Buscar

Análise Organizacional (AV)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0964_AV_201701047942 » ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201701047942 - ARTHUR SANTOS SARAIVA
	Professor:
	TANIA REGINA DOUZATS VELLASCO
ANA PAULA DONADIO FRIEDL
	Turma: 9011/AG
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 05/06/2017 11:02:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201701137260)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A Função organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos, ou seja, é trabalhar a sua estruturação. No entanto, em toda empresa existe a organização formal e a informal, explique como se institucionaliza cada uma dessas organizações, citando suas diferenças.
		
	
Resposta: Formal: Que enfatiza as relações de autoridade e responsabilidade. Informal: Que se desenvolve espontaneamente.
	
Gabarito: Estrutura Informal: é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da intenção social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma. Enquanto a organização formal é a que está representada no organograma e segue normas específicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701778343)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	De todas as ferramentas a disposição do executivo, a delegação é uma das mais eficazes, pois implica no crescimento pessoal e profissional de quem delega e de quem recebe a delegação. Descreva as vantagens da delegação.
		
	
Resposta: Quem delega passa o trabalho/tarefa para quem esta sendo delegado, sendo que a responsabilidade sobre o trabalho/tarefa é toda de quem delega.
	
Gabarito: O aluno deverá tangenciar as seguintes vantagens: Libera tempo para o gerente poder gerenciar, isto é, planejar, organizar, acompanhar, controlar resultados e inovar. Diminui a pressão e carga de trabalho. A maioria dos gerentes é orientada para a ação, isto é, para a execução de tarefas e por isso sua tendência é não estabelecer uma clara distinção entre o tipo de trabalho que lhes cabe e o trabalho dos seus subordinados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701819460)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A estrutura de uma organização deve ser estabelecida de acordo com os objetivos e as estratégias determinadas pela alta administração. Para definir a estrutura, é necessário que se avaliem a rotina e os procedimentos que darão suporte às atividades para que os objetivos sejam alcançados. As empresas constituem organizações de dois tipos: a organização formal e a informal. A estrutura organizacional requer principalmente uma organização:
		
	 
	formal, que enfatiza as relações de autoridade e responsabilidade
	
	formal, que é aquela planejada e resultado das relações pessoais do corpo funcional.
	
	informal, que é aquela que se desenvolve espontaneamente e está retratada no organograma.
	
	informal, que pode ser extinta porque não faz parte do organograma
	
	formal, que é instável porque está sujeita ao controle da direção da empresa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701834902)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desenho Organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos. O Desenho Organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais. Diante do exposto marque a alternativa correta que corresponde as 4 características principais.
		
	
	diferenciação, informalização, centralização e integração
	 
	diferenciação, formalização, centralização e integração.
	
	Operação, formalização, centralização e integração
	
	Operação, informalização, descentralização e integração
	
	Operação, informalização, centralização e integração
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701701095)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Coloque Verdadeiro (V) e Falso (F) e responda de acordo com a ordem: ( ) O modelo de estrutura linha-staff possui departamentos responsáveis pelo cumprimento dos principais objetivos organizacionais e órgãos que têm a função de apoiar setores para que esses trabalhem melhor. ( ) O modelo matricial possui uma estrutura mista na qual sacrifica o principio da unidade de comando e passa a ter autoridade dual. ( ) A estrutura linear assegura assessoria especializada mantendo a unidade de comando, tirando a sobrecarga dos chefes imediatos. ( ) A estrutura em redes é concentrada ao redor de um núcleo central que funciona como elemento integrador. ( ) São características da estrutura linear: autoridade dividida, linhas diretas de comunicação e descentralização das decisões.
		
	 
	V V F F V
	
	V F F V V
	 
	V V F V F
	
	F V F F V
	
	F V V F F
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701796760)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos últimos anos, tem sido utilizadas soluções de estrutura organizacional do tipo ad hoc para administrar a incerteza e a mudança. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que desenvolve adequadamente o conceito de estrutura adhocrática:
		
	
	Na adhocracia, as posições e as tarefas são permanentes e especializadas, para que todos possam aprender continuamente com novas e diferentes atividades.
	 
	A adhocracia é uma forma de organização baseada em numerosas unidades temporárias de trabalho, cuja composição, estrutura e dinâmica de funcionamento são extremamente flexíveis e vinculadas aos desafios e necessidades de cada momento.
	
	A estrutura adhocrática peca por deixar de focalizar a missão e o cumprimento dos objetivos organizacionais.
	
	Neste tipo de organização, manuais, normas escritas, descrições de cargo, organogramas e outros papéis são bastante valorizados.
	
	A estrutura adhocrática apresenta como característica a existência de grupos com funções pré-estabelecidas e com a estrutura fixa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701080623)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aponte qual a vantagem da departamentalização funcional:
		
	
	Contribui para a inovação, requer cooperação de todos
	
	Cria bitolamento das pessoas contribuindo para comportamentos paroquiais
	 
	Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas dos colaboradores
	
	Colabora para o conflito de interesses e aumento de competitividade
	
	Aumenta o riscos de obsolescência técnica entre as áreas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701814189)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ambiente que as organizações trabalham está cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, obrigando as organizações a adotarem em suas estruturas e formas de trabalhar, ações, políticas e modelos de gestão que venham a atender essas características. O objetivo principal é manter ou aumentar a sua participação no mercado. Estamos nos referindo à uma estrutura denominada como Departamentalização por Processos. Diante dessa realidade, podemos afirmar que esse tipo de departamentalização tem: I - Foco nas áreas em que o processo é desenvolvido; II - Foco na sequência das ações; III - A responsabilidade sobre todo o processo é do gestor da área onde o processo tem a maior quantidade de ações; IV - A sequência das ações (integradas ou não) facilita o trabalho do início ao fim. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	 
	I e II
	
	II e III
	
	IV
	
	III
	
	I
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701812329)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Existe um tipo de Departamentalização que tem como uma das principais características o fato de que as pessoas nele envolvidas recebem atribuições temporárias, com datas de início e de término previamente definidas. Marque a opção que indica esse tipo de Departamentalização:
		
	 
	por Projeto
	
	por Cliente
	
	por Produto
	
	por Região
	 
	por Função
	
	
	 10aQuestão (Ref.: 201701621389)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem certas situações em que a organização se depara com um problema grave e com necessidade de solucionar com urgência. Pode, então, recorrer a um tipo de formação de equipe, de pessoas competentes, designadas especificamente para encontrar um plano para resolver esse problema. Esse tipo é denominado equipe:
		
	 
	força-tarefa.
	
	de melhoria de processos.
	
	funcional cruzada.
	
	de projetos.
	
	autodirigida.

Outros materiais