Buscar

PROVA Metodologia Cientifica 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 01 – “Instrumento de coleta de dados que tem como base o contato face a face, com perguntas abertas e/ou fechadas, sendo que nesse processo o pesquisador consegue conhecer profundamente os elementos da pesquisa.” Esse texto diz respeito a qual instrumento:
A) Análise documental
B) Questionário
C) Entrevista
D) Leitura exploratória
E) Observação.
Questão 02 – Temos que entender a pesquisa e seus diversos tipos. Uma questão importante é a natureza da pesquisa. Podemos definir essa natureza em:
A) básica e aplicada
B) descritiva e explicativa
C) exploratória e aplicada
D) empírica e básica
E) básica e documental
Questão 03 – Para a formatação de um texto científico, devemos usar a norma NBR 14724. Dentro dessa norma, temos a definição da margem para parágrafos de primeira linha, sendo ela:
A) 4 cm
B) 9 cm
C) 8 cm
D) 2 cm
E) 3 cm
Questão 04 – Toda pesquisa e produção do conhecimento deve seguir um padrão rigoroso para sua  execução, visto que o conhecimento científico é sistematizado e metódico. Nesse sentido,  criam-se regras para a realização de qualquer pesquisa. Essas regras são definidas por:
A) Normas do ISO
B) Normas da ABNT
C) Normas bibliográficas
D) Normas estéticas
E) Normas empíricas
Questão 05 – Assinale o elemento pré-textual obrigatório em trabalho acadêmico e/ou TCC.
A) agradecimentos
B) sumário
C) epígrafe
D) dedicatória
E) lista de tabelas
Questão 06 – Leia o resumo abaixo e assinale a alternativa correspondente ao tipo de instrumento de pesquisa que foi utilizado:
SANGIOGO, Fábio André et al. A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de química. Ciênc.educ., Bauru, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011. O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciados, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática.
A) Entrevista
B) Entrevista Não estruturada
C) Observação Participante
D) Formulário
E) Questionário
Questão 07 – Ao idealizar um trabalho ou uma pesquisa científica, é imprescindível a elaboração de um projeto. São funções do projeto de pesquisa, EXCETO:
A) mostrar a estratégia da execução da pesquisa.
B) esclarecer o tema e o caminho que será trilhado pelo pesquisador.
C) indicar e especificar as fontes a serem utilizadas.
D) exibir o sumário definitivo e os capítulos do trabalho almejado.
E) apresentar os autores relevantes que serão pesquisados.
Questão 08 – Sobre o papel das hipóteses para o projeto de pesquisa, é possível afirmar que:
A) elas são as possíveis respostas aos problemas lançados para o tema.
B) elas devem sempre ser comprovadas.
C) elas não precisam, necessariamente, ter relação com o tema.
D) elas jamais devem sobreviver às críticas.
E) elas são dispensáveis em um projeto de pesquisa
Questão 09 – Assinale a alternativa correta, no que se refere a apresentação do referencial bibliográfico de um livro todo.
A) SÁ, Nicanor Pereira: O aprofundamento das relações capitalistas no interior da escola. IN: Cadernos de Pesquisa nº 57. São Paulo. 1966: p. 20-29.
B) SOARES, Maria Clara: Banco Mundial: políticas e reformas. IN: TOMASI, L., WARDE, M. J., HADDAD, S. O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2000: p. 15 – 38.
C) MANACORDA, Mario Alighiero: Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
D) SCHEIBE, Leda: Políticas para a formação dos professores da educação neste início de século: análise e perspectivas. IN: 26ª Reunião anual da ANPED, 2033, Minas Gerais. Anais eletrônicos, disponíveis em: <www.anped.com.br>. Acesso em 26/10/2003.
E) GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Juizados especiais criminais: comentários a Lei 9.099, de 26-09-1995. 2. ed. rev. atual. e aum. São Paulo: Revisada dos Tribunais, 1997.
Questão 10 – No entendimento de Thiollent, (apud Barros; Lehfeld, 2000, p. 77) podemos entender  esse tipo de pesquisa como “um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realidade em estreita associação com a resolução de um problema no qual os pesquisadores e os participantes da situação estão envolvidos”. Essa definição está vinculada a qual tipo de pesquisa?
A) Pesquisa bibliográfica
B) Pesquisa etnográfica
C) Pesquisa Participante
D) Pesquisa Ação
E) História de Vida
Questão 11-Qual é o objetivo e quais são as informações que devem constar da introdução do projeto de pesquisa? 
Ela tem como função dar ao leitor uma visão global e fornecer informações essenciais para a compreensão da leitura. Como elemento textual, ela deve conter os objetivos (geral e  específico), propósito do trabalho, onde o pesquisador quer chegar. Também deve conter a justificativa; onde se apresentam as razões da escolha do tema apresentado. Da introdução consta ainda a metodologia utilizada na pesquisa, indicando o caminho percorrido durante sua realização. Finalmente, apresenta-se, em tópicos, o roteiro ou a ordem de exposição das partes (ou capítulos/títulos) do trabalho.
Questão 12-Toda pesquisa requer que o pesquisador faça a revisão de literatura. Qual é a finalidade da Revisão de Literatura?
Ela possibilita avaliar a viabilidade do tema, do ponto de vista teórico. Por ela se pode efetuar um levantamento - dentro de uma linha histórica, desde o passado até atualidade – do conhecimento já estabelecido e existente sobre o assunto/tema da pesquisa. Ela também fundamenta o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador, e finalmente, fornece credibilidade à pesquisa (desde que sejam usadas fontes e bases de dados científicas.

Outros materiais