado a repor os dias que permaneceu em descanso.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403232137)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Um empregado atua como vigia noturno há quatro anos, trabalhando de 2ª a 6ª feira, das 22h às 05h. Diante desse quadro e de acordo com a legislação em vigor, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O empregado faz jus a 30% de adicional noturno e à hora computada como tendo 58 minutos.
	
	O empregado deve receber o adicional noturno na ordem de 50% e a hora noturna será computada, por ficção legal, como tendo 30 minutos.
	 
	O empregado tem direito ao adicional noturno ou à hora reduzida, devendo escolher uma das vantagens, que não podem ser acumuladas.
	 
	O empregado tem direito ao adicional noturno de 20% e à hora noturna considerada como tendo 52 minutos e 30 segundos.
	
	O empregado não tem direito a qualquer vantagem adicional, pois não se justifica tratamento diferenciado entre empregados que atuam pela manhã e à noite.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes