Buscar

Definição de ácidos, bases e sais

Prévia do material em texto

Ácidos 
	“Um ácido é uma substância que, quando dissolvida	em água, aumenta a concentração de íons hidrogênio, H+ (aq), na solução.” Ácidos possuem propriedades características, podem produzir bolhas de CO2 quando adicionados a CaCO3 (carbonato de cálcio) por exemplo, e também reagem com muitos metais produzindo o gás hidrogênio (H2). (KOTZ, John C., Química Geral e Reações Químicas, pag. 158).
	Os ácidos são substâncias com inúmeras propriedades, tendo diversas soluções que apresentam características únicas.
Bases
	“Uma base é uma substância que, quando dissolvida em água, aumenta a concentração de íons hidróxido, OH-, na água”. Esse é uma característica das bases, de modo que podemos reconhecer os hidróxidos metálicos como bases a partir de suas fórmulas. A maioria deles são insolúveis, alguns dissolvem-se em água, conduzindo um aumento na concentração de íons OH- em solução. (KOTZ, John C., Química Geral e Reações Químicas, pag. 159).
	Como vimos, as bases não são totalmente insolúveis, também temos casos de bases metálicas reagindo com água que se dissolvem e apresentam características essenciais, como vimos no experimento.
Sais
	A palavra “sal” descreve todo composto iônico cujo cátion provem de uma base, como Na+ no composto NaOH, e cujo ânion provém de um ácido, como o Cl- no composto HCl. (KOTZ, John C., Química Geral e Reações Químicas, pag. 163).
	Podemos observar que os sais são formados a partir de reações de ácidos com bases, aproveitando o cátion da base e o ânion do ácido, obtendo um produto salino.
	
Termodinâmica (Reações Endotérmicas e Exotérmicas)
	Todas reações químicas tendem ao equilíbrio. Durante a reação, a entalpia total de mistura reagente varia continuamente, pois os reagentes são os mesmos gradualmente, e os produtos são formados. A medida que a relação da entalpia do produto e do reagente varia, pode-se ocasionar dois casos, endotérmico e exotérmico. (RUSSELL, John B., Química Geral, pág. 855).
	A reação endotérmica é quando a substância está absorvendo calor, sendo assim terá uma menor temperatura comparada a temperatura inicial dos dois reagentes separados. Já na reação exotérmica, o produto libera calor, tratando-se assim um aumento de temperatura comparado as temperaturas iniciais dos reagentes.

Outros materiais