Buscar

DIDÁTICA AVALIANDO O APRENDIZADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0061 - DIDÁTICA 
	Período Acad.: 2016.2 (G)
	
Olá,
 
Antes de começar seu SIMULADO, lembre-se que nesse exercício você pode obter até 0,5 ponto na AV3, acertando as questões. São 5 questões objetivas referentes às aulas das semanas 01 a 06.
 
Após a finalização, você terá acesso ao gabarito no mesmo local de acesso do simulado.
 
Atenção: você terá apenas UMA oportunidade para realizar o simulado em cada disciplina! Por isso, certifique-se das opções marcadas antes de finalizar!
 
Aluno de Exatas: para visualizar adequadamente questões com fórmula, instale o plug-in MathPlayer para o navegador Internet Explorer ou o MathJax para o Chrome.
MathPlayer para IE
https://www.dessci.com/en/products/mathplayer/download.htm
MathJax para Chrome
https://chrome.google.com/webstore/detail/mathjax-forchrome/elbbpgnifnallkilnkofjcgjeallfcfa?hl=en-GB
Um bom simulado e uma ótima AV1!
	
	
		1.
		Assim como não podemos falar em uma escola genérica, no singular, pois todas são diferentes, por mais que se assemelhem, também não podemos falar numa família no singular, principalmente nos dias atuais, em que a própria configuração familiar tem mudado profundamente. Mas, ainda assim, o ambiente familiar é o ponto primário das relações socioafetivas para a grande maioria das pessoas. No que se refere à escola, os PCNs assinalam algumas considerações sobre a relação entre a família e a escola. Assinale a alternativa correta.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	As conquistas no âmbito do trabalho promoveram uma maior inserção da mulher em diferentes segmentos da sociedade, e com isso, maior controle de seu tempo, sobretudo no que se refere à dedicação aos filhos e ao desempenho da função educativa dentro da família.
	
	
	Nos dias de hoje, a escola substitui a família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem a imposição de valores, cabendo à escola julgar a educação que cada família oferece a seus filhos.
	
	
	É função da educação estimular a capacidade crítica e reflexiva nos alunos para aprender a transformar informação em conhecimento, pois tanto a escola como a família são mediadoras na formação das crianças e jovens.
	
	
	A existência da família por si só, assegura o desenvolvimento saudável da criança, uma vez que ela é também influenciada por fatores intrínsecos que determinam, em grande parte, a maneira como se apropriará dos recursos disponíveis.
	
	
	A escola pode desconsiderar o efeito família visto que com a variedade de tipos de organização familiar e as diferenças e crises que se instalam, a família, de forma geral, está deixando de ser um espaço valorizado pelos adolescentes e jovens.
	
	
		2.
		( SESI- DF- 2013 com adaptações) Para Libâneo (2008) "o planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação" (p. 221). A partir desse tema, assinale a alternativa INCORRETA dentre as opções a seguir:
		Quest.: 2
	
	
	
	        
	A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais presentes no fazer pedagógico. Assim, devem ser considerados na construção do Projeto Político Pedagógico.
	
	      
	A ação de planejar não se restringe à sala de aula, pois está diretamente ligado a exigências sociais.
	
	      
	O Plano de Aula, uma vez construído, não deve ser modificado, pois trata-se de um documento formal que é arquivado na secretaria escolar para credenciamento da Instituição.
	
	      
	A ação de planejar não deve se restringir ao simples preenchimento de formulários para o controle administrativo.
	
	      
	O Projeto Político Pedagógico é político no sentido de buscar o bem comum de forma democrática.
	
	
		3.
		( SESI, 2013 , DF) Paulo Freire, em todo o seu legado, reforçou a necessidade e a importância do diálogo. Reforçou que "... o diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir a sua realidade tal qual como a fazem e a re-fazem" (FREIRE, 1992, p. 123). Acerca das contribuições de Freire e da relação professor-aluno, assinale a alternativa INCORRETA:
		Quest.: 3
	
	
	
	        
	A relação dialética é fundamental para o êxito no processo de ensino-aprendizagem.
	
	      
	Acreditar e valorizar as potencialidades dos estudantes são estratégias desejáveis no educador.
	
	      
	Cuidar e zelar pelas relações entre os pares, prezando e apontando para a necessidade do diálogo, são ações desejáveis para o perfil do educador.
	
	      
	Encontrar as fragilidades e os erros dos estudantes, objetivando tirar nota ou dar ponto negativo, são estratégias desejáveis no educador.
	
	      
	Promover espaços de escuta na sala de aula e intervir de forma reflexiva são atitudes desejáveis em um educador.
	
	
		4.
		Um dos maiores célebres educadores brasileiros, com atuação e reconhecimento internacional, ficou conhecido principalmente pelo seu método de alfabetização de adultos de cunho assumidamente político. Para ele, o objetivo maior da educação é a construção da consciência crítica, o que significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, proporcionando-lhes condições para entender a sua situação de oprimidas e agir em favor da sua libertação. O educador em pauta e a pedagogia que defendeu são, respectivamente:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	William Kilpatric - Pedagogia de Projetos
	
	
	Anísio Teixeira ¿ Pedagogia Renovada
	
	
	Silvio Gallo ¿ Pedagogia Libertária
	
	
	Paulo Freire - Pedagogia Libertadora
	
	
	José Carlos Libâneo ¿ Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos
	
	
		5.
		Trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática voltada para a aprendizagem dos alunos que não se restringe à sala de aula, relaciona-se com as demandas e realidades sociais, bem como às experiências vividas pelos alunos e portanto, necessita de organização, de coordenação de ações, de planejamento. O planejamento participativo deve ser um dos princípios fundamentais da escola. Para isso precisa-se: I- Conhecer bem seus alunos, quanto à história escolar, nível de aprendizagem, interesse, aptidões e dificuldades; II- Definir apenas metas e conteúdos de ensino para atender as crianças fracas; III- Conhecer os recursos disponíveis na escola e na comunidade; IV- Preparar as atividades e o aproveitamento do tempo dos alunos na escola. V- Preparar ações que serão executadas com acompanhamento e avaliação constante. Está correta a alternativa
		Quest.: 5
	
	
	
	        
	II, III, IV, V;
	
	      
	I, II, III, V;
	
	      
	I, II, IV, V;
	
	      
	I, III, IV, V;
	
	      
	I, II, III, IV;

Outros materiais