Buscar

4 RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
Forças Intermoleculares
As forças intermoleculares, como o próprio nome já diz, são aquelas existentes entre moléculas e são responsáveis por mantê-las unidas na formação dos diferentes compostos, elas se classificam em: 
Força Dipolo-Dipolo: Ocorre na ligação covalente, onde são encontrados átomos diferentes. Formando uma substância polar.
Ligação de Hidrogênio: Um caso especial da força dipolo-dipolo. Ela é interação mais intensa que ocorre entre moléculas contendo átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor e oxigênio. Com isso a substância apresenta polaridade maior do que a da força dipolo-dipolo.
Força Dipolo-Induzido: Ocorre na ligação covalente, onde são encontrados átomos íguais, formando assim uma substância apolar. Esta é a força intermolecular mais fraca existente.
Gasolina
 A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos (normalmente de 5 a 10 átomos de carbono) obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
Esta mistura é homogênia devido a maior presença de compostos com apenas átomos de carbono e hidrogênio na gasolina, estes também presentes no álcool anidro, com polaridades próximas ( tem o momento dipolo próximos a zero, formando substancias apolares), fazendo com o que está mistura seja disolvida.
O álcool é adicionado a gasolina pois ele funciona como um antidetonante da gasolina, ou seja, ele aumenta o seu índice de octanagem, resistindo a maiores compressões. Além disso, a gasolina com etanol libera menos monóxido de carbono para o meio ambiente.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é  de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.
A adição de etanol à gasolina acima do limite traz danos ao veículo, por exemplo, o carro começa a falhar, sendo preciso dar a partida várias vezes para voltar a funcionar, as peças do sistema de injeção eletrônica são corroídas, além dos outros problemas.
Para saber-se o teor álcool na gasolina, adiciona-se água a ela. A mistura água e gasolina é um sistema heterogênio com duas fases. Ao se misturar os dois, o álcool contido na gasolina dissolve-se na água pela presença do oxigênio nas moléculas de água e de álcool (formando uma ligação de hidrogênio), que faz com que haja um grande deslocamento da nuvem eletrônica para próximo do oxigênio que é muito eletronegativo, ajudado pela geometria ângular da água e da hidroxila do álcool fazendo com o que haja um expressivo momento de dipolo.
Objetivo
Verificar a massa específica da gasolina e o teor alcoólico existente na mesma.
Materiais
Proveta de 100ml, Pipeta, Balança, Bastão de Vidro, Água Destilada e Gasolina.
Metodologia
Primeiro, utilizando a balança, obteve-se a massa da proveta vazia. Após isso encheu-se a proveta com 20 mL de gasolina com ajuda da pipeta e obteve-se a massa da proveta cheia utilizando novamente a balança.
Na proveta com a gasolina adicionou-se, com ajuda da pipeta, 20 mL de água destilada.
Com a ajuda do bastão de vidro, agitou-se a solução, afim do álcool se dissolver na água destilada. Esperou-se 5 minutos para que a solução de estabiliza-se e pude-se verificar o novo volume da gasolina.
Resultados e Discusão
Proveta vazia = 74,840 g
Proveta com 20 mL de gasolina = 88,513 g
Massa gasolina = 88,513 – 74,840 = 13,673 g
Massa específica (densidade) da gasolina = ρgasolina = m/V
				 ρgasolina = 13,673/20 = 0,68 g/mL
	Consegui-se perceber que pela gasolina ter densidade menor que a da água, a água fica na parte inferior por ser mais pesada, visto a mistura da água ser heterogênea bifásica.
	Após agitar-se a solução e esperar-se o tempo de 5 minutos, foi-se verificado que a gasolina passou a ter um volume igual a 15 mL. Com isso pode-se afirmar que nela havia cerca de 5 mL de álcool anidro, ou seja, 25% do seu volume inicial.
T% - Teor Alcoólico
			T% = (Válcool / Vgasolina ) . 100%
			T% = (5 mL / 20 mL) . 100%
			T% = 25%
	Com isso pode-se afirmar que a gasolina testada está de acordo com as normas da ANP, onde se diz que o teor alcoólico da gasolina dever ser igual a T% = (25 ± 1)%
Conclusão
A partir deste experimento pode-se observar o comportamento de uma substância polar e apolar, quando misturada. Também pode-se verificar se a gasolina encontrava-se dentro das normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Referências Bibliográficas
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. “Determinação do teor do álcool na gasolina”, UOL. Disponivel em <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/determinacao-teor-alcool-na-gasolina.htm> . Acesso no dia 04 de Outubro de 2016
DE SOUZA, Líria Alves. “Classificação das forças intermoleculares”, UOL. Disponivel em 
<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/classificacao-das-forcas-intermoleculares. htm> . Acesso no dia 04 de Outubro de 2016

Outros materiais