Buscar

PROVA ASPECTOS ANTROPOLOGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA ASPECTOS ANTROPOLOGICOS
	Cultura pode significar cultivo do espírito, a criação de obras de arte e a criação de obras da ciência e da filosofia. Ao tomar como critério para definição de cultura a educação formal, o conhecimento científico e as chamadas "belas artes" é que as pessoas classificam umas às outras como "cultas" e "incultas".
No entanto, sobre essa proposição é correto afirmar que:
I. Não há indivíduo humano desprovido de cultura,exceto o recém-nascido porque ainda não sofreu o processo de endoculturação ou uma pessoa que foi privada do convívio humano por toda a sua vida.
II. Pessoas "cultas" são aquelas que tiveram acesso à boa educação, como intelectuais, cientistas e artistas, e pessoas "incultas" aquelas analfabetas ou semi-analfabetas.
III. A classificação de pessoas como cultas ou incultas é aceita em termos de senso comum, mas não tem fundamento em nenhuma teoria científica que mereça credibilidade.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	 2a Questão (Ref.: 201702053276)
	Analise esta afirmação de Everardo Rocha: (...) trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc. Partindo desta premissa, estamos nos referindo, ao conceito de:
		
	
	e) Etnografia
	
	a) Sociologia
	
	b) Antropologia
	
	d) Relativismo cultural
	
	c) Etnocentrismo
	
	 3a Questão (Ref.: 201701926585)
	Diante das transformações sociais que ocorriam no século XIX observadas e criticadas pelos positivistas era necessário uma "ciência positiva" que resgatasse os princípios conservadores, e fizesse uma ampla reforma social. O filósofo Augusto Comte dividia a filosofia positiva em cinco ciências: astronomia, física, química, fisiologia e física social. Segundo ele:
 I. O "físico social", do mesmo modo que nas ciências naturais, deveria buscar leis universais que explicassem a natureza dos fenômenos sociais.
II. Todos os fenômenos estudados deveriam ser observados, experimentados, comparados e classificados, para serem considerados verdadeiros e científicos.
III. Rejeitando o princípio da neutralidade científica, valorizava a relação entre ciência e política, e defendia que cientista deveria ter um forte compromisso ideológico e político com o seu trabalho.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	 4a Questão (Ref.: 201702126535)
	Indique nas opções abaixo aquela que caracteriza corretamente a preocupação dos pensadores positivistas:
		
	
	Ordem, Progresso e desordem social.
	
	Ordem, Estabilidade e coesão social.
	
	Anomia, desordem e Progresso.
	
	Anomia , Igualdade e Progresso.
	
	Igualdade , rebeldia e anomia social.
	
	 5a Questão (Ref.: 201702028600)
	Sobre as formulações teóricas de Durkheim, ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA ERRADA:
		
	
	Segundo Durkheim através do processo evolutivo, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.
	
	Para Durkheim a normalidade do fato social só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão, pois do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.
	
	Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria.
	
	Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
	
	Segundo Durkheim, a sociologia não tem o objetivo de comparar as diversas sociedades pelo fato de que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
	
	 6a Questão (Ref.: 201702028595)
	De acordo com a definição de Fato Social formulada por Durkheim, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os fatos sociais são processos presentes em toda e qualquer sociedade, tendo o individuo como elemento que faz com estes fatos ocorram. Assim, os fatos sociais dependem exclusivamente das ações de cada pessoa.
	
	O sistema eleitoral é um fato social, porque pertence à esfera da vida política.
	
	A escola é um fato social e como instituição cumpre um relevante papel na formatação do comportamento individual em consonância com as regras e valores presentes na consciência coletiva.
	
	O ato de adoecer é um fato social, pois possuindo motivações biológicas podem ser percebidos como exteriores aos indivíduos; excetuando-se as doenças psicossomáticas e influenciadas por fatores sociais.
	
	A arquitetura de nossas casas constitui um fato social, na medida em que seguimos padrões e obedecemos a um senso estético exterior às nossas consciências individuais.
	
	 7a Questão (Ref.: 201701872894)
	Segundo Durkheim, o sistema educativo, em qualquer sociedade, possui um duplo aspecto, ou seja, é simultaneamente uno e múltiplo. Isto porque a educação
		
	
	incorpora os princípios curriculares e também aqueles relacionados às práticas e crenças religiosas.
	
	incorpora os valores de cultura da região e também aqueles das culturas das demais nações.
	
	incorpora os valores gerais da cultura da sociedade, ao mesmo tempo em que se adéqua aos seus diferentes meios morais como castas, classes sociais e segmentos profissionais.
	
	incorpora os costumes e práticas da sociedade e também as contribuições do pensamento antropológico e sociológico.
	
	incorpora os princípios técnicos e também aqueles relacionados à área de humanidades, como é o caso da filosofia e da sociologia.
	
	 8a Questão (Ref.: 201701547808)
	Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de:
		
	
	emancipação de classe.
	
	reforço da consciência coletiva.
	
	manutenção da alienação.
	
	especialização para o trabalho.
	
	conscientização e politização.
	
	 9a Questão (Ref.: 201701878568)
	Indique a alternativa que completa corretamente as frases a seguir. ---------- Influenciou de modo significativo o pensamento ocidental, tanto no século XIX, quanto no século XX. A obra de Marx também teve influência sobre a construção do primeiro ---------- a ser instituído na história recente da humanidade. O ---------- foi uma grande expansão, nas mais diversas regiões no início do século XX. Para Marx, a ---------- era o principal combustível para transformações nas sociedades humanas.
		
	
	Friedrich Engels, Regime Socialista, Socialismo real e dialética materialista.
	
	Socialismo real, Karl Marx, Regime Socialista e luta de classes.
	
	Karl Marx, Regime Socialista, Socialismo real e luta de classes.
	
	Karl Marx, materialismo histórico, Socialismo real e luta de classes.
	
	Friedrich Engels, Socialismoreal e expansão social.
	
	 10a Questão (Ref.: 201701924780)
	Marx não percebe as representações coletivas como produto do conjunto da sociedade. Para ele, estas ideias "às quais chamou de ideologia" são o fruto de um processo de dominação, que leva as classes oprimidas a perceberem o mundo com as lentes de seus opressores, processo este denominado:
		
	
	Alienação
	
	Racionalização
	
	Socialização
	
	Acomodação
	
	Adaptação

Outros materiais