Buscar

Questionário de aprendizagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

#Aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquiri saberes, conhecimentos, valores, comportamentos e habilidades através de experiências, de ensinamentos e do estudo. 
#Memória capacidade de reter o que aprendemos. É a memória que nos da o sentimento de identidade pessoal.
#Cameron atende a aprendizagem como um processo que implica na modificação de comportamento,relativamente duradoura, que se efetiva atraves da Observaçao , do treino, ou da experiência. 
# Aprendizagem é um processo? Dinâmico, Pessoal, Gradual, Interativo.
#Não há a menor possibilidade de aprendizagem sem atuação dos demais processos de cognição como a Motivação, Atenção, Percepção e Memória e o potencial (inteligência).
#Várias são as escolas que se fundamentam o processo de inteligência, apontada por Hilgard, Teoria da Aprendizagem.
#Descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov, o condicionamento clássico é um processo de aprendizagem que ocorre através de associações entre um estímulo ambiental e um estímulo que ocorre naturalmente. 
#John Watson utiliza o mesmo modelo para aprendizagem de Rs emocionais em sujeitos humanos.
#Extinção: designa a diminuição/ extinção da resposta condicionada devido a ausência de estímulos não condicionado.
#Discriminação: distinguir o estímulo condicionado, distinguindo-os dos outros. Ex: Cão aprende a responder a um toque particular da campainha.
#Generalização: demosntra que o medo pode ser condicionado. 
#Thorndike fez uma associação que possibilita a ocorrência de Rs diferenciadas até a ocorrência de R desejada. Este modelo ficou conhecido por Aprendizagem por Ensaio e Erro.
#Skiner x Watson: Behaviorismo mais moderno, propõe o modelo de aprendizagem em que o sujeito necessita ser ativo e responder à estimulação que poderá ser associada a um Er (estímulo reforçador ou recompensador) ou ser associado a um Ea (estímulo aversivo). Ao contrário da aprendizagem proposta por Watson onde o sujeito é passivo e ainda assim, há o surgimento da Resposta, com Skiner o sujeito opera sendo este modelo conhecido como #Aprendizagem por Condicionamento Operante.
#Piaget: Sua teoria sobre a aprendizagem cognitiva infantil faz com que o conheçamos hoje em dia como o pai da pedagogia moderna. Ele descobriu que os princípios da nossa lógica começam a se instalar antes da aquisição da linguagem, gerando-se através da atividade sensorial e motora em interação com o meio, especialmente com o meio sociocultural. A ideia principal de Piaget é de que é indispensável compreender a formação dos mecanismos mentais da criança para captar sua natureza e seu funcionamento no adulto.  
#Aprendizagem Social descobriu que a experiência dos outros pode conduzir a aquisição de novos comportamentos. Assim um indivíduo pode adquirir um novo comportamento a parti da observação de um modelo. Seria através de um processo que o psicologo designa por modelação que envolve a observação, a imitação e a integração. Em que a pessoa aprende um comportamento que passa a integra seu quadro de resposta. A aprendizagem social processa-se através da socialização.
#Vicariante: Neste processo, um organismo aprende um comportamento por meio da observação do comportamento de um outro organismo, ou seja, um modelo.
#Insight é um conceito criado pelos psicólogos da Gestalt para descrever situações de aprendizagem abruptas na solução de um problema. Este conceito está relacionado ao de criatividade e de pensamento divergente, por fugir da resolução de problemas por tentativa e erro.  
#Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Kõhler baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica. Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os p rocessos psicológicos envolvidos na ilusão de óptica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade. 
#Wolfgang Kõhler Enfatiza de forma geral na sua teoria a aprendizagem por “insight ”, que equivale dizer que a 
percepção de relações que levam a um a soluç ão de um determinado problema de forma súbita ou repentina.Essa a aprendizagem apresenta vantagens sobre os outros tipos de aprendizagem, pois estabeleceu-se experimentalmente que, a rapidez na aprendizagem é inversamente propor cional ao grau de esquecimento – quem aprende depressa, esquece devagar. Nesse diapasão , sendo o “insight” uma aprendizagem repentina, proporciona uma melhor retenção de informações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais