Buscar

Desenv. idade Adul. ter. ida.Sexualidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desenvolvimento da idade Adulta e terceira idade
Gláucia Braga
Sexualidade
Sexualidade na terceira idade
O envelhecimento é um processo indutivo de várias mudanças no indivíduo, nomeadamente ao nível físico, mental e social. Estas mudanças tendem a afetar a expressão da sexualidade, na medida em que se torna necessário para a pessoa “idosa” redefinir objetivos, ou seja, reconhecer que está numa nova fase do ciclo vital, e que tal como as anteriores, está associada a determinados “acontecimentos padrão”, crises de desenvolvimento próprias da fase em questão.
 o envelhecimento não compromete necessariamente a sexualidade
A sexualidade, não está de modo algum comprovado, que e termine na terceira idade.
 O termo sexualidade não é sinónimo de ato sexual.
 A sexualidade envolve muito mais, ela pressupõe amor, carinho, sensualidade, fantasia e inteligência. 
Segundo a OMS, o envelhecimento começaria a partir dos 65 anos. Contudo, é necessário reconhecer que a idade biológica tem maior importância que a cronológica, na medida em que a bioquímica cerebral, das emoções, pode apresentar níveis ótimos de funcionamento em termos biológicos em indivíduos com mais de 65 anos. Contrariamente a estes, poder-se-á encontrar níveis biológicos menos bons em jovens.
Qualidade ou quantidade?
O homem é capaz de ter uma ereção peniana em qualquer idade, tal como a mulher consegue atingir uma lubrificação vaginal adequada e chegar ao orgasmo. 
Estas respostas sexuais só ficarão “comprometidas” se estiverem perante um bloqueio físico ou psicossocial (Lopes 1993:79).
“encontro”
Um outro aspecto significativo apresentado pelo mesmo autor é a monotonia sexual. 
A sexualidade não se pode circunscrever ao contato de um pênis e uma vagina, o sexo pode ser o resultado de vários estímulos afetivos (auto estimulação, fantasia, coito, entre outros.), nesta matéria a intuição é um ingrediente favorável, mas não essencial.
Desejo, excitação e orgasmo...
A resposta sexual humana apresenta três fases principais:
 desejo, excitação e orgasmo.
 Segundo Lopes (1993: 80), no que se refere ao desejo sexual na mulher idosa, as respostas encontradas são divergentes, variando da ausência do desejo até a exacerbação da libido.
 Como refere o autor, estes resultados podem refletir a influência da moral sexual na função biológica.
vida sexual
Feminina & Masculina
Ao contrário do que se pensa, a menopausa não constitui o fim da vida sexual. Gomes et al (1987: 99) referem que há, por vezes, um aumento da atividade sexual na menopausa que pode, entre outros fatores, estar ligado ao desaparecimento do medo de engravidar.
Para J. Vegue (in Lopes, 1993: 80), a atividade sexual pode continuar durante um longo período após a menopausa, sem que hajam dificuldades mecânicas ou ausência de lubrificação vaginal e muitas vezes sem recorrer a terapêutica de substituição hormonal, desde que se mantenha um relacionamento sexual regular.
A ausência de regularidade pode causar o aparecimento de distúrbios tróficos, impedindo desta forma contatos posteriores e originando distúrbios psicossexuais futuros.
Distúrbios:
Diminuição quantitativa dos fenômenos, como, por exemplo, do rubor, do aumento do clitóris e pequenos lábios e a lubrificação vaginal, começa mais lentamente e é menos acentuada. Associando-se ao menor trofismo vaginal, "espessura do tecido", em que as paredes vaginais afinam, tornando-se menos elásticas.
 o processo excitatório poderá vir acompanhado algumas vezes de dor à relação sexual (dispareunia).
 Nestes casos, a simples reposição estrogênica, sob a forma de medicação oral e tópica, melhorando o trofismo vaginal, resolveria a situação.
“A vida sexual transforma-se constantemente ao longo de toda a evolução individual, porém só desaparece com a morte.”
 Myra e López
No homem idoso, sob um estímulo sexual eficaz, a ereção demora a estabelecer-se 2 a 3 vezes mais; uma vez obtida conserva-se bastante mais tempo sem ejaculação, sendo mais difícil obtê-la de novo, se a perder antes da ejaculação.
 Na fase orgástica há um desaparecimento da primeira parte, isto é, não há contração dos órgãos reprodutores, pelo que não haverá a sensação de inevitabilidade ejaculatória. 
A duração do período refratário aumenta consideravelmente.
 Normalmente, este satisfaz-se com 1 ou 2 ejaculações semanais, independentemente do contexto do coito ou exigências sexuais da parceira. 
Importa salientar também que para cada década regista-se uma diminuição progressiva na resposta sexual. Contudo, nunca se verifica o seu completo desaparecimento. (Master e Johnson, 1966 (in Gomes, 1987: 97).
Importa salientar também que para cada década regista-se uma diminuição progressiva na resposta sexual. Contudo, nunca se verifica o seu completo desaparecimento. (Master e Johnson, 1966 (in Gomes, 1987: 97).
No homem, diferentemente da mulher, existe um período subsequente ao orgasmo que é o período refratário, onde o homem não é capaz de vir a apresentar uma resposta sexual completa, apesar da presença do estímulo sexual.
 Nesse caso, na maioria das vezes ele não apresenta uma ereção ou, se esta estiver presente, não virá acompanhada de ejaculação.
 Este período refratário é bem maior no homem idoso. Pode durar minutos, horas ou dias. 
Observa-se que, quanto maior a atividade sexual do adulto, menor seria seu período refratário na velhice.
Em resumo, pode-se afirmar que a resposta sexual humana se torna mais lenta com a idade, mas nunca desaparece por completo.
Referências 
Lopes, Gerson. Sexualidade Humana. 2ª edição. Rio de Janeiro. Medsi 1993. ISBN: 85-7199-058-1. pág77-81
Gerson López - Sexualidade Humana - 2ª Ed. – Capítulo 03 - A Sexualidade e a Terceira Idade
Gomes et al. Sexologia em Portugal. 1ª edição, I Volume Lisboa. Texto editora 1987. pág 94-100.
http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0118
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/4141/-1/a-resposta-sexual-nos-idosos.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais