Buscar

SIMLUADO EC4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADOS EC4
A doença de Alzheimer requer do enfermeiro conhecimentos específicos, afim de assegurar a assistencia de qualidade. O profissional deve saber que essa doença neurológica:
R: é caracterizada por perdas graduais da função congnitiva e por distúrbios comportamentais e afetivos.
A doença de Alzheimer é responsável por, pelo menos, 50% de todas as demências apresentadas pelos idosos. Sua causa está associada a transtornos na produção de:
R: ACETILCOLINA
Paciente X.Y.Z chega ao serviço de saúde com o seguinte resultado laboratorial : TSH 6,25 (Valor de referência: 0,350 a 4,940uUI/ml) , T4 livre 0,35 ( Valor de referência 0,70 a 1,80 ng/dl). Quanto ao quadro clínico provável deste paciente, podemos afirmar:
R:Provavelmente estará com os seguintes sintomas do hipotireoidismo: dificuldade na perda de peso, intestino lento, acúmulo de gordura, letargia, lentidão no pensamento.
Assinale a alternativa incorreta quanto a gastrite:
R: A gastrite aguda está associada inflamação do estômago por um período prolongado, ocasionada por indiscrição dietética por maus hábitos alimentares ou por digestão inadequada.
É uma síndrome clínica decorrente de doença ou disfunção cerebral, de natureza crônica e progressiva, na qual ocorre perturbação de múltiplas funções cognitivas, incluindo memória, atenção e aprendizado, pensamento, orientação, compreensão, cálculo, linguagem e julgamento. Esta síndrome é:
R: a demência.
A insuficiência renal é um distúrbio caracterizado pela perda da função renal provocando um acúmulo de substâncias nitrogenadas no organismo, acompanhada ou não da diminuição da diurese. Uma das suas causas mais comuns é a necrose tubular aguda. Marque a opção que NÃO ocasiona a necrose tubular aguda nos rins.
R: Bacteremia
A demência senil difere do Alzheimer por alguns sintomas e mecanismo de instalação da doença.Em relação a essa afirmação, pode-se afirmar:
R: O Alzheimer tem fator genético, porém será manifestado em pacientes que tenham esta predisposição, porém também fatores ambientais ou comportamentais ainda não conclusivos, porém sabe-se que o estímulo de diferentes áreas do cérebro pode proteger o paciente da manifestação da doença.
A insuficiência renal aguda é a perda rápida de função renal devido a danos causados aos rins por fatores diversos e pode ser classificadas conforme sua causa. A insuficiência renal aguda classificada como pósrenal pode ter como causa:
R: Neoplasias abdominais
Sobre as disfunções digestórias, analise as seguintes afirmativas: I. A gastrite é um distúrbio inflamatório da mucosa gástrica. Seu aparecimento ocorre de forma súbita, podendo ser de curta duração, tornar-se crônica ou ainda evoluir para uma úlcera. II. Tanto as úlceras duodenais quanto as gástricas resultam da interação de fatores genéticos, ambientais (fumo, álcool, café, ácido acetilsalicílico, presença da bactéria Helicobacter pylori) e de fatores emocionais (estresse, emoções, ansiedade, manifestações da vida afetiva). III. Na úlcera gástrica, a dor inicia-se no epigástrio e irradia-se para o rebordo costal. A presença do alimento no estômago causa a dor, enquanto os vômitos podem aliviá-la. Quais estão corretas?
R: Apenas a III.
Sra. Clara, 57 anos, dona de casa, moradora do município de Flores, procurou o serviço de saúde mais próximo de sua casa, onde foi atendida pela Enfermeira Ana. Queixava-se de dor "em queimação" após as refeições e que a dor aliviava quando se alimentava ou quando ingeria algum antiácido. Foi identificado que Dona Clara apresentava úlcera péptica. A enfermeira Ana orientou-a sobre a doença e as complicações que poderão surgir, tais como:
R: hemorragia e perfuração
Marque a melhor resposta I-	O Mixedema que é caracterizado pelo acúmulo de mucopolissacarídeos nos tecidos subcutâneos, ocorre no hipertireoidismo grave. II-	A doença de Graves é a principal causa de hipertiroidismo até os 40 anos de idade. III-	A Hiperglicemia de jejum em um paciente portador de Diabetes Mellitus, ocorre como resultado de uma produção não controlada de glicose pelo fígado.
R: Estão corretas as afirmativas II e III
leia atentamente os casos clíncos apresentados abaixo: Caso 1. Sr. Guilherme, 34 anos apresenta quadro clínico sugestivo de pielonefrite e tem história familiar positiva para problemas renais. Caso 2. Sra. Márcia, 66 anos deu entrada no pronto atendimento com IRpA devido atropelamento e foi entubada. Após o procedimento apresentou grave hipotensão, e sangramento abundante com risco de choque. Após estabilização clínica, dias depois na UTI diagnosticou-se problema renal. Caso 3. Sra. Fernanda, 62 anos é hipertensa e diabética, vive uma vida sem controle. Está na fila do transplante renal devido a DRET. Caso 4. Sr. Fernando, 78 anos desenvolveu problema renal e tem diagnóstico médico principal de tumor de próstata (grave). Caso 5. Sr. Vinícius, 33 anos. Atleta amador, foi internado devido desidratação grave após a competir uma maratona e desenvolveu problema renal. Ao proceder seu raciocínio clínico nos caso acima mencionados, identifique a SEQUÊNCIA CORRETA no que se refere a relação causal dos problemas renais mencionados:
R: IRA renal; IRA pré renal; IRC; IRA pós renal; IRA pré renal.
Os fármacos mais usados são imunodepressores como aminosalicilatos, corticosteróides. A cirurgia com excisão das regiões mais afetadas melhora o prognóstico dos casos mais graves. Fazem parte do tratamento da:
R: doença de crhon - hiperatividade intestinal do sistema imunitário digestivo por ação de fatores ambientais com tendência genética.
O Diabetes é uma enfermidade que tem aumentado muito nos últimos anos. Sobre o Diabetes, considere as afirmativas a seguir. I. Há dois tipos principais de diabetes: na diabetes Melito do tipo I, os pacientes não necessitam de terapia com insulina para o tratamento e na diabetes Melito do tipo II, alguns pacientes podem requerer terapia com medicamentos orais ou insulina, mas podem controlar seu diabetes através de dietas. II. Os sinais e sintomas da diabete são: cansaço, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva. Com o passar do tempo, podem surgir sérios problemas como: perda da visão, comprometimento nervoso, circulação deficiente, cardiopatia e insuficiência renal. III. A insulina, quando se liga a células em locais chamados de receptores de insulina, permite que o açúcar ou glicídios do alimento entre nas células hepáticas e musculares do organismo, onde é utilizado para produção de energia. IV. A insulina é um hormônio essencial produzido no pâncreas e liberado na corrente sangüínea. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
R: II, III e IV.
O paciente com histórico de doenças esofágicas ou gástricas apresenta sintomas muito parecidos. Dentre eles está a dor tipo queimação, má digestão. Quanto às doenças do aparelho digestivo, é INCORRETO afirmar:
R: A esofagite é definida como inflamação do esôfago, podendo ser causada por refluxo gastro esofágico, levando o paciente à dispepsia, desconforto abdominal. As medicações a serem utilizadas são inibidores da bomba de próton, anti- inflamatórios.
Ao examinar o cliente P.M.L., o enfermeiro diagnosticou apraxia. Esse distúrbio de origem neurológica caracteriza-se por:
R: incapacidade na realização de atos motores voluntários previamente aprendidos
É uma escavação formada na parede da mucosa do estômago, do piloro, do duodeno ou do esôfago. Pode ser chamada de gástrica, duodenal ou esofágica. É causada por uma erosão em área circunscrita de membrana da mucosa.
R: úlcera péptica - por helicobacter pylori - A H. pylori está presente em 75% dos pacientes com úlceras gástricas e 95% dos pacientes com úlceras duodenais.
Em relação aos agravos urológicos, marque a opção correta:
R: No prognóstico da Doença Renal Crônica temos: reserva renal diminuída; insuficiência renal progressiva e Doença Renal em Estágio Terminal (DRET).
A Insuficiência renal aguda refere-se principalmente à diminuição do ritmo de filtração glomerular, porém ocorrem também disfunçõesno controle do equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-básico, causando a retenção de líquidos. Perante tais disturbios pode ser citado como cuidados de enfermagem: I - Prescrição de diuréticos II -Pesagem diária III - Avaliar distenção de veias cervicais:
R: A II e a III estão corretas
Das alternativas abaixo, assinale aquela que representa uma característica da doença de Alzheimer.
R: A evolução da doença pode ser desacelerada,mas a doença não pode ser revertida,costuma piorar.
O trato gastrointestinal é um tubo contínuo com comunicação externa em ambas as extremidades. O trajeto estende-se desde a boca, atraves do estômago e dos intestinos até o anus. De acordo com estas informações observe as questões abaixo e determine a resposta INCORRETA.
R: O intestino delgado é o segmento mais longo do tratogastrointestinal. Está dividido em 3 partes, duodeno, jejuno e cólon. O ducto biliar e pancreático desembocam no estômago.
(Adaptado por Jackeline Abouid) Um adulto jovem, portador de diabetes, num atendimento de emergência, informou ter tomado insulina acima da dose prescrita. Qual sinal ou sintoma corresponde à reação ou choque hipoglicêmico?
R: Formigamento nas extremidades.
Marque verdadeiro (V) ou falso (F):
(F) Nos pacientes com tremor incapacitante, rigidez ou discinesia grave induzida por levodopa o tratamento cirúrgico é totalmente contraindicado.
(F) A doença de Parkinson também é conhecida como ¿tremor essencial¿.
(F) A doença de Alzheimer está associada a níveis diminuídos de dopamina devido a destruição das células neuronais pigmentadas na substância negra dos gânglios da base do cérebro.
(V) A esclerose múltipla é uma doença de natureza auto-imune, caracterizada por um processo inflamatório crônico da substância branca do SNC.
(V) Na Síndrome de Gui cerca de 75% dos pacientes se recuperam totalmente e os restantes apresentam sequelas leves e moderadas.
Esclerose múltipla, é uma doença que afeta o sistema nervoso,causando destruição da mielina (desmielinização), proteína fundamental na transmissão do impulso nervoso. É considerada uma doença inflamatória, provavelmente, autoimune. Sendo assim, assinale a alternativa FALSA.
R: Os pacientes com EM podem ser acometidos com sintomas piramidais que são alterações comportamentais e do centro de equilíbrio.
O termo doença intestinal inflamatória é usado para designar dois distúrbios intestinais crônicos. A enterite regional ou doença de Crohn e a colite ulcerativa inespecifica. A doença é frequentemente observada nos brancos e principalmente na população judia. É encontrada história familiar em 20 a 40% dos clientes. Qual a afirmativa correta.
R: A doença de Crohn apresenta recidiva comum, causando erosão pa parede do intestino delgado.
São cuidados de enfermagem indispensáveis aos pacientes com GNDA (Glomerulonefrite Difusa Aguda):
R: fazer balanço hídrico, pesar diariamente, verificar sinais vitais e orientar quanto ao repouso.
A insulinoterapia é utilizada para tratamento da hiperglicemia, no Diabetes. Quanto à esta temática, podemos afirmar:
R: A insulina Regular tem ação rápida e deverá ser escolhida nos momentos de crise de hiperglicemia.
Na consulta de enfermagem a enfermeira atende um paciente de 75 anos com queixas de lentidão para iniciar movimentos, tremores e alteração do sono. Ao longo do acompanhamento desse paciente, o geriatra firma o diagnóstico de Doença de Parkinson. Qual dos achados abaixo não é característico desse diagnóstico?
R: Sinais de perda da lucidez
É caracterizada por ulcerações múltipla, inflamações difusas e descamação do epitélio colônico. As lesões são contínuas, ocorrendo sangramento. A doença começa no reto podendo acometer todo o cólon, defini-se como:
R: colite ulcerativa - com as seguintes manifestações: Dor abdominal e diarréia, tenesmo intermitente, sangramento retal, perda de peso, anorexia, febre, vômitos, hipocalemia, desidratação, cólicas e necessidade urgente de evacuar.

Outros materiais