Buscar

plano de aula Emerson

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Antes de tudo, devemos dizer que ensinar realmente trata-se de uma arte, mesmo que muitos não concordem com esta afirmativa. O motivo para tal designação decorre do fato de que o professor deve, para obter êxito em sua tarefa, possuir metodologias, aptidões e muita força de vontade ao tentar ensinar os alunos. 
Um professor que deseja o crescimento do seu aluno, como pessoa e futuro cidadão integrado à sociedade, é um verdadeiro mestre. Para que o professor possua este desejo em seu interior, obviamente que um outro sentimento faz-se necessário: a amor pela profissão. Existe uma longa distância entre um professor que dá aula por prazer e outro que dá aula por dever. Certamente os alunos percebem facilmente esta diferença. Quantos de nós lembraremos dos professores que fizeram alguma diferença em nossas vidas? Que realmente nos ensinaram algo importante? Estes professores ficam marcados em nossa memória, se não por toda a vida, pelo menos por um longo período de tempo. 
Porém, não basta que o professor seja um apaixonado pela sua profissão. Ele também precisa “dominar o conteúdo” que deverá ensinar aos alunos e também deverá “possuir uma metodologia” para fazê-lo de modo satisfatório. Com base no exposto o presente trabalho tem como objetivo mostrar um plano de aula e a descrição das atividades que serão desenvolvidas na prática em sala de aula referentes a disciplina de sociologia e ao tema “ Desigualdades sociais e os problemas causados pelo desemprego”.
PLANO DE AULA (ENSINO MÉDIO)
TEMA
Desigualdades sociais e os problemas causados pelo desemprego
OBJETIVOS
Compreender as definições de emprego e desemprego na atualidade;
Reconhecer as causas do desemprego;
Identificar o perfil daqueles que são mais atingidos pelo desemprego no Brasil;
Reconhecer as desigualdades sociais no bairro e município em que o aluno está inserido;
Mobilizar o olhar com relação aos problemas sociais que permeiam o cotidiano da cidade onde vivem os alunos;
Compreender como a educação pode contribuir para o fortalecimento dos mecanismos de transformação social;
CONTEÚDO
Desigualdades sociais;
Problemas recorrentes da desigualdade social;
Regiões mais afetadas pela desigualdade social;
Definição de emprego e desemprego;
Causas do desemprego;
Pessoas que são mais atingidas pelo desemprego no Brasil;
DURAÇÃO: 
5 horas/aula;
RECURSOS
Computador com internet;
Biblioteca;
Filmes;
Vídeos;
Trabalho de campo;
Datashow;
Revistas;
Artigos variados;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Exposição dos temas a serem trabalhados;
Pesquisas em diferentes fontes;
Seminários sobre os temas pesquisados;
Debates;
Confecção de painéis sobre dados levantados a cerca das desigualdades sociais e do desemprego;
DESENVOLVIMENTO
1° ETAPA
Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos de desigualdade social, emprego e desemprego;
Anotar as melhores respostas no quadro;
Levar a turma para o laboratório de informática da escola para que pesquisem sobre o desemprego e todas as questões atreladas a esse conceito como as crises econômicas, as mudanças no mercado de trabalho, a escolarização da população, a forte crise que assola o Brasil e como tudo isso pode aumentar o índice de desigualdade social;
Após a pesquisa, dividir a turma em grupos e fazer um seminário para que possam expor todo o assunto pesquisado com a mediação do professor;
2° ETAPPA
Fazer questionamentos que levem o aluno a perceber que o desemprego aumenta o índice de desigualdade social, pois cada vez mais pessoas baixam seu nível de vida enquanto uma minoria continua usufruindo de forma supérflua de todos os bens necessários a vida humana.
Formar grupos e distribuir artigos variados sobre a pobreza, violência, roubos, assassinatos como conseqüência do desemprego e da desigualdade social.
Assistir o filme “A procura da felicidade” e vídeos que abordam a questão do desemprego e as dificuldades pelas quais passam as famílias desempregadas;
Promover um debate entre os grupos, com a mediação do professor, sobre a seguinte questão: O desemprego justifica diferentes atos de violência? Levar o aluno durante o debate a refletir sobre a situação de desigualdade do nosso país, onde muitas pessoas não têm sequer o necessário para viver.
3° ETAPA
Trabalhar o tema de acordo com a realidade local.
Propor aos alunos que entrevistem as pessoas de seu bairro, de sua cidade sobre questões relacionadas à desigualdade social e ao desemprego;
Na entrevista os alunos devem observar se os problemas vividos pelos moradores são decorrentes do desemprego;
Os grupos devem visitar a delegacia da cidade e assistência social para fazer um levantamento de dados sobre os casos que estão diretamente ligados ao desemprego, a falta de boas condições de vida dos cidadãos com passagem pela delegacia e acompanhados pela assistência social.
Com os resultados obtidos na entrevista e nas visitas a delegacia e assistência social os alunos devem fazer gráficos e apresentarem para toda a escola, levando toda a comunidade escolar a perceber os problemas que a cidade enfrenta e que, muitas vezes, passam despercebidos aos olhos da comunidade e das autoridades.
Para encerramento do tema, fazer uma reflexão sobre o fato de que a sala de aula não é o único lugar onde se constrói o conhecimento e que conhecer os problemas da própria cidade em que se vive, possibilita a formação de cidadãos mais críticos e atuantes no meio em que vivem. 
AVALIAÇÃO
Participação e empenho nas atividades propostas;
Seminário;
Leitura;
Debates;
Entrevista;
Apresentação dos dados coletados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Finalizando a construção desse plano de aula, espero que o objetivo do trabalho tenha sido alcançado. Quero ressaltar também que todo profissional da educação deve ser reflexivo, pois é sempre importante refletir sobre a prática de educar. A avaliação do trabalho leva a descobrir falhas e possibilidades de melhoria. Quem não reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional.
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/dicas_producao_aulas.pdf
Rede.novaescolaclube.org.br

Outros materiais