Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 2 RTM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO 2 – RTM 2
	A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
		
	 
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude irrestrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude restrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603172037)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tão importante quanto o tratamento ofertado é a postura profissional perante ao paciente. São aspectos relevantes e importantes para um boa postura profissional, exceto:
		
	
	Evitar exposição desnecessária e toque inadequado
	 
	Não cobrir o paciente corretamente, mas posicionar corretamente
	
	Explicação adequada do tratamento ao paciente
	
	Manter a confidencialidade da informação relacionada à saúde do paciente
	
	Alto padrão de profissionalismo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603171906)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque terapêutico é um conjunto de sensações táteis que surgem da estimulação sensorial na pele. O toque é um veículo de conhecimento do outro. Por meio do toque conhece-se a suavidade ou rigidez da musculatura, a secura da pele ou a vivacidade dos tecidos. O toque é uma forma primária de contato, conhecimento e comunicação, sendo a principal ferramenta na terapia manual. Assinale abaixo a opção correta sobre o toque terapêutico.
		
	
	O toque não deve ser realizado, apenas a anamnese.
	
	Tocar de forma sempre suave, precisa e ética, em pontos difusos.
	 
	Tocar de modo sistemático, vigorosa ou suavemente, nos pontos e direções certos.
	
	Tocar de forma hostil e precisamente, em posições diferentes.
	
	Sexual, hostil e agressivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603198677)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Paciente sexo feminino 21 anos, deu entrada em uma clínica de fisioterapia com queixa de dor no ombro direito." No exame físico o Fisioterapeuta observou que ao realizar o movimento ativo e passivo de abdução de ombro até 90˚ esta relatava dor. Ao repetir o exame com flexão lateral da cervical contralateral com extensão de punho a dor piorou consideravelmente com diminuição do arco de movimento. Qual deverá ser a causa da dor?
		
	
	Muscular e articular
	
	Muscular, articular e neural
	
	Neural e articular
	
	Articular
	 
	Neural
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603171900)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque, por si só, traduz efeitos positivos e/ou negativos que deverão ser observados conforme os objetivos pretendidos em um processo de reabilitação. Na prática, o toque utilizado terapeuticamente requer atenção para facilitar sua proposta dentro de um programa de tratamento. Das alternativas abaixo, qual traduz fundamentos terapêuticos no ato de tocar?
		
	
	Estimular aleatoriamente tecidos corporais, desconsiderando a condição psicossomática evidenciada em alguns pacientes.
	
	Tocar os pontos íntimos deve ser estimulado de forma informal e natural, sem maiores preocupações além da própria técnica escolhida.
	
	Tocar é sempre terapêutico, já que as mãos tendem a estimular áreas que necessitam atenção manual, independente do estímulo gerado.
	 
	Dar foco e objetividade ao toque, explicando, desde a avaliação, a necessidade e as intenções dos toques pretendidos.
	
	Considerar a postura profissional facilita a visão de toque terapêutico, principalmente no rigor e imposição necessários ao tratamento.

Outros materiais