Buscar

Conectado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conectado
bacharelado em administração
humberto de oliveira almeida filho
Benedito Mauro de Oliveira Borges
Hernan dos Santos Caldeira
Mauricio Maia Magalhães
Nathália Glenda Frasão
produção textual em grupo
Belém
2015
humberto de oliveira almeida filho
Benedito Mauro de Oliveira Borges
Hernan dos Santos Caldeira
Mauricio Maia Magalhães
Nathália Glenda Frasão
produção textual em grupo
Trabalho de produção textual em grupo, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais, Análise de Custos.
Orientador: Prof. Regiane Brignoli, Alessandra Petrechi, Clévia Faria, Suzi Bueno Almeida.
Belém
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
1	ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA.	5
2	ANALISE DE CUSTO	7
3	MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS	8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS	10
1 INTRODUÇÃO
A Administração é ponderada tão remota quanto à ascendência do homem, e é ainda uma das primitivas profissões, onde os primeiros assentamentos apontam com a civilização incipiente no período Paleolítico superior, há cerca de 20.000 anos, nas cavernas e em ossos de animais.
Para tanto, o objetivo desta pesquisa foi explanar através de referencial bibliográfico a importância da utilização das disciplinas catalogadas como instrumento indispensável para a administração.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA.
A administração financeira satisfaz os empenhos gastados com o objetivo de formular um plano que se adéque na elevação dos retornos dos proprietários das ações corriqueiras de uma empresa, onde o desempenho financeiro dentro dela está inteiramente pautado com a decisão de se perpetrar uma aquisição e na determinação de se improvisar um financiamento, sem olvidar que ambas as funções estão inteiramente conectadas (SÁ, 2007).
A Granmix Mármores e Granitos uma empresa que se encontra numa boa colocação no mercado, pelas boas condições no que se refere à administração geral da empresa, ou seja, uma boa administração financeira. Observamos que o responsável pelo setor financeiro tem um bom conhecimento no que tange a administração empresarial, ressaltando em um bom desempenho na divisão de setores que são ocupados por indivíduos altamente capacitados e especializados, garantindo assim o bom andamento integral da empresa.
Empreendimento localizado em Belém-PA, onde o orçamento de caixa é realizado diariamente e isso ajuda a controlar os ganhos e poder investir na compra de novas matérias-primas, aproveitando ofertas ou prazos mais significativos. Quanto ao orçamento da caixa ele é elaborado com premissas conservadoras, no entanto, às vezes arriscam em algumas compras para aproveitar os bons preços. A existência de um acompanhamento mensal e diário de fluxo de caixa projetado, todo dia é feito um controle diário e no final de cada mês um controle mensal e anual para verificar se estão atingindo as metas estabelecidas no início do ano fiscal.
Orçamento é suficiente para orientar as ações gerencias, sem que possa confundir a visão global dos resultados, onde tudo é muito bem detalhado, mas nem sempre conseguem, pois estas informações não chegam com tanta precisão ao setor financeiro. Então sempre procuram especificar bastante os orçamentos, não deixando perder um detalhe que seja.
O trabalho de elaboração de orçamento se envolve todos os gerentes de nível decisório da organização e o documento orçamentário final é resultado de um consenso, ele afirma que existe uma parceria entre os setores e é importante receber a opinião de quem está diretamente em contato com o chão de fábrica.
Os custos, as despesas e resultados verificados em períodos anteriores servem de primeira base para o orçamento, servindo de base para que possam ter um controle se estão evoluindo ou retrocedendo, mas também são levadas em conta as questões pertinentes à validade, visto que muitas coisas podem mudar com a politica e até mesmo com a concorrência, ou aumento da inflação, deixando assim todos os fechamentos de outro período inválido para servir de exemplo. Mas há comparativos mês a mês com o mesmo período do ano anterior, com relação à produção e lucratividade.
ANALISE DE CUSTO
Custos são gastos que a entidade realiza com até tornar o seu produto pronto para ser comercializado (fabricando-o ou apenas revendendo-o) ou até realizar um serviço contratado. Uma diferença básica entre custo e despesa é que "custo" traz um retorno financeiro e pertence à atividade fim da entidade (determinada no seu contrato social, na cláusula do objeto). Já a despesa é um gasto com as atividades meio e não gera retorno financeiro, apenas propiciando certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.
A Granmix Mármores e Granitos que fabrica e vende pisos e pias de mármore e granito, obtém assim vários custos incluindo os materiais utilizados na fabricação; Materiais secundários, que são os materiais que entram em menor quantidade na fabricação do produto. Esses materiais são aplicados juntamente com a matéria-prima, complementando-a ou até mesmo dando o acabamento necessário ao produto. E os materiais de embalagem, que são os materiais destinados a acondicionar ou embalar os produtos, antes que eles saiam da área de produção. Custos industriais, que incluem matéria prima, energia consumida tanto na fabricação do produto quando na venda deles, até mesmo na apuração dos custos, despesas da empresa pela área financeira, os impostos e manutenção.
Assim, como existe na empresa os custos e as despesas de matérias para a fabricação dos produtos e vendas há também o reembolso, ou seja os lucros obtidos, lucros em que há um total controle dentro da organização pelas finanças empresariais.
Há empresa usa geralmente os custos variáveis método geralmente utilizado para custo de matérias-primas, com bases unitárias possuindo um valor que não se altera quando mudam as quantidades produzidas, porém, cujo valor total é diretamente proporcional à quantidade produzida.
Podemos analisar após o conhecimento sobre os custos que não existe o melhor método de custeio, mas podemos analisar e escolher um método que se encaixe nas diretrizes de determinada empresa, no caso da Granmix Mármores e Granitos que utiliza o custeio variável uma ferramenta importante que possibilita informações importantes para tomadas de decisão, com a utilização da margem de contribuição e elaboração de relatórios gerenciais internos.
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
A administração orçamentária, no entanto, propende o domínio e provisionamento de recursos para preencher as indigências do orçamento planificado, proporcionando deste modo informações acauteladas sobre os gastos em um período de curto, médio ou longo prazo, objetivando, para quem o organiza desempenhar a apropriada presciência de póstumos dispêndios (HOJI, 2000, pág. 78).
Sobre o Mercado Financeiro e de Capitais a empresa ainda não participar. Porque a organização ainda é pequena para abrir o capital. Com relação aos produtos bancários eles utilizam conta corrente, DOC, TED, Capital de giro, financiamentos, poupança, antecipação de recebíveis, dentre outros. Mas, a empresa afirma conhecer sobre os investimentos e um bom conhecimento sobre a bolsa de valores, além de outros que o auxilia na hora de tomar decisões.
E imprescindível destacar que a empresa contém uma boa estrutura, bem organizada e preparada para atuar no mercado, porém, a mesma contem certo receio de cometer aplicações mais impetuosas no mercado financeiro, entretanto, essa vicissitude pode ser trivial para a parte financeira conforme os objetivos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais