Buscar

apol 1 formação socio histórica no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIDIANE CISCOTTO FONTES NONATO - RU: 1952907 
Nota: 100
PROTOCOLO: 201709201952907154BC48
Disciplina(s):
Formação Socio Histórica do Brasil
Fundamentos de Filosofia
	Data de início:
	20/09/2017 14:47
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	25/09/2017 16:48
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
A opção por manter o Brasil apenas como pais primário-exportador, a não alteração da estrutura fundiária nacional e a manutenção da escravidão tinham qual finalidade? Assinale a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A atração de imigrantes para trabalhar no Brasil.
	
	B
	Acumular recursos suficientes para uma revolução Industrial.
	
	C
	Inserir o Brasil numa posição privilegiada na economia mundial.
	
	D
	Preservar o poder político e a lucratividade da elite latifundiária
 
Você acertou!
Resposta: Aula 1– Formação Sócio Histórica do Brasil-   Livro Base
OLIVEIRA, Denilson. História do Brasil: política e economia. Curitiba. Intersaberes. 2012. Livro Eletrônico. pag. 27
Questão 2/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
O Brasil em seu início de constituição da base territorial não era entendido por seus colonizadores com o uma unidade nacional. Haviam as colônias, as províncias que viviam dentro de sua jurisdição, dentro de seus interesses, não na perspectiva de uma unidade integrada as demais regiões. Qual foi o fato histórico que fez com que esta formatação provincial passasse a ser repensada mudando seus interesses de maneira a ampliar a visão territorial iniciando um outro processo de constituição do território com vistas a unificação das colônias?
Nota: 20.0
	
	A
	A vinda dos jesuítas e o processo de catequização que agregou índios e colonizadores
	
	B
	A economia quando se descobre ouro em Minas Gerais
Você acertou!
Resposta: Aula 1– Formação Sócio Histórica do Brasil-   Vídeo Aula Rota de Aprendizagem pag. 04
	
	C
	A invasão de napoleão e o contexto de guerras na Europa
	
	D
	A elevação do Brasil a Reino Unido
Questão 3/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o seguinte fragmento: “lmmanuel Kant nasceu em 1724 em Konigsberg, cidade da Prússia Oriental, de modesta família de artesãos. Depois de frequentar o severo Collegium Fridericianum, de inspiração pietista, em 1740 inscreveu-se na Universidade da cidade natal, onde frequentou cursos de ciência e de filosofia, terminando o ciclo de estudos em 1747. De 1747 a 1754 foi preceptor. Em 1755 obteve a livre docência e entrou na Universidade de Konigsberg, onde permaneceu até 1770, quando se tornou professor ordinário com a dissertação De mundi sensibilis atque intelligibilis forma et principiis. Entre 1770 e 1781 dá-se o momento decisivo da formação de seu sistema: em 1781 saiu a primeira edição da Crítica da razão pura (a segunda em 1787), que foi seguida pela Crítica da razão prática (1788) e pela Crítica do juízo (1790). Em 1794 foi intimado a não insistir sobre ideias por ele expressas em matéria de religião na obra A religião nos limites da simples razão; Kant não retratou suas ideias, mas calou-se” (REALE, Giovanni. História da Filosofia: de Spinoza a Kant, v. 4. São Paulo: Paulus. 2005, p. 347). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) A ética kantiana está baseada em imperativos, os quais devemos respeitá-los por eles mesmos.
(  ) Para Kant, o viver na maioridade se dá a partir do momento em que vivemos com autonomia, o que é conseguida quando seguimos os imperativos categóricos.
(  ) Segundo Kant, autonomia é o indivíduo fazer o que quiser, de acordo com sua consciência.
(  ) Segundo Kant, um sujeito que vive a partir de imposições externas, tem uma vida heterônoma e, por consequência, vive na menoridade.
(  ) Um dos fundamentos da ética kantiana é o princípio segundo o qual o ser humano é um meio para se alcançar alguma coisa, qualquer que seja ela.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F, V, F, V, F
	
	B
	V, V, V, F, F
	
	C
	F, F, V, V, F
	
	D
	V, V, F, V, F
Você acertou!
A ética kantiana, passados mais de 200 anos, ainda é referência para o agir humano. Fundamentada em imperativos categóricos, que simplesmente devem ser seguidos, afirma que é por meio dos mesmos que o sujeito conquista sua autonomia e liberdade. Um sujeito que vive segundo a autoridade de outrem vive na menoridade.
Questão 4/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens são ‘filósofos’” (GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999, p. 93). A partir desse fragmento, das aulas e de seus estudos, como podemos definir a filosofia?
Nota: 20.0
	
	A
	As perguntas que o cidadão comum faz no seu dia a dia com relação ao tempo, à vida, à justiça, dentre outras, não são filosóficas, pois, o mesmo não é um especialista em filosofia.
	
	B
	A filosofia é um tipo de conhecimento inferior e desnecessário uma vez que tanto a religião, quanto a biologia já nos apresentam repostas suficientes e satisfatórias para as nossas dúvidas.
	
	C
	Quando nos perguntamos sobre “qual o sentido da vida? Por que existimos? O que acontece depois que morremos? O que é o tempo? Como nós conhecemos?” estamos rompendo com o preconceito e afirmando que todo ser humano é filósofo.
Você acertou!
A filosofia, por vezes, já foi tida como um conhecimento obscuro e inacessível às pessoas simples. No entanto, esse discurso tem um caráter ideológico no sentido de afastar as pessoas comuns das especulações filosóficas. Ora, como afirma Gramsci, todo ser humano é filósofo. E isso pode ser verificado na medida em que qualquer ser humano já se pegou fazendo certas questões de caráter ontológico, como por exemplo, o que é a vida? O que é o tempo? Pro que morremos? É claro que nem todos acabam buscando respostas filosóficas para essas e outras questões. Porém, o ponto de partida já é filosófico.
	
	D
	Como exercício de especialistas que se dedicam a ela diuturnamente, a filosofia é um tipo de conhecimento que está inacessível ao cidadão comum, pois este está limitado pelo senso comum
Questão 5/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
O Segundo Reinado teve início em 1840 com a antecipação da maioridade de D. Pedro II. Foi a época do apogeu da monarquia brasileira em que diversos fatos históricos importantes tiveram ocorrência. Das alternativas abaixo, assinale aquela que caracteriza os fatos históricos importantes da fase inicial do período em questão.
Nota: 20.0
	
	A
	Atrito com a Igreja Católica a respeito da maçonaria e o movimento abolicionista que se confundia com o republicanismo em evolução.
	
	B
	Centralização política e administrativa e a repressão às revoltas herdadas do período anterior.
Você acertou!
Comentário: O golpe tinha como motivação principal contribuir para encerrar a fase de conflitos e contestações à ordem imperial, característico do período de regências. Além disso, a partir de 1847, iniciou-se um regime de “parlamentarismo às avessas”, pois o imperador era quem escolhia o Primeiro Ministro. (p. 24)
	
	C
	Adesão dos cafeicultores ao republicanismo a partir da Convenção de Itu e a proibição de os militares se manifestarem sobre a política.D
	Desavenças entre Brasil e Inglaterra provocadas por Wiliam Christie e a nomeação do Visconde de Ouro Preto para o cargo de primeiro ministro..

Outros materiais