Buscar

Teorias do envelhecimento - BIOQUíMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA NEUROENDÓCRINA
Uma das teorias genéticas do fenómeno de envelhecimento mais relevantes é a “Teoria Neuroendócrina”, e constitui uma hipótese alternativa para explicar a degeneração funcional associada à idade. De acordo com esta teoria, o nível de envelhecimento é o resultado do declínio de diversas hormonas do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal que controlam o sistema reprodutor, o metabolismo e outros aspectos do funcionamento normal de um organismo. O sistema neuroendócrino, controlado pelo hipotálamo e pela glândula pituitária, regula a libertação e inibição das hormonas secretadas para a circulação sanguínea sob a influência dos neurotransmissores e neuropeptídios. Esta teoria defende que a atividade do hipotálamo depende da expressão de genes específicos, os quais, independentemente da influência dos fatores estocásticos, alteram a sua expressão com a idade, condicionando um conjunto de funções diretamente dependentes do sistema neuroendócrino. A incapacidade funcional do sistema reprodutor feminino (menopausa) e suas características (diminuição da secreção hormonal do ovário, aumento das gonadotrofinas) constituem fenótipos de envelhecimento. Por exemplo, os estrogénios não afetam apenas a capacidade reprodutora feminina, mas atingem também uma série de outras funções como a continência urinária, a absorção de nutrientes, o metabolismo ósseo e mineral, a pressão sanguínea e a função cardiovascular, a memória e cognição, organização e expressão dos ritmos diários e a progressão das doenças degenerativas relacionadas com a idade. Assim, a “Teoria Neuroendócrina” considera que a incapacidade fisiológica do organismo associada à idade pode ser explicada com base na alteração hormonal resultante da modificação da expressão genética.
TEORIA DO RELÓGIO BIOLÓGICO
Essa teoria diz que cada organismo possui um relógio, que determina quando se inicia o envelhecimento, e marca as épocas em que suas características seriam mais visíveis. Regulando assim o momento em que devemos envelhecer. Muitos afirmam que o DNA é esse relógio secreto pois ele é responsável por todas as informações do nosso organismo. Atualmente várias pesquisas dão uma base mais forte para essa teoria.
Segundo a pesquisa realizada por especialistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), o relógio mostra que apesar de muitos tecidos saudáveis envelhecerem no mesmo ritmo que o corpo em seu conjunto, alguns passam pelo processo mais rápido ou mais lentamente. De acordo com a análise do DNA de quase oito mil mostras de 51 tipos de tecido e células do corpo, em particular observou como a metilação, um processo natural que modifica quimicamente o DNA, que é a adição de um radical metil a geralmente o grupo citosina, varia com a idade. O relógio biológico se acelera nos primeiros anos de vida até os 20 anos, depois reduz sua velocidade e mantém um ritmo contínuo. Já em outro teste para tecidos saudáveis observou-se que o coração tem sua idade biológica aproximadamente nove anos mais jovem do que o pensado, enquanto os tecidos mamários femininos envelhecem mais rápido que o resto do corpo. Essa pesquisa foi divulgada na revista Genome Biology.
Outra pesquisa publicada na PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) onde fizeram analise do DNA, para padrões de metilação, de um recém-nascido e um homem centenário observou-se que o recém-nascido possuia uma quantidade significativamente maior de metilação do que no centenário. Para analisar um caso intermediário, os cientistas analisaram também o DNA de um indivíduo de 26 anos, onde observou-se um nível de metilação intermediário. Os pesquisadores concluíram que o grau de metilação diminui ao longo do tempo e ainda que, no idoso a perda de grupos metil, que reverte transformações nos genes, geralmente ocorreu em genes que aumentam o risco de infecção e diabetes. Por outro lado, o pequeno número de genes no centenário que tinham níveis maiores de metilação eram geralmente os que precisavam ser mantidos acionados para proteger contra o câncer.
Referências: 
http://org-www.alert-online.com/br/news/health-portal/relogio-mede-idade-da-maioria-dos-tecidos
http://exame.abril.com.br/ciencia/cientistas-descobrem-relogio-biologico-que-mede-envelhecimento-do-corpo/

Outros materiais

Perguntas Recentes